26/08/2021

Revista Kalagatos: Chamada para Dossiê e Fluxo Contínuo


A Kalagatos, revista de filosofia, abre chamada para sua próxima edição com data de publicação prevista ainda para 2021. Para esta edição de fluxo contínuo, serão aceitos trabalhos preferencialmente na linha de Ética, fundamental ou associada a alguma outra área de estudos. As propostas devem ser submetidas até o dia 1º de outubro de 2021 através da página da revista: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos, onde também se encontram as normas para publicação. A Kalagatos é um periódico do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE (CMAF) e tem como editores responsáveis os professores Doutores Gustavo Costa e Gabriel Kafure da Rocha. Publicaremos artigos, traduções e resenhas na área de Filosofia, com preferência para as linhas de Ética e Filosofia Social e Política.  E-mail para contato:  kalagatos@uece.br

Chamada para Dossiê PROF-FILO

Tendo em vista, o crescimento do Ensino de Filosofia como um interesse maior, nas ultimas décadas na comunidade filosófica no Brasil, como se pode perceber nas últimas gestões da Anpof, nas ações do GT Filosofar, nos diversos trabalhos do PROF FILO, bem como PNLD e Olimpíadas. O ensino de Filosofia tem se tornado, portanto, o que de fato é, atividade de filósofos.

Isso faz com que a Kalagatos possa aumentar sua inserção do debate filosófico nacional com um dossiê Sobre Ensino de Filosofia, que seja plural e não exclua matrizes ou perspectivas teóricas distintas. Prazo de submissão, 1º de Dezembro 2021. 

Temas (sugestão):

Ensino de Filosofia como Resistência

Políticas do ensino de Filosofia

PNLD e Ensino de Filosofia

Práticas de Ensino de Filosofia

Ensino de Filosofia e Gênero

Fundamentação teórica do ensino de Filosofia

Ensino de Filosofia a partir Filosofias do Cone Sul

Ensino de Filosofia a partir Filosofias Africanas]

Tendências do ensino de Filosofia na Atualidade