19/04/2022

Revista Ética e Filosofia Política - Platão

UFJF

PLATÃO

Editores: Fábio Fortes (UFJF) e Gislene Vale dos Santos (UFBA)

 “O primeiro paradoxo do corpus plato?nico e? que ele existe”. Assim se refere Monique Dixsaut, a respeito da obra de Platão (Platon, le désir de comprendre. Vrin: 2012, p. 17). Com efeito, a pro?pria sobrevive?ncia dos escritos desse filósofo, resultado de longa tradic?a?o manuscrita, entre tantos autores antigos cujas obras chegaram apenas fragmentariamente, e? causa de espanto. Não somente a sua vasta obra foi preservada, como também ela se tornou um dos pilares de toda a tradição filosófica posterior. Mantendo com essa tradição um frutífero diálogo, seja indicando convergências, seja refletindo dissonâncias, o pensamento de Platão, de uma forma ou de outra, segue como uma referência incontornável. Esse seria talvez o segundo paradoxo de sua obra.

É comum afirmar-se, aliás, que, na sua rica e extensa fortuna crítica, é possível reconhecerem-se tantos "Platões" quantos leitores dos diálogos; no entanto, deve-se também ter em mente que, para todos eles, é condição não somente uma fina erudição que exige a leitura de um texto grego, mas, principalmente, a cuidadosa revisita a esse imenso repertório, a atenção aos sentidos que emanam de suas palavras, das relações entre os personagens postos em cena, das alusões aos elementos culturais de sua época e à tradição poética, retórica e filosófica anteriores.

Neste número da Revista Ética e Filosofia Política, convidamos a comunidade acadêmica a se reunir conosco em torno do banquete proposto por Platão. O que é a filosofia, segundo Platão? Que questões e relações ela propõe?  Tendo em vista o caráter aberto de sua obra, a proposta é continuar a pensar, de forma ampla, a filosofia desse autor no âmbito de sua tradição, refletindo sobre seus limites e seus diálogos. O que unifica a proposta é a referência à obra escrita de Platão, para dela apresentar novos ângulos e perspectivas, ou trazer à baila velhas questões que, entretanto, ainda não perderam a vivacidade. 

Esta chamada é, portanto, um convite a refletir acerca dos desafios, das nossas dores, nossos prazeres, nossos amores, do que nos afeta e nos convida a pensar. A partir de Platão. Que esta chamada seja uma das expressões do diálogo, da diferença expressa em palavra refletida.

As submissões serão recebidas entre 19 de abril de 2022  e 18 de julho de 2022 no seguinte endereço: plataoufjf@gmail.com.  Serão aceitas contribuições em português, inglês, francês, italiano e espanhol.

Link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/eticaefilosofia