Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Comentário sobre: POR QUE NÃO DEFENDO A OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, de João Vergílio Gallerani Cuter, 10.10.2016

Konrad Utz

Universidade Federal do Ceará

19/10/2016 • Coluna ANPOF

Observação: Sou estrangeiro, meu texto não foi revisado, certamente há erros de portugês. Para falar a verdade, me surpreendi um pouco com o texto de nosso colega João Vergílio Gallerani Cuter. Para mim, parece bastante claro por que a filosofia deve ser ensinada no ensino médio. Isso segue de seu (…)

A ANPOF Hoje

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

18/10/2016 • Coluna ANPOF

Discurso de Abertura ANPOF 2016 Boa noite a todas e a todos. Bem vindos a Aracaju e ao XVII Encontro Nacional da ANPOF. Devo, antes de mais nada, ressaltar para vocês a enorme importância do apoio da UFS, através de seu reitor, Prof. Angelo Antoniolli, e do Prof. Antônio Carlos dos Santos, que possibilitaram que esse XVI (…)

Metafísica e sexualidades

Rafael Haddock-Lobo

Professor do Departamento de Filosofia e
do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ

18/10/2016 • Coluna ANPOF

Em meio à crescente onda de posturas fundamentalistas por parte da população e de propostas moralistas e conservadoras por parte do governo, parece-me que, agora mais do que nunca, devemos reafirmar a necessidade e, talvez, a urgência de se tratar a questão da sexualidade como um problema de extrema importância par (…)

EDIÇÃO DE GENES E PROBLEMAS MORAIS NA INTERFACE ENTRE BIOÉTICA E NEUROÉTICA

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

18/10/2016 • Coluna ANPOF

No XVII Encontro Nacional da ANPOF ministrarei um minicurso sobre Princípios bioéticos e edição do genoma humano. A ideia é discutir as normas básicas pressupostas pela legislação brasileira que regulamenta pesquisas com seres humanos, a saber, os princípios prima facie do respeito pela auton (…)

Formação Filosófica e Democracia

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Prof. de Filosofia da UFABC
Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

Marcelo Senna Guimarães

Unirio

Marta Vitória de Alencar

USP

Patrícia Del Nero Velasco

UFABC

17/10/2016 • Coluna ANPOF

GT Filosofar e Ensinar a Filosofar A ideia de uma flexibilização do currículo no Ensino Médio, através da Medida Provisória (MP) 746 de 22 de setembro de 2016, levanta uma série de suspeitas e questionamentos sobre o destino da Filosofia nas escolas. A disciplina deixará de ser obrigatória (…)

Do governo dos riscos e das crises

Edson Teles

17/10/2016 • Coluna ANPOF

No mundo contemporâneo as democracias tornaram-se o regime politico consensual, com a mais apropriada forma de relações respeitosas e fundamentadas e garantidas pelos direitos inscritos em uma Constituição. A ação política democrática se daria dentro dos parâmetros estabelecidos por leis (…)

PEC: 241 – a segunda parte do golpe?

Susana de Castro

UFRJ/PPGF – Coordenadora do GT Filosofia e Gênero da Anpof
Integrante do GT Filosofia e Gênero

14/10/2016 • Coluna ANPOF

Por 376 votos a 111, foi aprovada em primeiro turno a PEC:241, proposta de emenda constitucional que congela por vinte anos o gasto da união com saúde e educação, estabelecendo-lhe o teto da inflação do ano anterior, como se nesse período não crescessem nem a população nem suas necessi (…)

Estereótipo de gênero e política no Brasil

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

14/10/2016 • Coluna ANPOF

Em um país com acachapantes índices de violência contra a mulher, onde 42% dos homens acham que “mulher que se dá ao respeito não é estuprada”, que tem uma das mais baixas taxas do mundo de presença de mulheres no poder legislativo e onde elas recebem em média 74,5% da renda dos homens, vale se per (…)

Efeméride Celebrando 50 anos de As palavras e as coisas

Ivan Domingues

UFMG

13/10/2016 • Coluna ANPOF

Gostaria de compartilhar com o leitor desta feliz iniciativa da ANPOF uma importante efeméride da filosofia mundial: os cinquenta anos de As palavras e as coisas, de Michel Foucault – obra que veio a lume no dia 08/04/1966, na prestigiosa coleção Bibliothèque des Sciences Humaines, da Gallimard, então dirigida pel (…)

Razão ou fé? - Uma breve tentativa de entender a crescente violência de nossos dias

Fernando Mattos

UFABC

13/10/2016 • Coluna ANPOF

Está em nosso DNA cultural: guerras religiosas, como aquelas que marcaram o nosso passado, são uma brutalidade que não podemos aceitar. A razão iluminista apareceu justamente como o antídoto definitivo para evitar esse mal. Daí termos tanta dificuldade para compreender a cabeça dos terroristas islâmi (…)