Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


O “hábito da filosofia” (ou sobre a filosofia no Ensino Médio)

Juvenal Savian Filho

Unifesp

07/11/2016 • Coluna ANPOF

Juvenal Savian Filho (Unifesp) O texto de Marcelo Carvalho, publicado na Coluna da Anpof no último dia 02, possui, entre outros, o mérito de tocar em dois temas que a comunidade filosófica brasileira tem valorizado bastante no debate sobre a presença da filosofia no Ensino Médio: (i) o tratamento do ensino/aprendizad (…)

Direito e exceção

Adriano Correia

Professor da UFG, pesquisador do CNPq e presidente da Anpof

04/11/2016 • Coluna ANPOF

Heráclito afirmara, em um dos fragmentos preservados de sua obra, que “é preciso que o povo lute por sua constituição como pelas muralhas” (B44) da sua pólis.Traduzia, assim, a compreensão de que a constituição demarca no espaço físico da pólis o espaço propriamente pol (…)

EDIÇÃO DE GENES E PROBLEMAS MORAIS NA INTERFACE ENTRE BIOÉTICA E NEUROÉTICA

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

04/11/2016 • Coluna ANPOF

No XVII Encontro Nacional da ANPOF ministrei um minicurso sobre Princípios bioéticos e edição do genoma humano. A ideia foi discutir as normas básicas pressupostas pela legislação brasileira que regulamenta pesquisas com seres humanos, a saber, os princípios prima facie do respeito pela autonomia, a (…)

Ensino de Filosofia e Currículo

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

02/11/2016 • Coluna ANPOF

Há muitas perspectivas diferentes no debate sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio. Um dos temas mais relevantes diz respeito à “disciplinaridade” desse ensino, à maneira como a filosofia se faz presente no espaço da escola. Raramente se vê oposição à presença “transversal” do (…)

Uma escola para chamar de nossa

Ronai Rocha

01/11/2016 • Coluna ANPOF

Foi com algum desconcerto que percebi, como sindicalista, nos anos oitenta, que enquanto mantinha meus filhos em escolas públicas, a maioria dos meus colegas tratava de retirar os seus dela, matriculando-os no ensino privado e apostilado que hoje é moda no Brasil. Havia uma defesa da escola pública, por assim dizer, da boca para fora (…)

Em defesa da Torre de Marfim

Andrea Faggion

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Sem dúvida, ética é uma das áreas que desperta maior interesse entre estudiosos de filosofia mundo afora. Como professores universitários, não raro, filósofos se deparam com a incumbência de lecionar sobre ética profissional em disciplinas de serviço para diversos cursos de gradua&ccedi (…)

SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA

Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Nestes tempos obscurantistas, eu gostaria de tentar trazer alguma luz para uma questão permanente para nós, filósofos e professores de filosofia na universidade. A partir de minha experiência docente, tentarei articular uma visão abrangente sobre como ensinar filosofia na graduação. Começarei por dua (…)

O QUE É ENSINAR FILOSOFIA?

Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Nestes tempos obscurantistas, eu gostaria de tentar trazer alguma luz para uma questão permanente para nós, filósofos e professores de filosofia na universidade. A partir de minha experiência docente, tentarei articular uma visão abrangente sobre como ensinar filosofia na graduação. Começarei por dua (…)

Organizar, ocupar e resistir! O ‘lugar’ da reflexão filosófica no protagonismo dos/as estudantes-jovens paranaenses

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

NESEF-UFPR

Edson Rezende Teixeira

NESEF-UFPR

Geraldo Balduíno Horn

NESEF-UFPR

Valéria Arias

NESEF-UFPR

28/10/2016 • Coluna ANPOF

O movimento de resistência protagonizado pelos/as estudantes-jovens paranaenses pode ser considerado um acontecimento único e de grande relevância para a história dos movimentos sociais ocidentais das últimas décadas. Nos anos de 1960 e 1970, o movimento estudantil universitário, mais especificamente, o leva (…)

Desviando o debate: por que retirar a obrigatoriedade da filosofia?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

27/10/2016 • Coluna ANPOF

O governo Temer impõe uma estranha agenda para a filosofia. Discutir a obrigatoriedade do ensino de filosofia, consolidada na LDB, depois de um longo e intenso debate, com pessoas fortemente engajadas com as questões do ensino, não me parece um processo de revisão de certas posições, próprio da democracia, (…)