Kallipolis: jogo didático baseado na República de Platão é lançado nas redes

16/12/2021 • Notícias ANPOF

Kallipolis: O Jogo dos Governos é um jogo gratuito voltado para o público do Ensino Médio e baseado na República de Platão. Realizado pela doutoranda em Filosofia Daniela Brinati Furtado e pelo designer Luca Boechat, a ideia nasce no Projeto de Docência do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2019. Seu objetivo é auxiliar professores do Ensino Médio a apresentar a filosofia socrático/platônica de uma forma alternativa, ajudando na construção de um espaço de debates filosóficos e na formação do pensamento crítico dos jogadores.

"Visávamos criar um jogo que permitiria uma quebra com o estereótipo de que a Filosofia é uma atividade exclusiva à "torre de marfim", explorando-a como uma abstração que parte do contexto do filósofo e, depois de estabelecida, é utilizada para refletir tal contexto", relatam os autores na apresentação do jogo. 

O jogo, que não exige conhecimento prévio de Filosofia ou do pensamento de Platão, é pensado para 13 jogadores (e um moderador). Em cada rodada, quatro candidatos disputam uma eleição numa Atenas democrática hipotética, enquanto oito cidadãos tem o objetivo fazer com que seu candidato de escolha seja o vencedor. Como todas as posições são secretas, o papel do filósofo é descobrir qual candidato representa cada papel, para assim auxiliar os cidadãos à votarem no candidato mais compatível com seus ideais.

Kallipolis já está disponível para download e pode ser jogado em modo virtual, através de videoconferência. 

Acesse o site do jogo para baixá-lo e seu blog para conhecer mais sobre essa história.