Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Onde estão os filósofos?

João Pedro Andrade de Campos

Doutorando em Filosofia pela UFG

01/09/2021 • Coluna ANPOF

Os leitores responder-me-iam à questão expressa no título deste texto, naturalmente, dizendo que, ora, os filósofos estão nos cursos de filosofia. Os que assim pensam, vejam bem, não estão equivocados. Porém, eu gostaria de insistir na questão inicial e associá-la a uma mais recorrente (…)

O médico, as crianças e o cozinheiro: uma denúncia platônica contra o absurdo de um tribunal de idiotas

Vicente Thiago Freire Brazil

Prof. da UECE

19/08/2021 • Coluna ANPOF

Na parte final do Górgias platônico, ali no ápice do debate com Cálicles (521d-e), depois de vaticinar prolepticamente a própria condenação pela injustiça de indivíduos perversos e em virtude da ignorância de juízes inaptos, Sócrates utiliza-se de uma incontornável a (…)

Três lembranças, que já estavam anotadas, e uma dedicatória recentemente compreendida

Bento Itamar Borges

Professor de Filosofia da UFU (aposentado)

05/08/2021 • Coluna ANPOF

O programa era de outro partido. Nosso Professor Ernildo Stein levou muito a sério o livro do Giannotti e até montou um curso na pós da “URGS” para analisarmos Trabalho e reflexão, ainda quentinho da gráfica. No fim do primeiro semestre de 1983, o autor uspiano deu o ar de sua graça no Instituto Goeth (…)

Lux in Tenebris: tributo a Roberto Romano (1946-2021)

Edmilson Menezes

Professor da Universidade Federal de Sergipe

05/08/2021 • Coluna ANPOF

O Prof. Roberto Romano deixou-nos aos 75 anos, no dia 22 de julho próximo passado. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, possuía Doutorado em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), com tese defendida sob a orientação de Claude Lefort e intitulada Le signe et la (…)

Ao que responde o líder fascista? Uma pesquisa de Th. Adorno

Maurício Vieira Martins

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

30/07/2021 • Coluna ANPOF

Cresce no espaço público o debate sobre as razões que levam ao surgimento no mundo contemporâneo de lideranças com características regressivas muito evidentes. E que não se diga que trata-se de um fenômeno apenas brasileiro: ­­com diferenças nacionais sem dúvida marcantes, tamb&e (…)

A falácia da distorção da realidade na CPI da Pandemia

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

28/07/2021 • Coluna ANPOF

Assistimos neste ano de 2021 a uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Pandemia[1], criada para investigar de quem é a responsabilidade pela ineficiência governamental brasileira para lidar com a tragédia de mais de meio milhão de mortos pela pandemia de COVID-19. A ideia de verificar as causas desse probl (…)

Ciência, negacionismo e pós-verdade

Wendel de Holanda P. Campelo

Doutor em Filosofia (UFMG)

21/07/2021 • Coluna ANPOF

O problema destas discussões na web, que travam uma verdadeira cruzada contra o negacionismo científico, é que entre aqueles que retroalimentam crenças anticientíficas, nem sempre parece estar tão claro e inteiramente em jogo destituir a ciência do papel que ocupa em nossa sociedade. Grupos negacionistas fr (…)

O direito de matar

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

19/07/2021 • Coluna ANPOF

Quando viajou pela América do Sul, incluindo o Brasil, em 1949, Albert Camus apresentou uma conferência cujo título é ao mesmo tempo dramático e contundente: O tempo dos assassinos. Considerado como uma espécie de trabalho preparatório do que seria, posteriormente, o agora sexagenário  (…)

Por que o bolsonarismo é um resíduo ideológico da ditadura militar?

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

19/07/2021 • Coluna ANPOF

À primeira vista, democracia e autoritarismo são termos irreconciliáveis ou incompatíveis. Entretanto, nossa história parece reconciliar e abrigar esta contradictio in terminis sem que notemos que a verdadeira liberdade política pressupõe a igualdade econ&o (…)

Quando as estátuas caem

Mateus Raynner André de Souza

Mndo. PPG em Metafísica da UnB

08/07/2021 • Coluna ANPOF

Na cidade Minneapolis, Minnesota, Estados-Unidos da América, no dia 25 de maio de 2020, imagens colhidas de uma ação policial em que é visto o sufocamento de um homem negro de 40 anos, George Floyd, por policiais brancos ganharam o mundo. Nas filmagens é possível ouvir Floyd implorar diversas vezes pelo direito d (…)