08/07/2020

Chamadas de Dossiê do Boletim Zumé

Chamadas para publicação

ZUMÉ (Boletim Eletrônico do NATIMA) convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos, resenhas e entrevistas para os seguintes dossiês:

DOSSIÊ: FILOSOFIA E ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA CRISE ATUAL [V.2, n.3, 2020]

Este dossiê tem por objetivo reunir artigos, resenhas e entrevistas que versem sobre a relação da filosofia e do ensino de filosofia com o contexto atual de crise.  Crise, aqui, propositalmente não determinado, por se tratar de um momento multifacetado, permitindo diversas abordagens, a partir do ponto de vista ambiental e sanitário, político e ideológico, expectativa de ruptura institucional, ataque às ciências humanas e etc. A filosofia, em momentos assim, não pode se calar ou tergiversar sobre o “sexo dos anjos”, mas, como um campo do saber, produzir discursos e saturar o mundo ao nosso redor de sentido.  Tratar-se-á, em última instância, da relação entre epistemologia e política, ou dito de outro modo, da filosofia e o mundo. 

Prazo para envio: 30 de novembro de 2020

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail: zumeboletim@gmail.com. Deve-se especificar no assunto do e-mail o nome do Dossiê.

 DOSSIÊ: AS MULTIDÕES EM MOVIMENTO: POR UMA HISTÓRIA SOCIAL DAS SECAS [V.2, n.4, 2020]

Este dossiê tem por finalidade reunir artigos, entrevistas e resenhas que tratem da história social das secas. Nesse intuito, compreendemos que analisar os momentos de estiagem é atentar também os aspectos que estão além de sua característica físico-natural, como os sociais e políticos, que afetam a vida dos trabalhadores (as) e os (as) transformam em retirantes. Como esses sujeitos se articularam para enfrentar os desafios advindos com as secas? Quais as tensões políticas e sociais que nasceram ou se fortaleceram na época? Essas questões servem para evidenciar que, nestes momentos, a economia familiar sertaneja se desmembra e se constrói por novos laços sócio-culturais. Enfim, ao olharmos as multidões congregadas e mobilizadas no século XIX e XX, propomos analisar o seu protagonismo na história do Brasil.

Prazo para envio: 30 de novembro de 2020

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail: zumeboletim@gmail.com. Deve-se especificar no assunto do e-mail o nome do Dossiê.

https://boletimzume.wixsite.com/zume/chamadas-e-noticias