Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


A história da filosofia e as obras escritas por mulheres: uma nota metodológica

Nastassja Pugliese

FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ

07/03/2019 • Coluna ANPOF

Por isso, na pesquisa sobre as obras filosóficas clássicas escritas por mulheres, se impõe a reflexão sobre as condições materiais, sociais e políticas do processo que se inicia no fazer filosófico e se concretiza na entrada das obras para a história. A exigência dessa reflexão p (…)

REDE DE SENTIDOS E CAMELOS DO ALCORÃO

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

31/01/2019 • Coluna ANPOF

Quando João Gilberto mostrou seu novo e sofisticado jeito detocar violão a Tom Jobim, pela primeira vez, Tom perguntou:“o que é isso, João?”. “Tirei dos requebros das lavadeiras deJuazeiro”, respondeu João Gilberto. Já foi muito comentada a citação de Jorge Luís Borges, que reverberou Gibbon, segundo o qual não havia menção a came (…)

BRUMADINHO E A URGÊNCIA DA RESPONSABILIDADE

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

26/01/2019 • Coluna ANPOF

O acidente de Brumadinho é mais uma página trágica do modelo de desenvolvimento que vem sendo implantado no Brasil, sob as bravatas daqueles que consideram a parca e frágil legislação ambiental um obstáculo para o progresso. Esse modelo, que transformou a própria ideia de crescimento& (…)

Notas sobre “A filosofia como coisa civil”

Ivan Domingues

UFMG

21/12/2018 • Coluna ANPOF

Gostei muito do livro A filosofia entre nós, cuja leitura terminei na última semana. Conforme disse ao autor, em mensagem pessoal, depois de ter vencido as primeiras páginas, eu muito lamentava o fato de só ter tomado conhecimento do livro 13 anos depois da publicação: foi em 2005 e estamos em 2018! Eu fiquei (…)

A Filosofia é Mais um Exercício do que um Conteúdo (1)

Ernst Tugendhat

Um dos mais importantes filósofos do nosso tempo, nascido em 1930, ensinou a maior parte da carreira na Alemanha,
mas também, por algum tempo, no Brasil, onde, entre seus colegas brasileiros, deixou vários amigos e admiradores de seu trabalho

07/12/2018 • Coluna ANPOF

Participei de uma tentativa de discutir o problema de como ensinar filosofia, no encontro nacional da Anpof, em Caxambu, Minas Gerais, anos atrás. Eu havia tido uma experiência relativamente ruim com o ensino da filosofia na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde estive trabalhando por algum tempo. Meu am (…)

POR UM KANTISMO PRAGMATISTA (EM CONTRAPONTO À PROPOSTA DE CRISÓSTOMO)

André Berten

Professor Emérito do Institut Supérieur de Philosphie de l'Université Catholique de Louvain,
Pesquisador Visitante no Programa de Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea da UFBA

01/11/2018 • Coluna ANPOF

Gostaria de explicar, em contraponto à proposta de Crisóstomo, (2) por que eu sou um “kantiano pragmatista”. Não apenas por interesse acadêmico, nem para tomar partido teoricamente num debate metafísico ou epistemológico. Vou, antes, tentar explicitar por que minha posição filos&oacu (…)

Por um Ponto de Vista Prático-Poiético, Produtivo, Nosso, em Filosofia (aqui em diálogo crítico-reconstrutivo com Marx)

José Crisóstomo de Souza

27/09/2018 • Coluna ANPOF

Apresentação Na Coluna Anpof, em dezembro de 2016, nos começos da gestão da atual diretoria, encabeçada por Adriano Correia, iniciou-se uma rodada de discussões sobre o reconhecimento e a formulação do desafio de fazer filosofia no Brasil, desafio que talvez para alguns nem se ponh (…)

Os Programas Profissionais e a Formação dos Professores de Filosofia

Evanildo Costeski

Coordenador de Programas Profissionais (UFC)

12/09/2018 • Coluna ANPOF

Os Programas Profissionais constituem uma das principais mudanças da Capes neste início do século XXI. Quando se fala em programas profissionais, surge a inevitável pergunta: qual seria a diferença em relação aos programas acadêmicos? Uma resposta foi dada por Renato Janine Ribeiro ain (…)

Proposta de Trabalho da Coordenação de Área da Filosofia: Avaliação CAPES Quadriênio 2018-22

Evanildo Costeski

Coordenador de Programas Profissionais (UFC)

Nythamar de Oliveira

Coordenador de Área(PUCRS)

Marcia Zebina

Coordenadora Adjunta(UFG)

24/05/2018 • Coluna ANPOF

Antes de mais nada, gostaríamos de manifestar o nosso agradecimento às colegas e aos colegas que apoiaram as nossas candidaturas e à toda comunidade filosófica que será agora por nós representada nesses processos avaliativos junto à CAPES. Em particular, gostaríamos de agradecer aos P (…)

Filosofia, ciência e método na revolução teórica de Marx

João Quartim de Moraes

Unicamp

18/05/2018 • Coluna ANPOF

“[...] minhas ideias, qualquer que seja o juízo que mereçam, e por muito que se choquem com os preconceitos interesseiros das classes dominantes, são o fruto de longos anos de conscienciosa investigação. E à porta da ciência, como à porta do inferno, deveria estampar-se esta divisa: (…)