01/11/2021

Novo número da Revista Perspectiva Filosófica: v.48, n.2 - Dossiê temático Filósofas no Nordeste

É com grande satisfação que comunicamos a publicação do dossiê temático Filósofas no Nordeste da revista Perspectiva Filosófica.

No número 2021.2, as editoras Roberta Miquelanti (UFBA) e Loraine Oliveira (UFPE) lançam um olhar sobre a produção filosófica de professoras e pesquisadoras que atuam na região em que se situa nossa Universidade: Nordeste. Consideramos basilar não apenas estreitar relações com as instituições vizinhas, mas também apoiar a produção das filósofas que nelas atuam. O dossiê Filósofas no Nordeste reúne 14 artigos que representam a diversidade e a excelência das pesquisas desenvolvidas por filósofas na região. Temas ligados à história da filosofia, à ética, à política, à estética e à filosofia africana dialogam com o pensamento de autoras que
vem sendo redescobertas, tais como Fíntis de Esparta, as místicas medievais e Christine de Pizan.

Cabe notar que o dossiê se insere no debate mais amplo sobre a atuação das mulheres na filosofia no Brasil. Um ponto relevante da abordagem desta questão tem sido o estudo de mulheres filósofas, costumeiramente ausentes dos manuais de filosofia. Outro ponto é os estudos de gênero, que vêm recrudescendo no nosso meio acadêmico. Finalmente, as mulheres que fazem filosofia no país buscam cada vez mais visibilizar seus trabalhos e os de suas colegas. Um exemplo é a recém-criada Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, fundamental para fortalecer a atuação das filósofas brasileiras. Diante deste quadro, o dossiê se constitui como documento histórico, ao mesmo tempo em que enseja estimular novas e necessárias publicações de filósofas.

Neste número contamos ainda com três artigos na seção de Fluxo Contínuo. Dois deles estabelecem diálogos entre a filosofia antiga e a literatura, “Orfeu em Pessoa - uma leitura órfica da poesia de Fernando Pessoa” e “A ambiguidade em ‘Famigerado’ e o lógos como senhor poderoso”; outro problematiza as teorias da conspiração, “Teorias da Conspiração. Por que algumas não valem um caracol”.

Que a leitura deste número seja proveitosa!

 

Mais informações:

E-mail da secretaria da Revista: revistaperspectivafilosofica@gmail.com

Revista Perspectiva Filosófica (linktree)

Instagram (Página oficial)

Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/issue/view/3227