Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Biden, Brasil, Ubuntu

15/12/2020 • Coluna ANPOF

Leonardo G. S. Videira Em seu discurso de reconhecimento da vitória eleitoral, no sábado em que a eleição foi dada como vencida (07/11), Joe Biden, disse “[...] eu prometo ser um presidente que busca não dividir, mas unificar; que não vê estados azuis ou vermelhos, mas apenas os Estados Unidos.&rdq (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Do contrato social ao contrato epistêmico-racial"

10/12/2020 • Coluna ANPOF

Manoel Pereira Lima Junior 1 Em filosofia, as teorias sobre o contrato social têm lugar de destaque ao se referirem às dimensões moral e política da vida humana. Mas, e se falássemos que o contrato social implica em um contrato epistêmico, isso causaria “espanto filosófico”? Provavelmente, sim (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Oyèrónké Oyewùmí: tecituras filosóficas comprometidas com a decolonialidade"

08/12/2020 • Coluna ANPOF

As tecelãs em um contínuo movimento de vai e vem produzidos por seus pés que sobem e descem sobre os pedais do tear, possuem o poder de (des)fazer, fiar e construir os mais diversos tipos de tecido. Invoco essa imagem no intuito de convidá-la(lo) a ler esse texto com outros ouvidos e a (des)enrolar e (inter)ligar os fios que t (…)

Internacionalização na pesquisa acadêmica ? Precisamos discutir que internacionalização queremos (1)

03/12/2020 • Coluna ANPOF

“Há 34 anos (2) atrás quando entrei no curso de filosofia da UFRJ, a primeira coisa que os colegas me falaram era que tinha que ler os filósofos na sua língua original. Como eu havia começado a estudar Immanuel Kant, o natural fosse que me matriculasse no curso de alemão. No mestrado, regularmente em encont (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "A galinha d'Angola interroga a coruja de minerva"

30/11/2020 • Coluna ANPOF

Luís Ferrara (1) Hoje o terreiro tá cheio! É melhor colocar mais água no feijão e dar uma boa refogada na galinha.... Põe bastante alho, que o tempero tem que ficar bom. O pessoal do samba já tá chegando, a cerveja tá no ponto, acende a vela e derrama a cachaça pro santo que eu n&at (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Estética e Filosofia da Arte Africana e a Legitimidade das Pesquisas em Teorias Africanas"

26/11/2020 • Coluna ANPOF

Naiara Paula Eugenio                             Ladimi Oke (à direita) observa seu pai Gbetu Asude (à esquerda), trabalhando em uma figura em latão. Ilé-Ifè, Nigéria, 1971. Foto de Babatunde Law (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "O que podemos aprender com os quilombos"

24/11/2020 • Coluna ANPOF

Aline Cristina Oliveira do Carmo e Daniel de Souza Quilombos não são comunidades de escravos fugidos. Insistir no termo “escravo” é permanecer na narrativa de negação de nossa humanidade, de nossa liberdade. Fanon ensina que o processo colonial desumaniza não apenas colonizados, mas também c (…)

O futuro é ancestral

23/11/2020 • Coluna ANPOF

Katiúscia Ribeiro, mestra e doutoranda em Filosofia Africana pela UFRJ.   "Se você esquecer, não é proibido voltar atrás e reconstruir” Provérbio africano   A filosofia da ancestralidade está na confluência do pensamento contemporâneo sobre humanidade. No (…)

A educação como recusa do servir: uma crítica à militarização das escolas

19/11/2020 • Coluna ANPOF

Willian Bento Barbosa. (Professor da SEED/PR - Doutorando em Filosofia pela UNIFES) Desde que o governo de Bolsonaro assumiu a presidência, junto ao elogio da ditadura, da censura e da tortura, do negacionismo científico e revisionismos da história, junto aos ataques às universidades, ele acenou à imposiç&atild (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "O que Zumbi e outrxs quilombistas têm a nos dizer?"

17/11/2020 • Coluna ANPOF

  Lorena Silva Oliveira doutoranda em Filosofia pelo PPGF-UFRJ. Pesquisadora associada ao NEAB-UFU   Leitoras e leitores, será que vocês já levantaram o seguinte problema: “Como a população negra brasileira sobrevive a tantas formas estatais de fazer morrer[1]?”. Pois bem, caso n&at (…)