Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Possíveis caminhos para o ensino de Filosofia

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

24/02/2023 • Coluna ANPOF

O novo ensino médio (NEM) completa, em 2023, 6 (seis) anos de aprovação. Sem dúvida, ele já é uma realidade em todos os estados, afetando o cotidiano de milhões de estudantes e professores em todo o país. Como se sabe, as mudanças foram estruturais.  Desde a aprovação da (…)

O que é Pânico Civilizacional? Novos contornos e articulações a um conceito, em resposta a Murilo Seabra e Arthur Dantas

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

22/02/2023 • Coluna ANPOF

Em dezembro, publiquei uma coluna sobre a relação entre o que chamo de pânico civilizacional e a educação. Recentemente, esse texto recebeu uma interessante resposta de Murilo Seabra e Arthur Dantas. Nela, os autores se dedicam a radicalizar o conceito de pânico civilizacional. O mais importante do texto de Seab (…)

Futebol, Neokantismo e Sexismo

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

16/02/2023 • Coluna ANPOF

Mês passado, um texto da colunista do UOL, Milly Lacombe, provocou reações acaloradas. Por exemplo, no programa, “Os Donos da Bola”, o ex-jogador de futebol e hoje comentarista, Neto, sugeriu que Lacombe fez uma “lacração”. O texto em questão propõe uma explicação para (…)

De corpos e sonhos; de pobres e ricos...

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

14/02/2023 • Coluna ANPOF

Corpo e pensamento constituem os meios de acesso do indivíduo ao mundo que não é si próprio. O cuidado com o corpo é necessário do mesmo modo que o cuidado com o pensamento. Saúde física e saúde psíquica e intelectual são necessárias quando se objetiva um tipo de ser huma (…)

(Ainda) sobre a polêmica dos videogames como esportes

Guilherme Foscolo

Prof. Filosofia/UFSB e membro do GT de Estética

Nicolau Spadoni

Doutorando em German Studies/Cornell University

12/02/2023 • Coluna ANPOF

A polêmica que se movimentou desde a terça-feira, dia 10 de janeiro – quando a Ministra do Esporte, Ana Moser, declarou que e-sports não são esportes, mas entretenimento – encontrou tal ressonância nas mídias sociais que lembrou outra do início do século XXI, quando o crítico de cin (…)

O traço pedagógico da filosofia

Janilce Silva Praseres

Pós-doutoranda em Filosofia na Universidade da Beira Interior

06/02/2023 • Coluna ANPOF

“Para ensinar sempre é necessário amar e saber; porque quem não ama não quer; e quem não sabe não pode.” Padre António Vieira No grego, a palavra «filosofia» traduz «amor à sabedoria», philia sophias. «Segundo uma tradição referida p (…)

Os Yanomami são um paradigma ético mundial: salvemo-los agora!

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

06/02/2023 • Coluna ANPOF

Texto publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 6/2/2023, em parceria com a nossa coluna Anpof. As cenas são perturbadoras e nos enchem o coração de dor e indignação. Indígenas esquálidos, famintos e doentes, de quem foi retirada a mínima possibilidade de sobrevivência (…)

Radicalizando Fernando Sá Moreira: Não Existe Descolonização Parcial

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

25/01/2023 • Coluna ANPOF

Em um brilhante artigo publicado recentemente na Coluna Anpof, Fernando de Sá Moreira tenta assegurar a comunidade brasileira dominante de filosofia acadêmica de que ela não precisa se alarmar tanto com as recentes críticas ao colonialismo epistêmico: o fato de que há um número crescente de pessoas perguntan (…)

Esportes, E-sports e engenharia conceitual

Deiver V. de Melo

Mestrando em Filosofia (Unicamp)

25/01/2023 • Coluna ANPOF

A discussão em torno dos e-sports ganhou espaço após a declaração da atual ministra do esporte, Ana Moser, de que eles não constituiriam um esporte e, portanto, não seriam de responsabilidade da pasta. Ela também chegou a comparar o treino dos (supostos) atletas a ensaios de músicos – c (…)

A filosofia tem que ser mais do que homens brancos

Aline Matos da Rocha

Doutora em Filosofia (UnB)

15/12/2022 • Coluna ANPOF

"Philosophy has to be about more than white men. In: The Guardian, 2015" [1].  Texto de Minna Salami. Tradução para uso didático de Aline Matos da Rocha Por todo o país, estudantes têm “desmantelado a casa do senhor”. Eles/elas não estão esmagando os departamentos de seus co (…)