31/03/2026

Filosofia em correntes: escravização e modernidade

Universidade de Coimbra

A coletânea intitulada Filosofia em Correntes: Escravização e Modernidade, organizada pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, tem como objetivo reunir estudos que realizem análise crítica acerca da escravização de povos indígenas e africanos entre os séculos XV e XIX, bem como suas persistências, reelaborações e críticas na história moderna e contemporânea. A escravização transcende sua dimensão econômica ou jurídica, configurando-se como questão central de ordem moral, política e filosófica na formação do mundo moderno.

O volume busca promover reflexões sobre os discursos que legitimaram a prática escravagista, incluindo argumentos de natureza religiosa, jurídica, científica e filosófica, ao mesmo tempo em que examina as críticas, resistências e propostas de superação formuladas por pensadores, intelectuais, agentes históricos e sujeitos escravizados. Particularmente, interessa analisar a mobilização, disputa ou negação de conceitos como natureza humana, liberdade, dignidade, igualdade e direitos nos debates referentes à escravização africana e indígena.

Serão aceitos trabalhos que abordem autores e correntes do pensamento moderno e contemporâneo; os embates intelectuais relacionados à escravização no contexto do colonialismo e da expansão europeia; bem como análises que evidenciem contradições inerentes à modernidade, especialmente aquelas presentes no Iluminismo. O volume também contempla perspectivas comparativas e interdisciplinares, incluindo abordagens da filosofia, história, história intelectual, direito, educação e estudos decoloniais.

A coletânea visa contribuir para uma compreensão crítica da modernidade ao evidenciar a escravização como elemento tanto fundacional quanto desafiador do ponto de vista ético e filosófico. Seus efeitos continuam a influenciar o pensamento atual e as dinâmicas sociais contemporâneas. A obra está aberta à participação de pesquisadores da comunidade lusófona de diferentes países, instituições acadêmicas e áreas do conhecimento.

Assim, convidamos autores/as a submeterem o seu capítulo ligado à presente chamada, até à data de 31 de maio de 2026. Eles deverão ser enviados para o seguinte e-mail: correntesief@gmail.com. Os trabalhos selecionados serão publicados no livro, que será parte da Coleção eQuodlibet do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra.

Eixos temáticos sugeridos:

• Escravização indígena e africana na Idade Moderna

• Justificações filosóficas, religiosas e jurídicas da escravização

• Críticas, resistências e movimentos abolicionistas

• Escravização, colonialismo e construção racial

• Iluminismo, direitos humanos e suas ambiguidades

• Persistências da escravização na contemporaneidade

• Memória, reparação e justiça histórica

Orientações:

Limite de páginas: Mínimo: 10; Máximo: 25.

Espaçamento: 1,5.

Tipo de letra: Times New Roman

Título (português e inglês)

Resumo de 100 a 250 palavras (português e inglês)

Palavras-chave: 3 a 5 (português e inglês)

As normas de citação podem ser encontradas no link:

https://www.uc.pt/site/assets/files/785046/ta-normas.pdf

Link: https://www.uc.pt/fluc/ief/noticias/chamada-de-artigos-filosofia-em-correntes/