Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Sobre a relevância da consciência histórica acerca das "ÁFRICA´S" no fortalecimento da consciência negra | Especial Novembro Negro

Manuel Cochole Paulo Gomane

Doutorando em Filosofia UFBA e Professor Substituto no Instituto Federal Baiano

18/11/2024 • Coluna ANPOF

GT Filosofia e Raça Bénédicte Savoy (2021) afirma que há 40 anos a Europa já discutia a restituição de acervos museológicos coloniais à África. Os debates não chegaram a lugar algum. Foram esquecidos ou, melhor dizendo, foram recalcados com sucesso. Acredito que o maior tem (…)

Por que a interseccionalidade deveria interessar à filosofia? | Especial Novembro Negro

Rahfa Borges da Silva Vitorio

Mestranda em Filosofia na UFBA

15/11/2024 • Coluna ANPOF

GT Raça, Gênero e Classe Este texto, escrito em tempos de pandemia e de desesperança, agora recebe nova roupagem e sai do armário como uma resposta ao pensamento fascista vindo (não surpreendentemente) de alguns acadêmicos ditos de esquerda, que culpam o fantasma do identitarismo pela ascensão da direita. (…)

O devir negro do mundo: a questão palestina de acordo Habermas e Forst um ano depois

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

13/11/2024 • Coluna ANPOF

Há aproximadamente um ano, Habermas, Forst, Nicole Deitelhoff, e o jurista Kalus Günther escreveram uma carta pública em 13/11/2023 na qual defendiam princípios gerais inquestionáveis, como a solidariedade com o povo judeu em Israel e na Alemanha. Nesta mesma carta sustentaram o direito de Israel de contra atacar o Hamas, (…)

Impactos negativos sutis do apoio da indústria à ciência

Pedro Bravo

Professor Adjunto de Epistemologia e Filosofia da Ciência na Universidade Federal do ABC (UFABC); membro do GT de Epistemologia Analítica da Anpof

12/11/2024 • Coluna ANPOF

GT Epistemologia Analítica De acordo com uma visão comum, o impacto negativo do apoio da indústria à ciência se exemplifica nos célebres e amplamente documentados casos de fraude e má conduta na pesquisa. Se nos restringimos a essa visão, porém, não conseguimos entender qual problema (…)

Arte-educação: o potencial estético-político em Rosana Paulino na redação do Enem | Especial Novembro Negro

Alice Lino

Professora na Universidade Federal de Rondonópolis e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso

12/11/2024 • Coluna ANPOF

Reprodução da página da redação do Enem 2024. Fonte: G1 Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 3,1milhões (Inep) de estudantes tiveram que dissertar sobre os desafios enfrentados para a valorização da herança africana no Brasil. Dentre os argumento (…)

Vini Jr e o "problema" do racismo | Especial Novembro Negro

Silvana Souza Ramos

Professora (USP)

Diogo Francisco de Oliveira

Mestrando em Ética e Filosofia Política na USP

11/11/2024 • Coluna ANPOF

GT Raça, Gênero e Classe Pode a pessoa negra se indignar? Na última semana, Vini Jr, atacante do Real Madrid e vencedor da Champions League, decidiu boicotar a cerimônia de entrega do prêmio Bola de Ouro, evento criado pela revista France Footbal há quase 70 anos, por não concordar com os critérios (…)

Radar Filosófico - A parrhesia sob o olhar de Foucault

Vanessa Kiewel Cordeiro

Doutoranda em Filosofia pelo PPG Metafísica da UnB

05/11/2024 • Coluna ANPOF

O artigo A parrhesia sob o olhar de Foucault explora a análise foucaultiana do conceito de parrhesia no contexto filosófico e histórico. Parrhesia, do grego, significa a fala da verdade. Nosso foco é a visão de Michel Foucault sobre esse conceito, especialmente em suas aulas e escritos finais entre 1980 e 1984. Relacion (…)

Antônio Cícero, esse nosso estoico

André Ricardo Dias

Professor de Filosofia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

29/10/2024 • Coluna ANPOF

Na obra de Antônio Cícero a filosofia e o seu estudo ganharam espaço próprio e através do cinema, da literatura e da música. No livro Poesia e filosofia (2012), diz: “A poesia está no poema; a filosofia está nas ideias”. Ali, discorre sobre a materialidade da poesia e o caráter dis (…)

Oswald é nosso

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e coordenador do GT Poética Pragmática (UFBA)

24/10/2024 • Coluna ANPOF

O último dia 22 de outubro marcou os 70 anos de morte do mestre modernista Oswald de Andrade. O que significa que, segundo o art. 41 da lei 9.610/98, a partir de 1º de janeiro do próximo ano sua obra entrará em domínio público. Dez anos antes, o autor estava às portas da ruptura com o Partido Comunista Br (…)

A falácia do militante total ou do engodo foucaultiano

Wendel de Holanda P. Campelo

Doutor em Filosofia pela UFMG e professor adjunto de Filosofia do IFPA

17/10/2024 • Coluna ANPOF

Neste breve ensaio, irei comentar um pouco sobre o que chamo de "falácia do militante total" e suas implicações nas práticas políticas ordinárias, para além das institucionais. Nomeio também essa falácia de "engodo foucaultiano" justamente porque está baseada num fa (…)