Revista Filosofia Ciência e Vida - contribuições da Anpof para a edição 160

13/04/2020 • Clipping

Na edição 160 da Revista Filosofia Ciência e Vida, publicada em abril de 2020, a Anpof contribui com três conteúdos diferentes:

Na coluna A Priori, assinada pelo professor Adriano Correia, então presidente da Anpof, foi publicado um texto sobre "O direito a ter direitos", uma asserção da pensadora Hannah Arendt ao sustentar que o único direito humano fundamental é o direito de não perder um lugar no mundo, o direito a ter um lugar próprio de onde sair para o mundo e para ele voltar, o direito de pertencer a uma comunidade e ser julgado pelas ações e opiniões. O texto faz uma bonita relação entre essa reflexão arendtiana e a vida de Severino, personagem de João Cabral de Melo Neto em "Morte e vida severina".  

Essa edição também conta com uma entrevista que fizemos com o prof. Darlei Dall'Agnol (UFSC) sobre os desafios da neuroética. Com o avanço das pesquisas sobre o cérebro humano nasceu essa área de estudo que se ocupa das questões éticas e morais acerca das aplicações tecnológicas, investigações e monitoramento do Sistema Nervoso Central. A entrevista aborda os desafios dessa nova área. 

O professor Érico Andrade (UFPE) também contribuiu assinando a coluna Cinéfilo e nesta edição analisa o filme A vida invísivel. 

Leia aqui.