É possível uma filosofia brasileira?
Marcos Antônio Alves
Professor de Filosofia (UNESP)
28/08/2023 • Coluna ANPOF
Algo vem mudando na comunidade filosófica nacional. A tradição de pesquisa baseada em análises hermenêuticas e de comentários de grandes nomes da história da filosofia, embora ainda permaneça dominante e seja de grande valia e relevância, vem abrindo espaço para o surgimento, no Brasil, de uma área de reflexão filosófica feita em primeira pessoa. De início modesta e reservada a pequenos nichos, essa área vem se ampliando, nos últimos anos.
Os adeptos dessa metodologia não visam a comentar as propostas de filósofos, incluindo os considerados tradicionais, sem, no entanto, desmerecê-los ou menosprezá-los, nem mesmo dar suas respostas, através das citações de outros. Buscam, em boa parte das vezes, a partir de uma abordagem interdisciplinar e com o uso de ferramentas conceituais contemporâneas, oferecer respostas próprias a questões filosóficas, muitas delas tradicionais. Nesse sentido, são as suas propostas que devem ser comentadas, analisadas e avaliadas.
É nesse contexto que a Trans/Form/Ação, revista de filosofia da Unesp, publica este fascículo Especial, valorizando e apoiando a reflexão própria sobre questões filosóficas, em função de uma perspectiva de pensadoras/es brasileiras/os, desafiadas/os a publicar textos com pensamento em primeira pessoa, sem que se baseassem na citação, interpretação ou divulgação de outros autores, ou de suas ideias.
O fascículo, seguindo a linha editorial da revista, buscou ser o mais equânime possível na distribuição de gênero e de proveniência geográfica. Buscamos a socialização do conhecimento produzido, sem distinção de gênero, raça, localização geográfica, bem como preferências ideológicas, linhas de pensamento, áreas de pesquisa ou metodologias filosóficas. Apesar disso, o rol de textos aqui publicados possui, em boa parte, um direcionamento de pesquisa voltado à linha mais analítica. Não desconsideramos ou desconhecemos a existência de outras frentes, com diferentes objetivos e perspectivas das oferecidas aqui, na discussão e contribuição para a composição de uma filosofia brasileira ou de um pensamento autoral. Mas foi necessária uma escolha, por questões diversas. Continuamos abertos a outras propostas de edições especiais e também de submissão de artigos para os números regulares.
O fascículo em voga é constituído de 18 artigos e 23 comentários. Os textos possuem duas naturezas. A primeira delas são produções que discutem a concepção, a possibilidade, condições para a existência de uma filosofia brasileira. A segunda, com reflexões sobre temas e problemas filosóficos em boa parte das áreas da filosofia, tais como ética, metafísica, epistemologia.
Em suma, este fascículo teve como finalidade reunir pensadoras e pensadores em vistas de alavancar a ideia de uma filosofia nacional que pense problemas a partir de uma perspectiva que considere também o contexto no qual vivemos, procurando entender e propor soluções para questões nossas, em busca de uma identidade nacional, de um pensamento autônomo e independente, somando-se aos estudos já consagrados na filosofia feita no Brasil, de cunho mais historiográfico.
É com esse intuito de contribuir para o fortalecimento de uma identidade nacional que este fascículo é apresentado, inaugurando as comemorações do jubileu de ouro da Trans/Form/Ação, que, em 2024, completa 50 anos de existência. Desejamos, com isso, fazendo jus ao seu próprio nome, transformar, sem a necessidade de destruir, o pensamento nacional, em vistas de nossa inserção propositiva no cenário filosófico mundial.
Para ler o fascículo, acesse:
ALVES, M. A. Apresentação. Trans/Form/Ação: Revista de filosofia da Unesp, v. 46, Número especial “Filosofia Autoral Brasileira”, p. 09- 22, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46esp1.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14819.
Trans/Form/Ação: Revista de filosofia da Unesp, v. 46, Número especial “Filosofia Autoral Brasileira”, 680 p., 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/index.