Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Sociedade de dois pesos e duas medidas

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

14/07/2022 • Coluna ANPOF

Existe uma grande diferença entre como o judiciário deveria se portar e como ele de fato se porta. Ele deveria julgar os membros das classes alta e baixa com o mesmo rigor. No entanto, o fato é que ele julga os membros das classes altas com mais leniência e os membros das classes baixas com mais severidade. A mesma coisa po (…)

Filosofia enraizada, será?

Carlo Zarallo Valdés

Professor de Filosofia; Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

07/07/2022 • Coluna ANPOF

Pensamento, sabedoria, não pode ser tocado, não pode ser visto; mas pesa. Pesa e repousa sobre o solo estendido da terra. Do mesmo jeito que a vida nasce, e a morte volta para ela. Pesa tanto que cria raízes, se conecta e se torna múltiplo. Se move, transforma; a sabedoria pesa e nos exorta. Talvez seja melhor não v&eci (…)

Um ano sem Luiz Roberto Monzani (1946-2021)

Weiny César Freitas Pinto

Professor do Curso de Filosofia e do Curso de Pós-graduação em Psicologia da UFMS

06/07/2022 • Coluna ANPOF

Para Josette Monzani, com carinho e gratidão. [1]  O ano de 2021 foi particularmente duro para a comunidade filosófica brasileira, um período marcado por perdas severas: Roberto Machado, Roberto Romano, Arthur Giannotti, Luiz Roberto Monzani nos deixaram. Hoje se completa exatamente um ano que estamos sem Monzani e, no moment (…)

A política não cabe na urna

Mariana de Mattos Rubiano

Licenciada em Ciências Sociais e Filosofia. Mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na New School for Social Research (NY). Pós-doutora em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

06/07/2022 • Coluna ANPOF

Este texto foi publicado em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil Discutir sobre o cenário político brasileiro atual é angustiante e desafiador uma vez que envolve tantas questões em jogo e crises justapostas e entrelaçadas - política, social, econômica, sanitária - massacres, genocídio (…)

160 anos de nascimento do filósofo Farias Brito

Francisco José da Silva

Professor Adjunto do curso de Filosofia (UFCA) e Coordenador da Licenciatura em Filosofia (UFCA)

05/07/2022 • Coluna ANPOF

Introdução  A filosofia deitou no Ceará raízes profundas. A Terra do Sol teve um filósofo que pode ser considerado um dos mais importantes, autênticos e mais originais filósofos brasileiros, Farias Brito. Raimundo de Farias Brito nasceu em 24 de Julho de 1862 em São Benedito (CE), fez seus pr (…)

Uma onda de desistências: o desgosto generalizado nas Universidades

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

01/07/2022 • Coluna ANPOF

Artigo publicado em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil A revista Nature publicou recentemente um artigo com o título “Has the ‘great resignation’ hit academia?”. Em tradução livre, “por que tantos acadêmicos decidem deixar a carreira acadêmica?”. Esse tema também (…)

Filosofia desenraizada: uma resposta a Chitolina

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

30/06/2022 • Coluna ANPOF

Em linhas gerais, um recente texto da coluna da Anpof, intitulado “Filosofia desenraizada: um vício de origem”, do Prof. Dr. Claudinei Luis Chitolina, revive questões já discutidas há tempos, por exemplo, pelos Prof. Dr. José Crisóstomo, Prof. Dr. Julio Cabrera, Prof. Dr. Murilo Seabra, dentre outros, (…)

Filosofia e Democratização do Conhecimento

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

23/06/2022 • Coluna ANPOF

Longe se vai sonhando demais (Caçador de Mim, composição de Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá)    Há alguns dias, meu pneu furou, e fui a uma oficina para consertá-lo. Em lá chegando, havia três ou quatro homens, esfarrapados e besuntados de graxa, ouvindo música. (…)

O que é o tempo?

Aline Karen Cristina Canella

Doutoranda e mestre em Filosofia (PPGFIL/UCS)

21/06/2022 • Coluna ANPOF

Neste espaço [1] abordarei não somente a pergunta “O que é o tempo?”, como também arriscarei ir além. Portanto, a pergunta que tentarei responder nas próximas páginas é: “O que é o tempo e quais as dificuldades de lidarmos, enquanto indivíduos e dentro da filosofia, c (…)

Carolina Maria de Jesus: contribuições para pensar o Brasil

Maísa Martorano Suarez Pardo

Doutora em Filosofia (Unicamp); Pesquisadora Pós-Doutorado Departamento de Filosofia - CECH Universidade Federal de São Carlos

16/06/2022 • Coluna ANPOF

Como eu poderia abordar a obra de Carolina de Jesus sem cair na armadilha de romantizar sua experiência de vida? Como escapar ao conto da mulher negra e pobre que, mãe de três filhos e moradora da favela do Canindé em São Paulo realizou o sonho de se tornar escritora. Esclareço de antemão que, de maneira nen (…)