Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Paradoxismo: um novo sistema realista brasileiro em face das tensões neorrealistas

Gabriel Cruz

Mestrando em Filosofia na UFRRJ

18/02/2025 • Coluna ANPOF

Tudo o que existe é paradoxal. Por isso mesmo, tudo é paradoxalmente consistente. Na verdade, é o paradoxo do paradoxo - o paradoxo “autorreferente” ou “reflexivo” - que se impõe como a causa da pluralidade consistente. Mais ainda, o “paradoxo” enquanto entidade reflexiva é a ú (…)

Não que você não possa dar uma boa aula

Aline Karen Cristina Canella

Doutoranda e mestre em Filosofia (PPGFIL/UCS)

12/02/2025 • Coluna ANPOF

Sou advogada, professora de filosofia e autista. Desde o meu diagnóstico, duas coisas aconteceram: primeiro, pude finalmente me sentir confortável na minha própria pele. Segundo, tive a infelicidade de me deparar com uma sociedade estruturalmente capacitista e eliminadora. Mas não falo isso com a intenção de util (…)

Ensino de Lógica na Filosofia no Brasil: Quem, como e para quê?

César Frederico dos Santos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMA e coordenador do GT Filosofia das Ciências Formais da ANPOF

Evelyn Erickson

Pesquisadora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na UFSC e secretária da Sociedade Brasileira de Lógica

João Mendes Lopes Neto

Mestrando em Sistemas e Computação na UFRN (PPgSC/UFRN)

10/02/2025 • Coluna ANPOF

Quem ensina Lógica nos cursos de Filosofia no Brasil? Como é uma disciplina típica de Lógica nos cursos de Filosofia brasileiros? Essas e outras questões foram investigadas pela Sociedade Brasileira de Lógica (SBL) numa consulta online que colheu respostas da comunidade acadêmica entre os dias 9 de outubro (…)

Do perigo de pensar a moral sem pensar na política: como Simone de Beauvoir pode nos ajudar a conciliá-las?

Lucas Joaquim da Motta

Mestrando em Filosofia na UFSCAR

07/02/2025 • Coluna ANPOF

É fato que Simone de Beauvoir tem chamado cada vez mais a atenção dos adeptos de filosofia política e temas relacionados. Se antes Beauvoir sequer era tida como filósofa, raramente havendo alguma dissertação ou tese propriamente voltada para esta autora, hoje vemos que esse cenário está mudan (…)

A Nação dos Eremitas e a Sociedade Hiperconectada: Um Paradoxo Contemporâneo

José Maurício de Lima

Mestre em Filosofia pela UnB

04/02/2025 • Coluna ANPOF

A expressão “nação dos eremitas”, utilizada por Stendhal, descreve uma sociedade onde os indivíduos, embora fisicamente presentes, vivem isolados em suas preocupações, preconceitos e convenções sociais rígidas. No século XIX, o autor francês criticava a alie (…)

Ensino de filosofia a partir da experiência do pensamento e não a partir da verdade

Genildo Firmino Santana

Mestre em Filosofia da Educação pela UFPR; professor da Rede Particular de Ensino em Tabira e da FASP (Faculdade do Sertão do Pajeú).

30/01/2025 • Coluna ANPOF

Jorge Larrosa pensa a educação a partir da experiência e do sentido.  Experiência que implica mais do que compreensão. A experiência como uma postura, um pôr-se em relação a algo ou alguém. Experiência que não pode se dar em uma sociedade que privilegia a informaç& (…)

A inteligência transferida na série Pantheon e a irreplicabilidade da experiência subjetiva

Guilherme Arraes

Doutorando em Filosofia na UNESP

28/01/2025 • Coluna ANPOF

Enquanto escrevo as primeiras linhas deste texto, estou apreciando um bom café expresso sem açúcar. As notas frutadas com o fundo da torra amarga espantam o sono que ameaça tomar minha tarde. O cheiro que exala da xícara ajuda a perfumar o cômodo. Minha experiência de escrita está permeada por essas q (…)

Carta-manifesto de apresentação da Rede Brasileira de Filósofes Trans

Rede Brasileira de Filósofes Trans

24/01/2025 • Coluna ANPOF

A Rede Brasileira de Filósofes Trans[1] emerge no intuito coletivo de fortalecer, ampliar e celebrar o conhecimento desenvolvido por pessoas trans na filosofia. Existimos nos espaços institucionais de produção de conhecimento, somos estudantes nas graduações de Filosofia e em processos de pesquisa acadê (…)

O martelo filosófico de Max Stirner

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e coordenador do GT Poética Pragmática (UFBA)

18/12/2024 • Coluna ANPOF

Em 19 de novembro de 1844, Engels escreveu para Marx (em Paris): “Você já deve ter ouvido falar do livro de Stirner, O único e sua propriedade. Wigand enviou-me as provas tipográficas, que levei para Colônia e deixei com Hess.(...) você o conhece, o Schmidt de Berlin”. Max Stirner era o pseudônimo (…)

Nos lemos, mas não nos citamos - A filosofia acadêmica em tempos do Novo Qualis

Fabrício Pizelli

Doutorando em Filosofia na UNESP

18/12/2024 • Coluna ANPOF

A filosofia brasileira, nos últimos anos, envolveu-se em uma dinâmica pragmática em favor de sua sobrevivência. A lógica de produção científica, que antes era uma característica predominante das ciências exatas e naturais, agora permeia a filosofia e as ciências humanas, consolidand (…)