05/08/2021

Revista de Filosofia Inconfidentia

Online

Lançamento do v.5, n.10 da Revista de Filosofia Inconfidentia

Com alegria lançamos o volume 5, número 10 da Revista de Filosofia Inconfidentia, da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), de Mariana-MG, fazendo memória de quatro personalidades do mundo acadêmico: o filósofo ouro-pretano Henrique Cláudio de Lima Vaz pelos 100 anos de seu nascimento; o pedagogo e educador brasileiro, Paulo Freire, que também completaria 100 anos no dia 21 de setembro de 2021; e, recentemente, o Brasil teve a perda de Roberto Romano, vítima da Covid-19, e José Arthur Giannotti. 

Os artigos que compõem este volume nos ajudam a encontrar pistas para fazer uma releitura atenta e ao mesmo tempo deixarmo-nos provocar pelas interpelações deste hoje da história que nos desestabiliza, tirando-nos da condição de meros espectadores. São textos nos quais os autores nos trazem reflexões que perpassam as várias fases da História da Filosofia, culminando nas análises fenomenológicas e também políticas da atualidade, sobretudo neste contexto da pandemia da Covid-19. 

Com a riqueza de temas e de diversidade cultural dos autores que nos enviaram seus textos, não nos resta que desejar a todos uma profícua leitura e ao mesmo tempo augurar que a Revista de Filosofia Inconfidentia continue sendo um espaço de discussão para além dos próprios limites.

Boa leitura!

A revista pode ser consultada pelo site: https://inconfidentia.famariana.edu.br/ 

 

Chamada para publicação até 30 de novembro de 2021

Revista de Filosofia Inconfidentia publica, em fluxo contínuo, textos de mestres e doutores em Filosofia e abre chamada para submissão de artigos, traduções, resenhas e entrevistas inéditas para o v.6, n.11, Janeiro/Junho 2022, com submissões até 30 de novembro de 2021.

Atenciosamente, 

Os Editores.

Link: https://inconfidentia.famariana.edu.br/