Vacina, ciência e democracia

19/01/2021 • Clipping

Texto do professor José Eduardo Faria (Direito/USP) publicado na Revista Estado da Arte no dia 28 de outubro de 2020. "Medidas de saúde pública — como a obrigatoriedade da vacina contra a pandemia — podem ser impopulares, como já se viu no Brasil nos tempos de Oswaldo Cruz e da gripe espanhola, é cer (…)

"Neutralidade na ciência e injustiça epistêmica" por Caroline Marim e Susana de Castro

16/01/2021 • Clipping

No Norte Global, a noção de que os feminismos não representam apenas um movimento social e político, mas também uma epistemologia, é bastante conhecida. Epistemólogas sociais feministas como Sandra Harding, Linda Alcoff, Donna Haraway, entre outras, defendem que a experiência históri (…)

Assédio sexual na universidade: um problema incontornável?

14/01/2021 • Clipping

Texto das professoras Juliana Aggio (UFBA) e Silvana Ramos (USP) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 14 de janeiro de 2021. "Ouvir um comentário obsceno sobre o seu corpo é um elogio? Ouvir uma cantada no ambiente de trabalho ou estudo é algo natural? Ser tocada de maneira abusiva é algo aceitá (…)

Por que um cético tomaria vacina

08/01/2021 • Clipping

Texto do professor Érico Andrade (UFPE) publicado na Revista Estado da Arte no dia 8 de janeiro de 2021. "Fica a lição de que o ceticismo não é atitude de promover a dúvida generalizada como tem feito o conservadorismo reacionário. Essa atitude por si só é dogmática porque pres (…)

A guerrilha das filósofas

04/01/2021 • Clipping

Texto da professora Juliana Aggio (UFBA) publicado na Revista Cult  e no site da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas no dia 4 de janeiro de 2021. "Talvez não tenhamos, ainda, a mesma articulação e atuação que as Guerrilla Girls tiveram em 1985, mas estamos nos encaminhando para isso. Como rea&ccedi (…)

Saúde universal, ecologia planetária e outro modo de vida

15/12/2020 • Clipping

Texto da professora Juliana Aggio (UFBA) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 15 de dezembro de 2020. "Se, no mundo, a necropolítica faz valer seu aspecto racista e sanguinário com os genocídios fundantes dos Estados-nações, no Brasil, ela persiste e se perpetua tanto na relação violent (…)

Por que você tem a obrigação de vacinar-se contra a Covid-19?

11/12/2020 • Clipping

Texto publicado pela mestranda em Filosofia na UFSJ, Isabella Passos, na Revista Estado da Arte em dezembro de 2020. "É por considerar as pessoas impedidas de serem vacinadas que a obrigatoriedade moral da vacinação deve ser assimilada como responsabilidade individual, tendo como base o dever de não prejudicar cada um (…)

Filosofia Africana e Saberes Ancestrais Femininos: útero do mundo

04/11/2020 • Clipping

Parceria entre Coluna Anpof e Le Monde Diplomatique Brasil para consciência negra Texto da Dra. Adilbênia Machado. "A filosofia africana traz encantamento ante o desencantamento provocado pela filosofia ocidental. É vital tornar visível o pensamento africano, afrorreferenciado." Leia aqui   (…)

Em carta à Capes, Colégio de Humanidades manifesta descontentamento com deliberações sobre Qualis da área

15/10/2020 • Clipping

Jornal da Ciência Coordenadores de Área, coordenadores adjuntos de Programas Acadêmicos e coordenadores adjuntos de Programas Profissionais pedem revogação das deliberações tomadas pelo CTC-ES, contrárias à autonomia do Colégio de Humanidades. O documento foi enviado nessa quarta-fe (…)

'A ideia de formar para o mercado de trabalho traz implícito o pressuposto falso de que esse mercado seja um espaço de trocas entre iguais'

17/08/2020 • Clipping

Escola Politécnica de Saúde - Fiocruz http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/a-ideia-de-formar-para-o-mercado-de-trabalho-traz-implicito-o-pressuposto-falso (…)