Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Regeneração

Janyne Sattler

Profa. UFSC, integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês

07/03/2022 • Coluna ANPOF

Talvez no início não tenhamos nos dado conta. Ou tenhamos demorado um bocado para perceber de fato. Era óbvio que tinha alguma coisa estranha, senão errada, mas era difícil saber o que era, e estávamos muito longe ainda de nomear aquela sombra que parecia nos seguir quando líamos as ementas, as listas bibl (…)

A pesquisa histórica em Simone de Beauvoir

Magda Guadalupe dos Santos

Profa. Dra. (PUC/MG/UEMG)

03/03/2022 • Coluna ANPOF

Nas universidades do mundo inteiro, Simone de Beauvoir é lida de distintas perspectivas. Seus escritos são traduzidos do francês para as diversas línguas do Ocidente. Beauvoir esteve também no Japão e na China, nos anos 1960, onde se manifestou sempre crítica ao colonialismo europeu, suas entrevistas e conf (…)

O diálogo e seu potencial transformador para as relações sociais

Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos

Profa. de Filosofia UNEB e doutoranda em Filosofia (Unisinos)

25/02/2022 • Coluna ANPOF

A simples conversação, sem pressa, movimentada pela exposição de experiências de vida, fatos e opiniões, etc, parece ser uma prática com tendência social ao desuso em nossos dias, principalmente entre os mais jovens, fato pode ser explicado, parcialmente, pelo argumento da hipervalorizaçã (…)

O existir das emoções humanas no Pragmatismo

Miriam Barreto

Profa. Filosofia (Uneb) e doutoranda em Filosofia (Unisinos)

21/02/2022 • Coluna ANPOF

As expressões humanas observadas e descritas por estudiosos na área da Biologia, da Neurociência, da Psicologia, da Fisiologia, desencadeiam discussões, possibilitando desenvolver espiral sobre cada aspecto, “fundamentais ou básicas”. Charles Darwin (1809 - 1882) trouxe muitas mudanças para a Hist&oacu (…)

O fim da esfera pública

Felipe Cardoso Silva

Doutorando (Filosofia/USP)

14/02/2022 • Coluna ANPOF

Em sua acepção típica, a esfera pública se caracteriza por três elementos: pelo uso público da razão, através do qual o assentimento é obtido por meio de argumentos; pela exposição livre do debate, na qual se confere visibilidade ao objeto em disputa e às posiç&otil (…)

Projeto de Vida: cloroquina para os males do Ensino Médio

Francisco José Dias de Moraes

Prof. Filosofia (UFRRJ)

Erick de Oliveira Santos Costa

Professor de Filosofia (SEEDUC/RJ)

Rodrigo Pinto de Brito

Prof. Filosofia (UFRRJ)

10/02/2022 • Coluna ANPOF

Francisco José Dias de Moraes (Professor associado do Departamento de filosofia da UFRRJ, coordenador do PPGFIL/UFRRJ e coordenador do núcleo de Filosofia e Belas artes do Programa Residência Pedagógica da UFRRJ) Rodrigo Pinto de Brito (Professor adjunto do Departamento de filosofia da UFRRJ e coordenador do curso de L (…)

Os argumentos de Antônio Risério

Douglas Lisboa S. de Jesus

Doutorando em Filosofia (UFBA)

08/02/2022 • Coluna ANPOF

Antônio Risério argumentou na Folha de São Paulo que o racismo praticado por negros é tão comum quanto o racismo antinegro, mas estaria sendo acobertado pela mídia. “Ninguém precisa ter poder para ser racista, e pretos já contam, sim, com instrumentos de poder para institucionalizar o seu racis (…)

A filosofia é uma atividade coletiva... e daí?

Alexandre Meyer Luz

Prof. Filosofia (UFSC)

31/01/2022 • Coluna ANPOF

O recente “O Mito do Individualismo Intelectual e a Prática Filosófica Atual”, publicado nesta coluna em 19/01/2022) fez o excelente trabalho de desafiar a suposição de que o trabalho filosófico é o resultado de um esforço primariamente individual. Claro, muitos dos produtos filosóficos (…)

Apologia de Pangloss ou sobre como banalizar a filosofia para fins motivacionais

Francisco José Dias de Moraes

Prof. UFRJ

21/01/2022 • Coluna ANPOF

Pense assim: sua felicidade depende apenas de uma decisão repentina sua, de um desejo e de uma coragem de mudar bruscamente o rumo de sua vida. Deixar uma profissão, um relacionamento ou um emprego desgastante e buscar algo novo que traga mais prazer e bem-estar. A pandemia, neste sentido, pode ter sido uma boa coisa, já que deu aque (…)

O Mito do Individualismo Intelectual e a Prática Filosófica Atual

Bruno Coelho

Doutorando em Filosofia, UFBA

Felipe Rocha L. Santos

Pós-Doutorando em Filosofia, UFBA

Frank Wyllys Cabral Lira

Licenciando em Filosofia, UFAM

Juliomar Marques Silva

Doutor em Filosofia, UFBA

Lucas Bispo

Mestrando em Filosofia, UFBA

Matheus Oliva da Costa

Professor de Filosofia, UERR

Simone de Souza

Graduanda em Farmácia, UNIFESP

19/01/2022 • Coluna ANPOF

Recentemente, o blog Open for Debate, da Universidade de Cardiff, publicou um texto de Jonathan Matheson intitulado “O mito do Individualismo Intelectual”. Nesse texto, o autor argumenta que não existe algo como uma vida intelectual totalmente individual, não se ao menos considerarmos que essa é uma vida na qual as ativid (…)