13/11/2021

Publicação da primeira edição da Revista Seiscentos: Gênero, Feminismos e Filósofas do século XVII

É com alegria que tornamos público o volume inaugural da Revista Seiscentos, cujo eixo temático é Gênero, Feminismos e Filósofas do Século XVII!

A Seiscentos é publicação eletrônica vinculada ao Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma revista de filosofia que pretende abrigar artigos, resenhas e traduções de temas, autoras e autores relacionados ao século XVII, além de interpretações contemporâneas dos mesmos. O periódico nasce do desejo de criar um espaço de divulgação para pesquisas que examinem a história da filosofia seiscentista com originalidade e rigor. Nasce também de uma postura ético-política de resistência aos universalismos e evidências perpetrados pelo cânone filosófico.

Seu primeiro volume possui uma seção temática dedicada às mulheres na filosofia do século XVII e a debates de feminismo e gênero correlatos, bem como uma seção geral com artigos de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que versam sobre discussões caras ao período histórico. Insere-se, portanto, num movimento mais amplo de resgate de pensamentos que sempre se fizeram presentes no horizonte filosófico, mas que foram silenciados pela imposição patriarcal.

O volume completo pode ser acessado no link: https://revistas.ufrj.br/index.../seiscentos/issue/view/1813

Boa leitura!

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/seiscentos/issue/view/1813