Barulho na biblioteca - Alemanha trava duelo com editora científica para ampliar acesso aberto a papers do país e reduzir custos

29/11/2017 • Clipping

Revista Pesquisa FapespUniversidades da Alemanha travam com a editora holandesa Elsevier uma queda de braço cujo desfecho pode influenciar o modo de divulgação de artigos científicos no mundo. No ano passado, um grupo de 150 instituições de ensino e pesquisa liderado pela Associação dos Reitores da Alemanha (HRK) procurou três grandes editoras c (…)

Professores de Filosofia da UFS recebem títulos de cidadãos sergipanos

17/11/2017 • Clipping

Assembleia Legislativa do Estado de SergipeA Assembleia Legislativa de Sergipe, entregou durante Sessão Especial no plenário da Alese, no final da tarde desta segunda-feira, 13, Títulos de Cidadania Sergipana aos professores-doutores do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcos Balieiro e Evaldo Becker.www.al.se.gov.br (…)

PNLD 2019 - Lançada chamada pública para avaliadores de livros didáticos

14/11/2017 • Clipping

Portal MECO Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União, chamada pública para a candidatura de professores interessados em participar da etapa de avaliação pedagógica das obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2019. Serão selecionados cerca de 600 profissionais que tenham, pelo menos, (…)

CNPq recebe inscrições para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

13/11/2017 • Clipping

CNPqEstão abertas as inscrições para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atribuído em três categorias Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica, e Mérito Institucional, as submissões podem ser feitas até 09 de março (…)

MEC reconhece alterar base curricular, mas afirma que prazo está mantido

13/11/2017 • Clipping

Folha S. PauloApós receber mais de 234 documentos com críticas e novas propostas à Base Nacional Comum Curricular, espécie de guia de referência sobre o que deve ser ensinado nas escolas públicas e particulares do país, representantes do Ministério da Educação admitiram nesta quinta-feira (9) que o documento deverá passar por mudanças. Mas ne (…)

Nota do Enem só sai em janeiro; descubra como é calculada

13/11/2017 • Clipping

Folha S. PauloA parte da prova objetiva não é baseada apenas nas quantidades de acertos, como ocorre em outros vestibulares. O sistema de elaboração e correção leva em conta também quais questões o candidato acertou em cada prova.www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/11/1934882-nota-do-enem-so-sai-em-janeiro-descubra-como-e-calculada.shtml (…)

O mapa que registra projetos da Escola sem Partido no país

13/11/2017 • Clipping

Nexo JornalIniciativa é de um movimento de professores e estudantes que consideram o programa inconstitucional e uma ameaça à educação.https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/11/12/O-mapa-que-registra-projetos-da-Escola-sem-Partido-no-pa%C3%ADs (…)

A obra de Judith Butler para entender os discursos de ódio contra ela

08/11/2017 • Clipping

El País BrasilA filósofa Judith Butler está no Brasil esta semana e tem sido alvo de discursos de ódio e manifestações contrárias a sua presença no país. Para pensar a teoria de Butler, sua importância e esta reação de parte da sociedade, integrantes do GT de Gênero elaboraram este texto publicado hoje no periódico El País/Brasil.https://b (…)

Para inflar currículos, pesquisadores publicam em revistas caça-niqueis

01/11/2017 • Clipping

Folha S. PauloA situação pode ser definida como um caso clássico de encontro entre oferta e procura. Universidades, faculdades e até mesmo faculdades locais de licenciatura curta insistem em que seus professores publiquem pesquisas acadêmicas, e quanto mais publicarem, melhor. Os acadêmicos, e as instituições em que eles lecionam, dependem des (…)

Judith Butler, o ‘queer’ para unir as minorias através da diferença

30/10/2017 • Clipping

El PaísJudith Butler, teórica do movimento queer e antes de tudo uma feminista de pensamento global, talvez seja a feminista com mais gabarito internacional e a que está prestes a deixar um rastro maior. Em uma de suas passagens por Barcelona, ela falou sobre a violência de Estado e insistia em que pertencer ao movimento queer implicava uma defesa d (…)