Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
  2. Os textos devem ser inéditos, escritos de modo legível e acessível, objetivando o alcance e a compreensão da comunidade, e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de ofensa pessoal ou a terceiros, preconceito ou discurso de ódio;
  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.

Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de ofensa pessoal ou a terceiros, preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.

A crise da educação como sintoma da barbárie contra a civilização

Christian Lindberg

Professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS e ao Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPE).

29/04/2025 • Coluna ANPOF

Em colaboração com Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFil) e GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Anpof Atribui-se a Darcy Ribeiro a famosa frase de que a crise na educação brasileira não é uma crise, mas um projeto. Ao cotejar a obra do eminente antropólogo, (…)

A educação e a filosofia brasileiras em meio a novos atores à direita e a velhos conflitos

Leonardo Diniz do Couto

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Docente do CEFET/RJ. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN).

Vitor Castilho Costa

Mestrando do PPFEN/CEFET-RJ. Professor de Social Studies e coordenador do Programa AP na Rio International School.

28/04/2025 • Coluna ANPOF

Em colaboração com Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFil) e GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Anpof Para falarmos sobre os impactos da extrema-direita e do fascismo sobre a educação e a filosofia é preciso antes caracterizar, ao menos em seus traços mais gerais, estes termos p (…)

A ascensão da extrema direita na era digital: será mesmo a morte da esquerda?

Wécio Araújo

Professor e pesquisador na Universidade Federal da Paraíba; Membro do GT Teoria Crítica da Anpof

24/04/2025 • Coluna ANPOF

Em colaboração com GT Teoria Crítica A questão que eu gostaria de analisar neste ensaio pode ser assim introduzida[1]: o forte levante de sujeitos políticos reacionários nas principais democracias ocidentais deste século XXI se apresenta bem melhor articulado do que seus antagonistas no campo da es (…)

A neurogênese da cognição artificial

Fernando Alberto Pozetti Filho

Doutorando em Filosofia da Ciência na UNESP

08/04/2025 • Coluna ANPOF

O desenvolvimento hiperbólico e a popularização do aprendizado profundo de máquina (deep learning) – e seu simulacro de uma mente artificial – reconhecidas como redes neurais artificiais (RNA) – não representa apenas um avanço tecnológico, mas a emancipação de uma nova ordem (…)

Especial 8M - GRIFA: promovendo a presença e permanência de filósofas analíticas

Evelyn Erickson

Pesquisadora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na UFSC

Paloma Xavier

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-RJ

03/04/2025 • Coluna ANPOF

Como parte do Grupo Interinstitucional de Filósofas Analíticas (GRIFA) Escrevemos hoje em nome do Grupo Interinstitucional de Filósofas Analíticas (GRIFA), projeto de extensão em fase de cadastramento no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Já estamos, no entanto, j&aacu (…)

Especial 8M - Dora Russell contra a reação antifeminista: filosofia, corpo e política nos anos 1920

Camila Kulkamp

Doutora em Filosofia pela UFSC

02/04/2025 • Coluna ANPOF

Em colaboração com GT Filosofia e Gênero Março é um mês dedicado à memória e celebração das lutas das mulheres. Nesse contexto, é fundamental lembrar das pensadoras que desafiaram as estruturas de seu tempo. Entre elas, destaca-se Dora Russell (1894–1986), feminista (…)

O especialista em Filosofia

John Karley de Sousa Aquino

Professor de Filosofia do IFCE

01/04/2025 • Coluna ANPOF

O especialista é aquele que domina tudo sobre Platão ou Descartes e sempre pergunta sobre a referência de qualquer afirmação (ou negação) que o leigo faz. O especialista em filosofia é o proprietário das ideias do filósofo que ele pesquisa e se esforça para mostrar que ningu&eacu (…)

Especial 8M - Porque ainda vale a pena usar criticamente o termo mulher

Silvana Souza Ramos

Professora (USP)

Mariana Di Stella Piazzolla

Doutoranda em Filosofia na USP

01/04/2025 • Coluna ANPOF

Em colaboração com GT Raça, Gênero e Classe da Anpof Para Heloisa Teixeira e Alessandra Gomes Oliveira (in memoriam) Em entrevista concedida ao jornal Brasil de Fato, Silvia Federici faz importantes ponderações acerca da experiência da identidade: Para mim, a questão da identidade (…)

Especial 8M - Troca de saberes entre mulheres: cultivando afetos e tecendo ações

Carmelita Brito de Freitas Felício

Doutoranda em Filosofia na UFG

Iarle Sousa Ferreira

Mestra em Filosofia pela UFG

31/03/2025 • Coluna ANPOF

Em colaboração com GT Filosofia e Gênero   Passei por um longo exercício de escuta, no sentido de reconhecer e acolher as diferenças, reconhecimento que quase nunca vem sem conflito. Porém, insisto, demoramos muito para escutar as diferenças entre as mulheres e, ainda assim, continuamos escu (…)

Especial 8M - Filósofas que pesquisam Wittgenstein

Janyne Sattler

Profa. UFSC; integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês; Presidente da Anpof 2025-2026

Mirian Donat

Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina

28/03/2025 • Coluna ANPOF

Sou uma pesquisadora da filosofia de Ludwig Wittgenstein há mais tempo do que sou uma pesquisadora da filosofia feminista, mas foi a filosofia feminista e o aporte dos conceitos feministas de análise que me permitiram identificar de modo mais pungente as ausências das companheiras filósofas nos encontros e grupos de trabalho de (…)