Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


História da filosofia, cânone e Émilie du Châtelet: algumas considerações gerais e um caso particular

Mitieli Seixas da Silva

Professora do Departamento de Filosofia da UFSM

16/03/2022 • Coluna ANPOF

Poucas vezes a área de História da Filosofia percebeu mudanças tão drásticas e significativas como aquelas a que está sujeita nos últimos anos em nosso país. A mudança atual deve-se, especialmente, à atuação de filósofas e historiadoras da filosofia, que observaram (…)

Nós, os outros: sobre o fracasso na academia

Daniela Lima

Doutoranda em Filosofia (UFF/FAPERJ) e integrante do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Anpof

15/03/2022 • Coluna ANPOF

TUDO OU NADA “[...] cada um tem a sensação de que num único instante vai se decidir sua existência social e intelectual: tudo ou nada” [1], é dessa forma que Didier Eribon descreve, em sua biografia de Michel Foucault, o momento em que os candidatos a uma vaga na École Normale Supérieure se (…)

Mulheres nortistas e nordestinas na Filosofia no Brasil

Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

Profa. Dra. Filosofia (UFAM)

14/03/2022 • Coluna ANPOF

-Por que a Filosofia é bem vinda ao norte e nordeste do Brasil?  Nasci e cresci no norte do Brasil que à época sonhava com modelos econômicos desenvolvimentistas, brincávamos na rua sob os olhares dos nossos pais e ouvíamos vários epítetos em relação ao futuro da pátria-m (…)

Sobre nós, mulheres

Gislene Vale dos Santos

Profa. Filosofia (UFBA)

11/03/2022 • Coluna ANPOF

Cruze as pernas! Moça direita não pode usar essas roupas curtas, minha filha! Menina não fala isso! Menina tem que ter cabelo cumprido. Fulana, não gostaria de ser a secretária de nossa chapa? Você precisa aprender a cozinhar, para não dizerem que sua mãe não te ensinou. Mulher não prec (…)

Qual voz ousaria filosofar?

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

08/03/2022 • Coluna ANPOF

Entre o riso do deboche e o silenciamento do nó na garganta está, quase sempre, a voz frágil e trêmula da aluna de filosofia. A sala é um bloco de uma tradição que lhe pesa, enquadra o seu lugar e direciona seus passos. A porta de saída sempre lhe esteve mais próxima e, muitas vezes, foi motiv (…)

Regeneração

Janyne Sattler

Profa. UFSC, integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês

07/03/2022 • Coluna ANPOF

Talvez no início não tenhamos nos dado conta. Ou tenhamos demorado um bocado para perceber de fato. Era óbvio que tinha alguma coisa estranha, senão errada, mas era difícil saber o que era, e estávamos muito longe ainda de nomear aquela sombra que parecia nos seguir quando líamos as ementas, as listas bibl (…)

A pesquisa histórica em Simone de Beauvoir

Magda Guadalupe dos Santos

Profa. Dra. (PUC/MG/UEMG)

03/03/2022 • Coluna ANPOF

Nas universidades do mundo inteiro, Simone de Beauvoir é lida de distintas perspectivas. Seus escritos são traduzidos do francês para as diversas línguas do Ocidente. Beauvoir esteve também no Japão e na China, nos anos 1960, onde se manifestou sempre crítica ao colonialismo europeu, suas entrevistas e conf (…)

O diálogo e seu potencial transformador para as relações sociais

Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos

Profa. de Filosofia UNEB e doutoranda em Filosofia (Unisinos)

25/02/2022 • Coluna ANPOF

A simples conversação, sem pressa, movimentada pela exposição de experiências de vida, fatos e opiniões, etc, parece ser uma prática com tendência social ao desuso em nossos dias, principalmente entre os mais jovens, fato pode ser explicado, parcialmente, pelo argumento da hipervalorizaçã (…)

O existir das emoções humanas no Pragmatismo

Miriam Barreto

Profa. Filosofia (Uneb) e doutoranda em Filosofia (Unisinos)

21/02/2022 • Coluna ANPOF

As expressões humanas observadas e descritas por estudiosos na área da Biologia, da Neurociência, da Psicologia, da Fisiologia, desencadeiam discussões, possibilitando desenvolver espiral sobre cada aspecto, “fundamentais ou básicas”. Charles Darwin (1809 - 1882) trouxe muitas mudanças para a Hist&oacu (…)

O fim da esfera pública

Felipe Cardoso Silva

Doutorando (Filosofia/USP)

14/02/2022 • Coluna ANPOF

Em sua acepção típica, a esfera pública se caracteriza por três elementos: pelo uso público da razão, através do qual o assentimento é obtido por meio de argumentos; pela exposição livre do debate, na qual se confere visibilidade ao objeto em disputa e às posiç&otil (…)