O preço do ressentimento: sobre o ataque às ciências humanas

25/10/2019 • Clipping

Longe de se localizar em certa noção de produtivismo, que exige extemporaneamente das ciências humanas uma produção científica simétrica àquela das ciências naturais, por exemplo, a minha aposta é que esse ataque se dirige mesmo à natureza das ciências humanas. Não se (…)

Angela Davis, a filósofa na cidade

25/10/2019 • Clipping

Davis é uma filósofa bem particular. Quem teve a oportunidade de vê-la palestrando e dialogando com as pessoas na sua breve passagem pela cidade deparou-se com alguém que insiste em livrar-se do manto sagrado que envolve a figura clássica do filósofo. Resistindo gentilmente ao protagonismo que lhe queriam imputar, (…)

É papel da Filosofia ajudar a evitar o desastre

25/10/2019 • Clipping

Le Monde Diplomatique Brasil Entrevista com José Meirinhos, que compartilhou sobre a experiência da supressão do ensino obrigatório da Filosofia nos liceus na Espanha, há seis anos, e como reverteram a situação. https://diplomatique.org.br/e-papel-da-filosofia-ajudar-a-evitar-o-desastre/ (…)

Associação de Filosofia repudia Weintraub por cortar recursos da área

06/09/2019 • Clipping

Carta CapitalA Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) divulgou uma nota repudiando uma declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre os cursos de Ciências Humanas, especialmente Filosofia. Em entrevista concedida à TV Paranaíba, que foi ao ar no dia 2 de setembro, Weintraub reafirmou a intenção do governo d (…)

As mulheres na Filosofia Moderna

12/07/2019 • Clipping

Le Monde Diplomatique BrasilConfira artigo de abertura do especial Família Verde sobre a participação de mulheres, com frequência invisibilizadas, na história da Filosofiahttps://diplomatique.org.br/as-mulheres-na-filosofia-moderna/ (…)

"A Filosofia e sua história têm um importante papel a desenvolver na educação"

12/07/2019 • Clipping

Le Monde Diplomatique Brasil Na primeira entrevista da série especial Família Verde, sobre a participação das mulheres na história da Filosofia, veja conversa com a pesquisadora Lisa Shapiro https://diplomatique.org.br/filosofia-e-historia-importante-papel-a-desenvolver-na-educacao/ (…)

Mulheres que pensam e fazem pensar

12/07/2019 • Clipping

  Durante todo o século XX, houve um amplo exercício teórico de retirar das sombras a grande contribuição das mulheres para a vida social. Somaram-se nesses esforços o aporte teórico de historiadoras feministas que questionaram a construção de uma historiografia supostamente neutra em termos de gênero, os movimentos feministas nas ruas, (…)

As mulheres sempre existiram na Filosofia

12/07/2019 • Clipping

Le Monde Diplomatique BrasilRuth Hagengruber, diretora do Centro de História de Mulheres Filósofas e Cientistas de Paderborn, defende o papel determinante de mulheres na História da Filosofiahttps://diplomatique.org.br/as-mulheres-sempre-existiram-na-filosofia/ (…)

Filosofar a partir da perspectiva de mulheres pensadoras desafia senso comum moral

12/07/2019 • Clipping

Le Monde Diplomatique BrasilA tarefa de filosofar a partir da perspectiva de mulheres pensadoras é uma tarefa filosófica na medida em que é uma tarefa ética, isto é, na medida em que desafia o senso comum moral que está na base do cânone filosófico.https://diplomatique.org.br/filosofar-a-partir-da-perspectiva-de-mulheres-pensadoras-desafia-senso- (…)

“Nós queremos nos juntar a eles, entrar pela porta da frente”

12/07/2019 • Clipping

Le Monde Diplomatique BrasilEntrevista com Prof. Yara Frateschi (Unicamp) sobre desequilíbrio de gênero na Filosofia no Brasil. Mais um artigo do especial Família Verde.https://diplomatique.org.br/nos-queremos-nos-juntar-a-eles-entrar-pela-porta-da-frente-e-nao-queremos-mais-que-ninguem-entre-pela-porta-de-tras/ (…)