BOLETIM ESPECIAL DA COMUNICAÇÃO DA ANPOF
BOLETIM DA COMUNICAÇÃO
Neste ano de 2019, a Diretoria de Comunicação da ANPOF, dando continuidade aos trabalhos da gestão anterior, tem buscado expandir sua atuação nas redes digitais, dando maior visibilidade aos conteúdos filosóficos produzidos pela sua comunidade acadêmica. As novidades deste ano incluem a nova identidade visual da Comunicação ANPOF, a publicação da Coluna Anpof em parceria com veículos da imprensa nacional, a produção de conteúdo filosófico no formato de vídeos, com suporte de edição e tutorial para as gravações, a produção de matérias para a imprensa (como o Levantamento feito sobre disciplinas de Marx), a divulgação mensal da série “Conheça filósofas”, a realização de entrevistas, campanhas, bem como a transmissão de eventos. Diante do novo cenário político que coloca em risco não apenas a universidade pública e que promove um ataque à Filosofia, a comunicação da Anpof também desenvolve campanhas de defesa da área nas redes sociais e na imprensa – como divulgação de notas oficiais em veículos nacionais – além de cobertura de atuação política da Anpof. Este Boletim Especial da Comunicação, apresentado com nova identidade visual, apresenta as diferentes formas de atuação da Comunicação, maneiras para veicular conteúdos e abre chamada para a contribuição da comunidade filosófica da ANPOF a fim de intensificar a presença da área no espaço público.
ATUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ANPOF
A Diretoria de Comunicação da ANPOF atua nos seguintes meios digitais:
· Facebook (veiculação de notícias da imprensa, agenda de eventos, chamadas, Coluna Anpof, vídeos, notas, divulgação de seleções e concursos, e transmissão de eventos filosóficos)
https://www.facebook.com/anpof/
https://www.instagram.com/anpof_oficial/
· Canal Youtube
https://www.youtube.com/channel/UClPrIIm2I0XM-wukOdR3nqg
https://twitter.com/ANPOF_site
· Página da ANPOF
www.anpof.org.br
· Boletim ANPOF
Enviado diretamente por e-mail. Para receber, cadastre-se no site.
NOVA IDENTIDADE VISUAL
A nova identidade visual da ANPOF contempla aplicações para as diferentes postagens, publicações e materiais gráficos ou virtuais. Foi desenvolvido um trabalho de pesquisa por uma empresa de design gráfico que levou em conta as características, demandas e peculiaridades da Anpof e de nossa comunidade. O trabalho foi feito junto à equipe de comunicação da Anpof de forma que as novas cores, tipografia e elementos gráficos foram desenvolvidos com base em estudos e pesquisas que fundamentaram a nova identidade. Considerando a importância e extensão da atuação da ANPOF nas redes, investiu-se em novos modelos gráficos, padronizados de acordo com os tipos de postagens e publicações, e no uso de cores modernas, além de dar uma nova expressão ao nosso logo, a coruja da ANPOF. Contamos, agora, com um completo material de identidade visual disponível para diferentes aplicações tanto virtuais como gráficas.
DIVULGAÇÃO NAS REDES DA ANPOF
Para divulgação dos eventos na ANPOF, o primeiro passo é cadastrá-lo diretamente no site da Anpof ou solicitar divulgação via e-mail diretoria@anpof.org.br. Caso o PPG tenha estrutura para gravação de palestras, comunicações e conferências, basta enviar o material gravado, via wetransfer, para o e-mail acima. Postaremos o conteúdo no YouTube e divulgaremos em nossas redes sociais. Caso haja transmissão ao vivo do evento, é necessário comunicar a Diretoria de Comunicação com antecedência para que o link seja disponibilizado em nossas redes.
Os PPG’s também podem contribuir com a gravação de entrevistas ou pequenas falas com seus convidados(as) e palestrantes. Essas gravações podem ser feitas com um Smartphone, basta se atentar para que o vídeo seja gravado na horizontal, em um espaço silencioso e que o celular não se movimente A ANPOF poderá contribuir na produção deste material editando a gravação e divulgando-o posteriormente em suas redes.
Outra forma de contribuição a partir da realização de eventos é por meio de entrevistas escritas. Elas podem ser feitas antes do evento, solicitando respostas via e-mail, por exemplo, ou presencialmente gravando sua fala e depois a decupando. A entrevista pode ser divulgada, então, em nosso site ou até mesmo na imprensa, dependendo do conteúdo.
Lançamentos de livros, lançamentos ou chamadas de revistas, seleções de pós-graduação, edital de concursos devem ser divulgados, primeiramente, via e-mail. Em seguida, a demanda é divulgada nas redes, como Facebook, Instagram, Twitter e Boletim.
Nos casos dos PPG’s que estão se organizando com a produção de material próprio, tanto na forma de vídeos como podcasts, a Comunicação da ANPOF pode contribuir dando visibilidade a essas iniciativas.
CHAMADA DE TEXTOS E VÍDEOS PARA A ANPOF - OUTUBRO
Está aberta chamada para submissão de textos, vídeos e série “Conheça filósofas” para a ANPOF.
Poderão participar da chamada estudantes, professores e pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação associados à Anpof. Também poderão participar professores da Educação Básica que tenham participado dos Encontros da ANPOF Ensino Médio.
Diretrizes:
Coluna Anpof:
A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de textos produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público.
Serão avaliados textos em língua portuguesa com limite de até 1.500 palavras. Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão dos autores, em veículos da imprensa nacional.
Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo “assunto”: Submissão para a coluna anpof.
Vídeos:
A produção de vídeos tem como objetivo principal a apresentação de conceitos, obras, teorias, autores e autoras da filosofia em formato adequado à divulgação nas mídias sociais, com duração máxima de 10 minutos.
Interessados na submissão de vídeos devem entrar em contato previamente com a Diretoria de Comunicação (comunicacao@anpof.org.br) para solicitar o tutorial para a gravação. A Anpof oferece suporte para a edição dos vídeos que serão divulgados em suas mídias sociais.
Cards “Conheça filósofas”:
A produção dos Cards desta série surgiu a partir da homenagem às mulheres realizadas no mês de março de anos anteriores. Em 2019, procuramos tornar o lançamento do card mensal a fim de mostrar continuamente a presença de mulheres filósofas em nossa história. A série tem sido produzida com a contribuição também de mulheres professoras e estudantes da Pós-Graduação de filosofia. As propostas podem ser submetidas pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo “assunto”: proposta de card.
Para colaborar com a seção, disponibilizamos o seguinte modelo:
Nome da Filósofa:
Breve biografia (2 a 3 linhas:(nacionalidade, data nascimento, campo/tema de estudo, principais obras/contribuições)
Citar trecho: Cerca de um parágrafo (se o original estiver em outro idioma, pedimos que seja traduzido para o português).