29/04/2020

Dossiê Walter Benjamin da "Dissonância: Revista de teoria crítica"

Walter Benjamin: experiência, crítica e história
 

É a partir dos anos 1960 que a obra de Walter Benjamin conhece uma recepção crescente tanto no âmbito da Teoria Crítica quanto da crítica de arte e da teoria literária, bem como no campo de estudos midiológicos, da teoria da história e da experiência, da filosofia da linguagem, dentre outros. Relativamente recente, apesar de complexa e extensa, essa recepção parece passar nos últimos anos por um momento de renovação no norte global, a partir da interpretação de pensadores tão diversos como Giorgio Agamben e Judith Butler, e por sua consolidação no sul global, onde cada vez mais a teoria crítica de Benjamin ressoa como um modelo de investigação histórica para sociedades pós-ditatoriais. Ao mesmo tempo, o aparecimento recente da edição crítica de seus escritos pela editora Suhrkamp aponta para um novo patamar de tratamento dessa obra, que sempre esteve espalhada entre resenhas, críticas, fragmentos e alguns poucos livros.

A fim de celebrar a memória de Walter Benjamin, e tendo em vista que em setembro de 2020 completam-se 80 anos de sua morte, a revista Dissonância dedica um dossiê especial a seu pensamento. A proposta pretende contribuir para a investigação da teoria crítica de Benjamin e sua relevância para enfrentar problemas atuais e históricos. Procuramos abrir um espaço de debate para investigar as repercussões de sua visão crítica sobre a filosofia do século 20 nos estudos sobre a relação, por exemplo, entre a literatura e a sociedade, entre o progresso e a história, entre a política, a tecnologia e a arte.

O dossiê Walter Benjamin: experiência, crítica e história convida a submissão de artigos inéditos, resenhas e traduções que explorem os diferentes aspectos da teoria crítica de Benjamin e joguem luz sobre questões pouco estudadas ou renovem o olhar sobre questões mais conhecidas. Dentre os diversos campos do conhecimento entrelaçados nos escritos de Benjamin, incentivamos contribuições tanto com um viés transdisciplinar quanto pesquisas de caráter filológico provenientes das mais diferentes áreas das ciências humanas e da filosofia.


Chamada de trabalhos para o dossiê Walter Benjamin: experiência, crítica e história (v. 4, n. 2).

Editores responsáveis pelo dossiê: Fernanda Ramos, João Rampim e Taísa Palhares (editora convidada).

Prazo final de envio das submissões: 31/07/2020

Link para submissões: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/teoriacritica/chamadawbbr