Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Razão ou fé? - Uma breve tentativa de entender a crescente violência de nossos dias

Fernando Mattos

UFABC

13/10/2016 • Coluna ANPOF

Está em nosso DNA cultural: guerras religiosas, como aquelas que marcaram o nosso passado, são uma brutalidade que não podemos aceitar. A razão iluminista apareceu justamente como o antídoto definitivo para evitar esse mal. Daí termos tanta dificuldade para compreender a cabeça dos terroristas islâmi (…)

Nossa Cultura do Jeitinho em Tempos de Crise Política

Nythamar de Oliveira

Coordenador de Área(PUCRS)

11/10/2016 • Coluna ANPOF

Gostaria de tecer algumas breves reflexões em torno dos aprendizados da nossa jovem democracia brasileira, notadamente à luz da sua pior crise institucional, política e econômica desde o Golpe Militar de 1964, que iniciou com as chamadas Jornadas de Junho de 2013 e se estendeu durante a Copa de 2014 e se agravou mais ainda com (…)

Sobre golpes de Estado

Marilena Chaui

11/10/2016 • Coluna ANPOF

Nos Pensamentos metafísicos, Espinosa recomenda que, numa investigação, comecemos pela prima significatio das palavras, isto é, seu primeiro sentido, consagrado por seu uso costumeiro, por que, na origem, elas possuem função denotativa, e somente depois, ao serem apropriadas pelos letrados adquirem sentido conota (…)

A ética da política

Marilena Chaui

11/10/2016 • Coluna ANPOF

No final da ditadura, quando o MDB poderia superar a ARENA com maioria parlamentar, o General Golbery do Couto e Silva resolveu o problema conseguindo novos parlamentares arenistas (senadores e deputados federais), pela nomeação de senadores (conhecidos popularmente como “senadores biônicos”), pela transformação dos te (…)

Da obrigatoriedade à identidade: um apelo à maioridade da Filosofia no Ensino Médio

Eduardo Barra

10/10/2016 • Coluna ANPOF

A recentemente anunciada reforma do ensino médio alega a seu favor um quadro de calamidades: 42% dos jovens entre 15 e 17 anos – período etário em que, se espera, estariam os jovens cursando o ensino médio – estão fora da escola, para citar apenas uma entre tantas outras. Mas esse flagelo sócio-cultural est&aac (…)

POR QUE NÃO DEFENDO A OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

10/10/2016 • Coluna ANPOF

João Vergílio Gallerani Cuter Sou professor de filosofia. Quero emprego para meus alunos e para os alunos de meus colegas. Sei que, se a filosofia deixar de ser uma disciplina obrigatória, o interesse por ela tende a se esvaziar bastante em departamentos nos quais a formação dos alunos está fortemente vinculada à docência no ensino médio. São (…)

AO CENTRO DO PODER: A tirania da maioria parlamentar

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

07/10/2016 • Coluna ANPOF

A constituição de 1988 não conseguiu ser referência para guiar a política nacional no sentido do fortalecimento do poder do voto e, com ele, da soberania popular, nem muito menos parece ter sido eficaz na garantia do Estado laico; constantemente ameaçado. Isso ocorreu não tanto pela constituiçã (…)

DEMOCRACIA E RECONCILIAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE NO MÉDIO PRAZO

Daniel Peres

UFBA

07/10/2016 • Coluna ANPOF

Meus amigos e meus inimigos, salvemos a política, salvemos a democracia. Vivemos uma crise cuja natureza e tamanho são difíceis de avaliar. Trata-se de uma crise política que levou a uma crise econômica, de uma crise econômica que levou a uma crise política, de uma degradação cada vez maior nas (…)

Edição do Genoma Humano: Algumas Reflexões Éticas

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

06/10/2016 • Coluna ANPOF

            Os desenvolvimentos recentes de técnicas de edição do genoma humano têm levantado várias preocupações éticas na comunidade científica mundial e na sociedade em geral. Osurgimento, a partir 2012, da técnica conhecida como “CRISPR-Cas9” e seu po (…)

2013-2016: Breviário da crise política (das esquerdas)

André Duarte

Filosofia UFPR/Pesquisador do CNPq

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

06/10/2016 • Coluna ANPOF

André Duarte  Passadas as eleições municipais para as Prefeituras e as Câmaras Legislativas de 2016, a decepção de muitos eleitores situados desde o centro-esquerda até posições mais claramente à esquerda do espectro ideológico nacional manifestou-se nas redes sociais sob (…)