Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


A Produção Educacional na Área de Filosofia

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

Taís Pereira

Prof. PFFEN/CEFET/RJ

08/10/2021 • Coluna ANPOF

A ideia de produto educacional, já consolidada, por exemplo, na área de Ensino, parece atrair ainda pouca atenção dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia. Os livros didáticos recebem, é verdade, atenção de pesquisadores e pesquisadoras em estudos, discussões e proposi (…)

Formação docente e ensino de filosofia em questão: razões para resistência

Deodato Ferreira da Costa

Prof. UFAM/PROF-FILO

Pedro Rodolfo Fernandes da Silva

Prof. UFAM/PROF-FILO

Valcicléia Pereira da Costa

Profa. UFAM/PROF-FILO

05/10/2021 • Coluna ANPOF

Atualmente a comunidade filosófica encontra-se em estado de mobilização devido ao cenário atual de implantação de uma política educacional com a finalidade de fornecer as diretrizes para melhorar a qualidade do ensino médio em nível nacional. A despeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC (…)

Ensino de Filosofia em risco: considerações conjunturais

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

01/10/2021 • Coluna ANPOF

Sabe-se que a democracia colaborou para que a Grécia desenvolvesse sua Filosofia. De igual modo, costuma-se afirmar que nosso País é, do ponto de vista cultural, herdeiro da tradição ocidental, tradição que recorre aos antigos gregos em muitos aspectos, muito embora a constituição do povo bra (…)

A angústia do ensino: memórias e impressões de uma experiência com a escola e a filosofia - parte II

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

29/09/2021 • Coluna ANPOF

A resposta à pergunta sobre se é bom fazer uso da filosofia no ensino médio poderia talvez ser “não e sim”. E essa resposta não é confusa, mas filosófica. “Não” se ela ficar reduzida à repetição de valores ineficazes e normatização do conhec (…)

A angústia do ensino: impressões de uma experiência entre a escola e a filosofia - parte I

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

24/09/2021 • Coluna ANPOF

 “Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho” Epicuro   O ensino de filosofia no ensino médio é ainda um dos maiores dilemas da história da educação brasileira. Por um lado, isso também é marcado pela triste mem&oacu (…)

Os argumentos do cavalo branco e da imunidade de rebanho para crianças

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

21/09/2021 • Coluna ANPOF

É instigante como as mesmas estratégias argumentativas podem ser usadas pela humanidade em contextos muito distintos. No presente texto vamos mostrar como um argumento usado na antiguidade asiática foi usado em nosso contexto atual. No caso, um argumento falacioso, que busca confundir o ouvinte. Na China antiga, séculos de (…)

A Constelação Familiar: um engodo vindo do além mar?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

16/09/2021 • Coluna ANPOF

A ciência se fez como braço decisivo do estado laico porque ela foi capaz de produzir um conhecimento cuja validade não precisa apelar a nenhuma entidade transcendental. Assim, mesmo que cientistas sejam religiosos, a prática que produzem nos laboratórios não pode ser religiosa e tem que guardar em algum ní (…)

Guerreiro Ramos: um desafio a nossa comunidade filosófica?

Igor Lucas Adorno Santos

Pós-graduando do PPGF-UFBA, membro do GT Poética Pragmática.

13/09/2021 • Coluna ANPOF

Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), filósofo e teórico social crítico brasileiro, nos adverte, em “Considerações sobre o Ser Nacional”[1], sobre o fenômeno da “desatualização” que acometeria a vida intelectual brasileira, no âmbito teórico e, principalmente, no & (…)

Por uma Utopia Ecofeminista

Tânia Kuhnen

Profa. UFOB

Daniela Rosendo

Doutora e pesquisadora de pós-doc (UFSC)

10/09/2021 • Coluna ANPOF

Ó donos do agrobiz, ó reis do agronegócio,  Ó produtores de alimento com veneno,  Vocês que aumentam todo ano sua posse,  E que poluem cada palmo de terreno,    E que possuem cada qual um latifúndio,  E que destratam e destroem o ambiente,  De cada mente de v (…)

Duas visões de 'mundo'

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

07/09/2021 • Coluna ANPOF

No mês em que se comemora a independência do Brasil, quando estamos também próximos a comemorar 200 anos de independência, povos originários de todas as etnias estão reunidos no planalto central para impedir que o Brasil adote o marco temporal da constituição de 1988 como determinante da proprie (…)