Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


POR QUE NÃO DEFENDO A OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

10/10/2016 • Coluna ANPOF

João Vergílio Gallerani Cuter Sou professor de filosofia. Quero emprego para meus alunos e para os alunos de meus colegas. Sei que, se a filosofia deixar de ser uma disciplina obrigatória, o interesse por ela tende a se esvaziar bastante em departamentos nos quais a formação dos alunos está fortemente vinculada à docência no ensino médio. São (…)

AO CENTRO DO PODER: A tirania da maioria parlamentar

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

07/10/2016 • Coluna ANPOF

A constituição de 1988 não conseguiu ser referência para guiar a política nacional no sentido do fortalecimento do poder do voto e, com ele, da soberania popular, nem muito menos parece ter sido eficaz na garantia do Estado laico; constantemente ameaçado. Isso ocorreu não tanto pela constituiçã (…)

DEMOCRACIA E RECONCILIAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE NO MÉDIO PRAZO

Daniel Peres

UFBA

07/10/2016 • Coluna ANPOF

Meus amigos e meus inimigos, salvemos a política, salvemos a democracia. Vivemos uma crise cuja natureza e tamanho são difíceis de avaliar. Trata-se de uma crise política que levou a uma crise econômica, de uma crise econômica que levou a uma crise política, de uma degradação cada vez maior nas (…)

Edição do Genoma Humano: Algumas Reflexões Éticas

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

06/10/2016 • Coluna ANPOF

            Os desenvolvimentos recentes de técnicas de edição do genoma humano têm levantado várias preocupações éticas na comunidade científica mundial e na sociedade em geral. Osurgimento, a partir 2012, da técnica conhecida como “CRISPR-Cas9” e seu po (…)

2013-2016: Breviário da crise política (das esquerdas)

André Duarte

Filosofia UFPR/Pesquisador do CNPq

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

06/10/2016 • Coluna ANPOF

André Duarte  Passadas as eleições municipais para as Prefeituras e as Câmaras Legislativas de 2016, a decepção de muitos eleitores situados desde o centro-esquerda até posições mais claramente à esquerda do espectro ideológico nacional manifestou-se nas redes sociais sob (…)

Filosofia brasileira – uma questão?

Rafael Haddock-Lobo

Professor do Departamento de Filosofia e
do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ

06/10/2016 • Coluna ANPOF

O que torna um filósofo um “filósofo brasileiro”? Basta que ele tenha nascido no nosso território ou, para que faça jus ao título, deveria se exigir algo mais? Mas, se for isso, o que seria esse “algo mais”? Um “jeito brasileiro” de se fazer filosofia? Uma certa identidade entre aqueles que fazem filosofia em noss (…)

O ódio e o preconceito como ameaças reais ao Estado de direito

Fernando Mattos

UFABC

05/10/2016 • Coluna ANPOF

Para Deborah Fabri Impeachment ou golpe? Boa parte da discussão política brasileira girou em torno dessa questão nos últimos nove meses. Muitos já se deram conta, no entanto, de que ela é uma discussão pouquíssimo frutífera, para dizer o mínimo: dependendo de como se interpretam det (…)

Violência Moral

Susana de Castro

UFRJ/PPGF – Coordenadora do GT Filosofia e Gênero da Anpof
Integrante do GT Filosofia e Gênero

04/10/2016 • Coluna ANPOF

No debate que antecedeu ao golpe, seus defensores, alegavam que o processo de impeachment em curso no Congresso estava previsto na Constituição, o que lhe emprestaria legalidade, e que a ausência de tanques nas ruas era a prova cabal de que não estávamos sofrendo um golpe de Estado. Hoje, consumada a cassaçã (…)

Pequeno manifesto pelo legalismo

Andrea Faggion

04/10/2016 • Coluna ANPOF

Se fizessem uma pesquisa global (na verdade, confesso que não sei se já fizeram ou não) sobre o nível de valorização de um sistema legal por parte das pessoas submetidas a ele, eu apostaria, sem medo de perder, que o Brasil ocuparia as últimas posições. Somos um país de ex-revolucion&a (…)

Democracia de segurança e dispositivos de controle

Edson Teles

30/09/2016 • Coluna ANPOF

O Brasil tem experimentado tempos de uma crise política que parece aumentar a cada novo lance. O processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef, com as características de golpe institucional, indica uma saída conservadora para o momento crítico. É uma situação que enseja análises sobre a presen (…)