COLUNA ANPOF: um projeto de debates entre a filosofia e a experiência contemporânea.

22/09/2016 • Coluna ANPOF

A ANPOF publicará, em caráter experimental, até seu Encontro Nacional, uma coluna diária com articulistas convidados e textos enviados e aprovados por sua Comissão Editorial: a COLUNA ANPOF. Nosso objetivo é estabelecer um espaço de debate qualificado sobre a complexidade dos problemas e da experiência contemporânea, estimulando a filosofia a ampliar sua articulação com esse contexto.

O Brasil conta hoje com uma ampla comunidade filosófica, cujo amadurecimento não se pode conceber dissociado da ampliação de sua interlocução com a sociedade, com a ciência, com a cultura e as artes. Para além disso, a facilidade de acesso a novos meios de comunicação que se observa hoje não se faz necessariamente acompanhando o amadurecimento e qualificação deste debate. Pelo contrário, estes meios têm muitas vezes estimulado a circulação ou consolidação de posições sem uma reflexão sustentada e plural. Essa perspectiva nos levou a convidar vários colegas de diferentes locais, opiniões e contextos para colaborarem no início desse projeto. Propôs-se inicialmente a todos que colaborassem com textos voltado a temas atuais, políticos, econômicos, culturais, definidos segundo seu interesse. A COLUNA está também aberta a outros colaboradores que queiram nos enviar seus artigos.

A marca mais fundamental do desse projeto é justamente sua amplitude e pluralidade na abordagem de temas contemporâneos. Os artigos são todos assinados e de inteira responsabilidade de seu autor. Os leitores poderão reagir aos textos publicados enviando artigos de debate ou comentando no Facebook e no Tweeter da ANPOF.

Através dessa iniciativa a ANPOF pretende colaborar para a realização de um papel central que lhe foi atribuído pela comunidade acadêmica da área de filosofia ao longo destas mais de três décadas de sua história: a integração e qualificação de um debate filosófico qualificado do ponto de vista de sua fundamentação, mas atual e integrado ao contexto singular de nossa experiência.

Agradecemos a todos os colaboradores e colunistas que aceitaram essa provocação e que tornam possível o início desse trabalho.

Bom debate a todos/as!

22 de Setembro de 2016.