01/06/2021

Chamada de Artigos para Dossiê: Filosofia da Física

Palmas/TO

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

2022/2 (ago-dez. 2022): “Filosofia da Física”

A Perspectivas, Revista de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (ISSN: 2448-2390), informa que está recebendo submissões para o dossiê “Filosofia da Física” (v. 7, n. 2, dez. 2022). A Filosofia da Física é um campo de pesquisa ainda pequeno, mas próspero, e que se situa na interseção entre as ciências naturais e as humanidades. Em termos gerais, sua preocupação se fixa em questões que envolvem discussões filosóficas sobre temas pertinentes ao campo da Física como, por exemplo: o escopo e os limites do conhecimento físico; o problema da interpretação de teorias físicas; o significado dos conceitos fundamentais em Física; as questões metodológicas sobre como se adquire conhecimento em Física; as ontologias adaptadas às teorias físicas que envolvem a postulação de entidades e substâncias, por exemplo; as ambiguidades conceituais ou mesmo inconsistências dentro e entre as teorias físicas; os debates históricos no campo da Física; a elaboração conceitual e os problemas da elaboração matemática das teorias físicas; a questão da mudança das noções fundamentais em decorrência das mudanças dos contextos teóricos; as perspectivas metafísicas (ou os pressupostos metafísicos) das teorias físicas; os valores que permeiam as práticas de pesquisa em Física. Como se vê, a lista de questões fundamentais da Filosofia da Física é muito grande. Em virtude disso, a coordenação editorial desse dossiê orienta os pesquisadores a prepararem os artigos de acordo com os seguintes eixos:

1. Filosofia da Física pré-moderna

2. Filosofia da Física Moderna

3. Filosofia da Mecânica Quântica

4. Filosofia da Física Relativística

5. Filosofia da Cosmologia

6. Filosofia dos Físicos

7. Física, Lógica e Matemática

8. Física e Metafísica

9. Estudos de ciências aplicados à Física

10. História e Filosofia da Física

As instruções e normas da revista estão disponíveis em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/about/submissions.

Prazo final para submissão: 01 junho de 2022.

Organizadores: Antonio Augusto Passos Videira (UERJ); Eduardo Simões (UFT); María de Paz (Universidad de Sevilla); Osvaldo Pessoa Jr. (USP) e Vinícius Carvalho (UFMS).

Link: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/announcement