Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Sobre a importância da filosofia na formação básica

Edgar de Brito Lyra Netto

Doutor em Filosofia PUC-Rio

02/12/2016 • Coluna ANPOF

Tenho acompanhado as postagens na Coluna ANPOF, especialmente aquelas que tratam do ensino de filosofia, de sua obrigatoriedade no ensino médio e das atuais relações entre política e educação. Meu lugar de fala é o de um acadêmico que, há algum tempo atento às realidades da educaç (…)

DE COMO AINDA NÃO FAZEMOS FILOSOFIA MAS BEM PODEMOS COMEÇAR A FAZER

José Crisóstomo de Souza

01/12/2016 • Coluna ANPOF

Como então vamos finalmente fazer filosofia no Brasil? Se depender do incentivo da Anpof, vamos sim. É o que pode ser entendido nas linhas gerais do seu projeto para uma coluna de debates entre filosofia e contemporaneidade. Pois, a propósito dessa mobilizadora e já tão bem sucedida proposta, a Anpof apresenta, para seu (…)

Uma velha pergunta: por que os intelectuais odeiam o capitalismo?

Andrea Faggion

28/11/2016 • Coluna ANPOF

Como era previsto, a morte do ditador cubano Fidel Castro desencadeou entre intelectuais profissionais uma série de malabarismos retóricos para justificar, ou, ao menos, desculpar as violações de direitos humanos sob seu governo. “Se não fosse pela ameaça ianque, não precisaria ter sido assim”; “se n&at (…)

A ATUALIDADE DA FILOSOFIA DE HANS JONAS NO BRASIL DIANTE DA DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL POR PARTE DO ATUAL GOVERNO

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

24/11/2016 • Coluna ANPOF

As maravilhas naturais de fauna e flora do Brasil são cantadas em verso e prosa ao redor do mundo e vêm despertando interesses de todo tipo ao longo da história. A grande e variada extensão de nossas terras inclui seis biomas terrestres e um marítimo, diversos climas, um imenso potencial hídrico, uma riqueza miner (…)

A democracia sob risco

Susana de Castro

UFRJ/PPGF – Coordenadora do GT Filosofia e Gênero da Anpof
Integrante do GT Filosofia e Gênero

22/11/2016 • Coluna ANPOF

Quarta feira, dia 16 de outubro, um grupo de cerca de 50 manifestantes invadiu o plenário da Câmara dos Deputados. Os celerados rasgaram a bandeira nacional e, aos gritos, pediram a intervenção militar sob a alegativa de que os parlamentares estariam, pasmem!, implantando o comunismo no país. O episódio foi de tod (…)

Neoliberalismo, Soberania e Representação Política em Reconstrução Normativa

Nythamar de Oliveira

Coordenador de Área(PUCRS)

14/11/2016 • Coluna ANPOF

O que possivelmente ligaria o alto número de abstenções, votos nulos e brancos nas últimas eleições (maior, em muitas capitais do Brasil, do que o número de votos logrados pelo prefeito eleito) aos protestos anti-Trump logo após as eleições presidenciais nos EUA, e à onda de cre (…)

Sobre a esquerda

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

14/11/2016 • Coluna ANPOF

O uso é a marca do significado diria Wittgenstein. O uso de um termo pode se tornar difuso ao longo da história, sobretudo quando se trata de um termo como o termo esquerda cujo alcance é capaz de transpassar meridianos. Desde a sua origem na revolução francesa aos dias de hoje o uso do termo esquerda nunca se mostrou u (…)

A tortura é a razão

Edson Teles

11/11/2016 • Coluna ANPOF

“Autorizo expressamente que a Polícia Militar utilize meios de restrição à habitabilidade do imóvel, tal como suspenda o corte do fornecimento de água, energia e gás. Da mesma forma, autorizo que restrinja o acesso de terceiros, em especial parentes e conhecidos dos ocupantes, até que a ordem (…)

A voz das invisíveis: notas sobre gênero e filosofia

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

11/11/2016 • Coluna ANPOF

Estimulada pelo excelente artigo de Maria Isabel Limongi sobre filosofia e desigualdade de gênero, recém publicado nesta coluna, que tem se mostrado espaço aberto e profícuo de debate, e por considerar este tema de suma relevância, ouso apresentar aqui minha contribuição em algumas notas mais. Parece-me que (…)

Do governo dos riscos e das crises

Edson Teles

10/11/2016 • Coluna ANPOF

No mundo contemporâneo as democracias tornaram-se o regime politico consensual, com a mais apropriada forma de relações respeitosas e fundamentadas e garantidas pelos direitos inscritos em uma Constituição. A ação política democrática se daria dentro dos parâmetros estabelecidos por leis (…)