Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Neoliberalismo, Soberania e Representação Política em Reconstrução Normativa

Nythamar de Oliveira

Coordenador de Área(PUCRS)

14/11/2016 • Coluna ANPOF

O que possivelmente ligaria o alto número de abstenções, votos nulos e brancos nas últimas eleições (maior, em muitas capitais do Brasil, do que o número de votos logrados pelo prefeito eleito) aos protestos anti-Trump logo após as eleições presidenciais nos EUA, e à onda de cre (…)

Sobre a esquerda

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

14/11/2016 • Coluna ANPOF

O uso é a marca do significado diria Wittgenstein. O uso de um termo pode se tornar difuso ao longo da história, sobretudo quando se trata de um termo como o termo esquerda cujo alcance é capaz de transpassar meridianos. Desde a sua origem na revolução francesa aos dias de hoje o uso do termo esquerda nunca se mostrou u (…)

A tortura é a razão

Edson Teles

11/11/2016 • Coluna ANPOF

“Autorizo expressamente que a Polícia Militar utilize meios de restrição à habitabilidade do imóvel, tal como suspenda o corte do fornecimento de água, energia e gás. Da mesma forma, autorizo que restrinja o acesso de terceiros, em especial parentes e conhecidos dos ocupantes, até que a ordem (…)

A voz das invisíveis: notas sobre gênero e filosofia

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

11/11/2016 • Coluna ANPOF

Estimulada pelo excelente artigo de Maria Isabel Limongi sobre filosofia e desigualdade de gênero, recém publicado nesta coluna, que tem se mostrado espaço aberto e profícuo de debate, e por considerar este tema de suma relevância, ouso apresentar aqui minha contribuição em algumas notas mais. Parece-me que (…)

Do governo dos riscos e das crises

Edson Teles

10/11/2016 • Coluna ANPOF

No mundo contemporâneo as democracias tornaram-se o regime politico consensual, com a mais apropriada forma de relações respeitosas e fundamentadas e garantidas pelos direitos inscritos em uma Constituição. A ação política democrática se daria dentro dos parâmetros estabelecidos por leis (…)

Meditações desocupadas sobre ocupações por toda parte

Vinicius Berlendis de Figueiredo

Coordenador Adjunto da Área de Filosofia-Teologia da CAPES e docente do Departamento de FIlosofia da UFPR

10/11/2016 • Coluna ANPOF

aos secundaristas do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, de São José dos Pinhais Cena 1 “Tá comendo?” “Eu? Não.” “Então manda ela embora”. Calma. Se você estiver lendo esse texto, provavelmente não está sob o fio dessa navalha. A Anpof é uma zona de conforto. E m (…)

(Des)caminhos da democracia no Brasil

André Duarte

Filosofia UFPR/Pesquisador do CNPq

10/11/2016 • Coluna ANPOF

A política é o domínio do imprevisível e isto torna a consideração dos caminhos e descaminhos recentes da democracia no Brasil uma tarefa sobremaneira difícil e complexa. Nossos períodos contínuos de plena democracia nunca ultrapassaram mais do que três décadas, e esse déf (…)

Para não dizer que não falei da Economia

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

09/11/2016 • Coluna ANPOF

A justificativa usada pelo Governo Temer na defesa da PEC do Corte de Gastos é a necessidade de combater a crise econômica que herdou das gestões de Dilma. Essa afirmação coloca, de imediato, duas questões que proponho abordar aqui em suas linhas gerais. Em primeiro lugar, a compreensão da natureza e da din (…)

Os primeiros sons do futuro

Rafael Haddock-Lobo

Professor do Departamento de Filosofia e
do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ

09/11/2016 • Coluna ANPOF

Talvez uma das maiores dificuldades para a filosofia seja pensar seu tempo. Poucos filósofos conseguiram realizar isso de modo efetivamente crítico, isto é, sem cair no afã histórico nem no tom profético ou apocalíptico. Isso parece se dar devido à dificuldade que os pensadores têm de se posic (…)

A filosofia e a desigualdade de gênero

Maria Isabel Limongi

UFPR

08/11/2016 • Coluna ANPOF

À Marilena Chaui, com carinho O último encontro da ANPOF abriu-se com uma mesa de discussão sobre gênero e Filosofia, e, com isso, suscitou uma reflexão bastante nova e muito bem-vinda entre nós: como compreender e como lidar com os dados recolhidos por Carolina Araújo (Cf. “Mulheres na pós-gradu (…)