15/03/2021

PRIMEIRA CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: MULHERES ESCREVENDO E PENSANDO COM MULHERES, FILOSOFIAS, INFANCIAS E EDUCAÇÃO - 2021

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPEd
Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias

PRIMEIRA CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: MULHERES ESCREVENDO E PENSANDO COM MULHERES, FILOSOFIAS, INFANCIAS E EDUCAÇÃO - 2021

A NEFI Edições lança a chamada “MULHERES ESCREVENDO E PENSANDO COM MULHERES, FILOSOFIAS, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO” com o objetivo de acolher as escritas e falas de mulheres que no cenário atual de políticas de extermínio ao que é diferente, público e coletivo, pensam e escrevem sobre outras mulheres, filosofias e Educação, num ato político e filosófico de afirmar seus lugares de fala, representatividade e vida.

Existem e sempre existiram mulheres que não são comentadas nos textos, na história e na filosofia, ou, que não ocupam lugar de notoriedade nesses espaços de produção científica e literária. Assim, a NEFI edições pretende tornar visíveis os pensamentos, a escrita e as falas de mulheres, sobretudo nas filosofias, infâncias e na Educação. Um livro tecido por mulheres que acreditam ser necessário e possível convidar e impulsionar os olhares e narrativas de outras mulheres para o ato de escrever. Diante da pandemia da covid-19 que revela momentos de crises políticas principalmente na saúde pública e nas políticas de ações afirmativas, esta chamada vem dar as mãos aqueles que caminham juntos com a diversidade de gênero, a pluralidade e o sentido filosófico e educacional da equidade social.

A chamada está destinada a receber obras (livros autorais ou coletâneas organizadas) de mulheres latino americanas, mulheres indígenas, mulheres negras e mulheres LGBTQIA+, a fim de legitimar o pensamento desse público em específico. Além de tornar público as narrativas e múltiplas perspectivas de pensamentos, experiências e subjetividades entre as Filosofias, Infâncias e a Educação. A obra poderá se redigida em Português ou Espanhol.


As candidatas devem enviar o formulário em anexo e o texto em arquivo com extensão “.doc” segundo as normas ABNT, NBR 6023 para o e-mail publicacoesnefi@gmail.com até o dia 30 de junho de 2021.

Será constituída uma comissão de pareceristas ad hoc (integrada por mulheres) que irá recomendar uma lista de até três trabalhos classificados em ordem prioritária de publicação.

Será financiada a publicação de pelo menos um trabalho em 2021, com previsão de lançamento para novembro de 2021.
O resultado da seleção está previsto para ser divulgado até 31 de agosto de 2021.

Devido o contexto da pandemia o trabalho será publicado em formato de e-book que estará disponível no site: http://filoeduc.org/nefiedicoes e terá o lançamento no canal: https://www.youtube.com/c/NEFIUERJ/

Rio de Janeiro, 15 de março de 2021

Equipe Editoral NEFI

Link: http://filoeduc.org/nefiedicoes/chamadas.php