Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Pandemia como um fenômeno moral: justiça e condições de escassez*

Evandro Barbosa

Professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

28/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof *Agradeço às minhas alunas, Thaís e Celina, e aos meus alunos, Fernando, Maurício, Sérgio e Guilherme, pelas discussões sobre o tema em nossa disciplina Ethics during Pandemic Times: Some Guidelines. Para mais material sobre o tema, confira www.pandemi (…)

Caetano pode pautar a Filosofia Brasileira?

José Crisóstomo de Souza

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA

27/09/2022 • Coluna ANPOF

Pode. Caetano Veloso começou a cursar filosofia na UFBA em 1963, deixou em 1964, em 1998 foi sagrado ‘doutor’ honoris causa por essa universidade, pela de Rosario em 2014, pela de Salamanca em 2022, por indicação do Departamento de Filosofia. A gente sabe que Caetano é um grande compositor pop, com muita arte e mui (…)

Besteira, cinismo e fake: modos de combate

Benito Eduardo Araujo Maeso

Professor do IFPR; Professor Colaborador do PGFILOS-UFPR

21/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Se é papel da filosofia combater à besteira, o que fazer numa sociedade na qual o fake (a besteira no maior grau imaginado) virou sinônimo de verdade?  Alguns passos conceituais são necessários para estabelecer o campo de análise do problema que (…)

Epistemologias Feministas: Diálogos Convergentes

Janyne Sattler

Profa. UFSC, integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês

16/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Não tem mais volta. A conversa epistemológica entre as filósofas ganhou muita força e amplitude nos últimos anos – manifestamente no Brasil. De um momento de aprendizado a uma complexificação textual e temática, as epistemologias fe (…)

Filho Feio não tem Pai: Notas para uma História da Filosofia do Racismo

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

15/09/2022 • Coluna ANPOF

No Brasil, durante muito tempo temos feito história da filosofia. E não sem certo orgulho. E há quem defenda que esta seria, na verdade, nossa tarefa e vocação: fazer uma excelente história da filosofia para, quem sabe, um dia, fazer filosofia “de verdade”. É certo que esse é um argument (…)

Democracia e Discussão: uma leitura weiliana

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Professor Associado da NOVA FCSH. Coordenador do Doutoramento em Filosofia e do Mestrado em Ensino de Filosofia

14/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Na prática e na teoria, a democracia atravessa uma verdadeira crise, que não parece prestes a ser ultrapassada. Os grandes conceitos fundadores, do povo à vontade geral, tornaram-se polémicos. A contradição entre o uso recorrente do termo como mitologe (…)

Como escrevem e falam os filo-papers?

Fran de Oliveira Alavina

Professor da UFVJM (Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

13/09/2022 • Coluna ANPOF

Sabemos que os filósofos escrevem e falam muito. Laconismo não costuma ser uma característica dos pensadores (e cá estou eu, escrevendo/falando sobre o escrever e o dizer, apressadamente, encarnando a fatalidade do título). No mundo da confusa babel midiática, caímos – rapidamente – na sedutora (…)

Os três tópicos da filosofia de Epicteto

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

09/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Meu minicurso sobre os três tópicos da filosofia de Epicteto será uma oportunidade para vislumbrar em certo detalhe alguns aspectos do pensamento filosófico romano. O pensamento filosófico em Roma costumava ser, até cerca de uma década atrá (…)

A posição social no Brasil como arma política

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

08/09/2022 • Coluna ANPOF

A edição de 2021 do relatório sobre riqueza global feito pelo banco Credit Suisse, mostra que o Brasil não somente permanece como um dos países mais desiguais do mundo, como ainda essa situação vem se agravando. “A desigualdade de riqueza é alta na América Latina, especialmente no Brasi (…)

A doutrina dos tópicos na Lógica antiga e medieval

Jorge Alberto Molina

Professor da Universidade Estadual de Rio Grande do Sul

05/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof A origem da doutrina dos tópicos se encontra principalmente nos Tópicos e na Retórica de Aristóteles. Esses dois textos correspondem a duas disciplinas diferentes que, porém, Aristóteles considerava estreitamente ligadas: a Dialética e a Retór (…)