Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Especial Anpof 8M: Pode o projeto de resgate redefinir a filosofia?

Natalia Mendes

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa Pós-Doutorado (PPGLM/UFRJ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFMA)

18/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia A filosofia escrita pelas mulheres filósofas foi deliberadamente removida da historiografia da filosofia.[1] A experiência das mulheres dentro dessa história é uma experiência de exílio. O expatrio involuntário da nossa história intelectual é parte (…)

Especial Anpof 8M - Filósofa e viajante: a liberdade para Mary Wollstonecraft

Sarah Bonfim

Doutoranda em Filosofia (Unicamp)

11/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Na língua inglesa existem duas palavras para se referir à liberdade: freedom e liberty. De maneira muito geral, liberty se refere à uma ideia mais abstrata de liberdade, em geral, pautanda em questões metafísicas. Já freedom, tem um sentido mais material, tangí (…)

Especial Anpof 8M: Um espectro ronda o dia internacional da mulher

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA)

08/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Filosofia e Gênero É curioso observar como as celebrações do Dia Internacional da Mulher se desdobram em diversos espaços, incluindo nos setores reacionários e ultraconservadores. Nessas esferas, a comemoração se esbarra em uma representação da figura feminina que perpetua uma com (…)

Especial Anpof 8M: Elisabeth da Boêmia: a filósofa que fez Descartes dialogar neste mundo

Katarina Peixoto

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Virgínia (UVA) e no Departamento de Filosofia (USP)

07/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Há muitas portas de entrada para o estudo da filosofia do início do período moderno e poucas delas poderão ser adentradas senão pela filosofia de René Descartes[1]. O caráter contingente dos vieses contextuais que fixa nossos aparatos conceituais, entretanto, (…)

Especial Anpof 8M: 30 anos de desigualdade de gênero na filosofia acadêmica brasileira

Carolina Araujo

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

Mitieli Seixas da Silva

Professora do Departamento de Filosofia da UFSM

Hugo Mota

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Oslo (UiO)

Marcos Fanton

Professor do Departamento de Filosofia da UFSM

04/03/2024 • Coluna ANPOF

Grupo DATAPHILO para GT Mulheres na História da Filosofia A desigualdade de gênero na pós-graduação em filosofia no Brasil não é uma experiência subjetiva de algumas mulheres. Ao contrário, ela é uma experiência compartilhada e sustentada por dados empíricos, cuja realida (…)

Michel Henry e as Palavras de Cristo: o que significa para o homem nascer de novo?

Symon Sales Souto

Doutor em Filosofia pela UFSM; Membro colaborador do CLAFEN (Círculo Latino-Americano de Fenomenologia); Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Anpof

28/02/2024 • Coluna ANPOF

Michel Henry defende que a realidade dos homens coincide com a realidade de Deus, na medida em que, é materialidade carnal e invisível, sem ser paradoxal, pois se dá sob o Fundo-comum, isto é, no Arqui-Filho que, em sua relação recíproca com o Pai, nos oferece o fôlego da Vida. Estas foram, ali&aacut (…)

Qual é o meu lugar de fala?

Genildo Firmino Santana

Mestre em Filosofia da Educação pelo Prof- Filo da UFPR. Graduado em Filosofia pela FAFIC e Pós-graduado em História do Brasil pela FAFOPAI. Professor na Escola Dom Bosco/PE e na FASP.

28/02/2024 • Coluna ANPOF

Reflexão feita a partir do livro O que é Lugar de Fala?, de Djamila Ribeiro O poeta russo Tolstoi diz em um de seus poemas: “Eu vejo o mundo a partir do jardim de lá de casa.”  Advoga o poeta, com essa assertiva, o lugar onde se põe para contemplar o mundo. Também para no mundo influir. Não s& (…)

Pessoas não são números!

Gabriel S. Suzart

Mestrando em Filosofia pela UFBA

27/02/2024 • Coluna ANPOF

Encontra-se popularmente, e infelizmente, parcialmente no âmbito acadêmico, bem como em outros contextos, um discurso meritocrático que sugere que todos têm as mesmas oportunidades de crescimento, como se estivessem no mesmo patamar educacional, existencial e familiar, entre outras dimensões. Há uma discussão (…)

As universidades deveriam se engajar mais contra o novo ensino médio e outras pautas políticas

Newton Pereira Amusquivar Júnior

Mestre e Doutor em Filosofia pela Unicamp; Pós-Doutorando em Filosofia pela Unifesp

22/02/2024 • Coluna ANPOF

Em 2017, o governo nada democrático de Michel Temer realizou, por meio de decreto, a famigerada Reforma do Ensino Médio contendo diversas atrocidades contra a educação. Pouco se reagiu contra isso e, talvez por essa passividade, o Novo Ensino Médio foi implementado a partir de 2022 em todo o país. Entre os divers (…)

A busca por uma hermenêutica universal

Janessa Pagnussat

Doutoranda em Filosofia (UFSM) e professora de Filosofia (UFN)

20/02/2024 • Coluna ANPOF

A hermenêutica surge como uma teoria da interpretação que objetiva a busca pelo significado através de uma análise filosófica e metodológica. Também chamada de "arte ou técnica da interpretação" remete ao termo grego hermeneuein que significa expressar, explicar, traduz (…)