Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


A busca por uma hermenêutica universal

Janessa Pagnussat

Doutoranda em Filosofia (UFSM) e professora de Filosofia (UFN)

20/02/2024 • Coluna ANPOF

A hermenêutica surge como uma teoria da interpretação que objetiva a busca pelo significado através de uma análise filosófica e metodológica. Também chamada de "arte ou técnica da interpretação" remete ao termo grego hermeneuein que significa expressar, explicar, traduz (…)

Quem ousa interditar a Mário Mieli?

Thiago Sitoni Gonçalves

Psicólogo e psicoterapeuta; mestre e doutorando em Filosofia pela Unioeste

16/02/2024 • Coluna ANPOF

Na porção meridional do mundo, ouve-se as vaias e chacotas dirigidas a Caetano Veloso no Teatro da PUC-SP em seu discurso afiado ao conservadorismo tupiniquim. Ecoa em suas cordas vocais, a música do vibrante LP Tropicália: “Derrubar as prateleiras/As estátuas, as estantes/ As vidraças, louças, livro (…)

A astúcia da arrogância

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

09/02/2024 • Coluna ANPOF

Wittgenstein: If a man says to me, looking at the sky, 'I think it will rain, therefore I exist, ' I do not understand him. Pritchard: That's all very fine; what we want to know is: is the cogito valid or not? (Ray Monk, Wittgenstein: The duty of genius) História filosofante da filosofia, filosofia da história da filosofia (…)

Arte e tecnologia: uma reflexão intempestiva?

Rita de Cássia Oliveira

Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA.

07/02/2024 • Coluna ANPOF

Estou no fim da tarde a refletir sobre a experiência que tive no dia 27 de janeiro de 2024: ESTIVE NO QUARTO DE VAN GOGH! Confesso que a visita não me acalmou, fiquei agitada e ansiosa. É muito nova a experiência com a tecnologia digital! Fiquei imersa nas telas de Van Gogh durante a Exposição Van Gogh e os impress (…)

Radar Filosófico - Construção Social de Tipos Humanos

Valdenor Monteiro Brito Júnior

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

24/01/2024 • Coluna ANPOF

O presente artigo tem como objetivo discutir a literatura contemporânea recente sobre a construção social de tipos humanos no contexto das filósofas e filósofos de tradição filosófica analítica. A questão da construção social é extensivamente discutida nas ci&eci (…)

O que significa "trabalho alienado"? A atualidade de uma categoria de Marx

Maurício Vieira Martins

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

23/01/2024 • Coluna ANPOF

Em 2014, o pesquisador Jonathan Crary publicou seu livro 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. Nele, são apresentados alguns dos experimentos contemporâneos destinados a prolongar ao máximo o tempo de vigília dos seres humanos. Antes direcionadas para segmentos militares da população, tais experiências (…)

Hölderlin para recordar Rubens Rodrigues Torres Filho

Luciano Codato

Professor de História da Filosofia Moderna da Unifesp

19/01/2024 • Coluna ANPOF

De que forma expressar gratidão a quem talvez pudesse gostar mais de obra que de vida? Nos idos de 1988, Rubens Rodrigues Torres Filho ofereceu um curso sobre Kant e Novalis à graduação em Filosofia, na Universidade de São Paulo (USP), cuja questão geral visava a pertinência de uma “filosofia rom&acir (…)

Casos de assédios: panorama e propostas

Amanda de Almeida Romão

Mestranda em Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Larissa Farias Rezino

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Sabrina Lasevitch Menezes

Doutoranda em Psicologia pela UFF e pesquisadora do GT Deleuze & Guattari da Anpof

17/01/2024 • Coluna ANPOF

Não são raras as vezes em que mulheres têm de enfrentar as estruturas do patriarcado que nos colocam de forma velada ou explícita em lugares de subalternidade, imagem que destoa da própria concepção que temos de nós mesmas, e então nos vemos na necessidade de falar. Falar simplesmente porque o (…)

Giannotti, 'a USP' e a filosofia brasileira (A propósito dos 40 anos da Anpof)

José Crisóstomo de Souza

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA

15/12/2023 • Coluna ANPOF

Meu primeiro contato com a “filosofia da USP” deu-se nos idos de1969, quando sua pós-graduação, a primeira do País, nem credenciada estava. Eu andava pela graduação da UFBA quando aqui aportaram Giannotti e Porchat, trazendo a boa-nova da formação em filosofia como “leitura interna (…)

Quem Tem Medo da Filosofia?

André Leclerc

Professor Titular da UnB

15/12/2023 • Coluna ANPOF

Recentemente, o Secretário de Justiça e Cidadania do governo Tarcísio de Freitas (São Paulo), atacou a Filosofia e a Sociologia em discurso público – como foi feito inúmeras vezes durante os quatro anos do precedente governo federal –  durante a Conferência Estadual da Juventude de Sã (…)