Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Modernidade abigarrada | Especial XX Anpof

Susana de Castro

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.

Príscila Teixeira de Carvalho

Doutora em Filosofia pela UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero.

19/08/2024 • Coluna ANPOF

Se, por um lado, a modernidade histórica foi um período de escravidão para os povos indígenas e africanos na América, foi também um período de resistência e conflitos, neste sentido um espaço para o desenvolvimento de estratégias envolventes, contra-hegemômicas e projetos de moder (…)

A banalidade do mal (ou do mal como um fenômeno de superfície) | Especial XX Anpof

Adriano Correia

Professor da UFG e pesquisador do CNPq

14/08/2024 • Coluna ANPOF

No polêmico intercâmbio epistolar público entre Scholem e Arendt em torno a Eichmann em Jerusalém, Scholem concluiu sua carta com uma referência ácida à noção de “banalidade do mal”. Ele considerou a expressão nada convincente e, de resto, disse lamentar não ter qualque (…)

Ontologia e economia política: Marx leitor de Hegel | Especial XX Anpof

Wécio Araújo

Professor e pesquisador na Universidade Federal da Paraíba; Membro do GT Teoria Crítica da Anpof

13/08/2024 • Coluna ANPOF

O meu objetivo nesta exposição é demonstrar como alguns elementos atinentes à formação filosófica de Marx o levam a estabelecer uma relação ineliminável entre ontologia e economia política na sua crítica apresentada em O Capital e, sobretudo, demonstrar que, de modo algum (…)

O ensino de Filosofia diante do 'novíssimo' Ensino Médio

Christian Lindberg

Professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS e ao Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPE).

Taís Pereira

Professora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ e ao Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UNIRIO).

13/08/2024 • Coluna ANPOF

Foi sancionada, no último dia 31 de julho, pelo presidente Lula (PT), a lei nº 14.945/2024, que tem por objetivo estabelecer as diretrizes para o Ensino Médio. O novo dispositivo legal surgiu após a pressão realizada, desde 2017, por estudantes, professores/as, pesquisadores/as e diversas entidades representativas da soci (…)

A 'Morte de Deus', Multiculturalismo e Religião na Pós-Modernidade: Reflexões a partir de Nietzsche e Habermas | Especial XX Anpof

Francisco Sousa

Doutor em Filosofia pelas Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte; Pós-Doutor pela Universidade Federal da Paraíba

Hugo Brandão

Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião do Instituto Federal de Alagoas.

12/08/2024 • Coluna ANPOF

É com imensa satisfação que convidamos todas e todos a participarem do nosso minicurso, no qual, objetivamos analisar as relações entre religião, fé e sociedade na pós-modernidade, considerando a "morte de Deus", o multiculturalismo e as perspectivas de Nietzsche e Habermas. Se no mundo (…)

A historiografia da desqualificação da filosofia brasileira

John Karley de Sousa Aquino

Professor de Filosofia do IFCE

09/08/2024 • Coluna ANPOF

A tese de que no Brasil não existe e nem poderá existir filosofia brasileira remonta ao século XIX, aos autores Tobias Barreto e Silvio Romero. Tobias Barreto na obra “Questões Vigentes”, em um artigo dele sobre o Kant afirma o seguinte, que “não há domínio algum da atividade intelectual (…)

Filosofia e prática do Taijiquán (Tai Chi Chuan) | Especial XX Anpof

José Benedito de Almeida Júnior

Professor do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal de Uberlândia

08/08/2024 • Coluna ANPOF

O objetivo deste minicurso é a vivência da prática e da filosofia do Taijiquán. Ao longo dos três dias, vamos estudar a filosofia do Taijiquán e alguns dos movimentos do Taijiquán. Vamos trabalhar o Taijiquán a partir de duas definições: como meditação em movimento e como (…)

Simbolismo Judicial e Ideia de Justiça | Especial XX Anpof

Ivan Ostashchuk

Professor Visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina

07/08/2024 • Coluna ANPOF

No processo de comunicação, os símbolos exercem a função de métodos de transmissão de informações em uma forma figurativa, moldando o conteúdo condensado a ser interpretado em um determinado ambiente ou no campo específico da realidade - jurídico, artístico, religi (…)

The Future of Human Enhancement | Especial XX Anpof

Murilo Vilaça

Professor e pesquisador (Fundação Oswaldo Cruz/FAPERJ/CNPq)

Nicholas Agar

Professor (University of Waikato, New Zealand)

06/08/2024 • Coluna ANPOF

Imaginem que nós, seres humanos, possamos assumir o protagonismo do processo evolutivo, dando à chamada ‘natureza humana’ o contorno que desejarmos, planejando e controlando a vida humana. Ou seja, imaginem que nós criemos os instrumentos, que tenhamos os meios necessários para selecionar, ampliar, potencializar e, (…)

Radar Filosófico - Da questão judaica à questão palestina: o pensador judeu Ernst Bloch e a recusa radical ao sionismo

Doralice de Lima Barreto

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Marta Maria Aragão Maciel

Doutora em Filosofia pelo Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia UFPE/UFPB/UFRN

06/08/2024 • Coluna ANPOF

Temos acompanhado as últimas notícias sobre a situação dos Palestinos na faixa de Gaza e sua luta constante contra o Estado de Israel pelo seu território. Desde o ataque de Hamás ocorrido em 2023, temos observado esse cenário internacinal e a grande comoção de movimentos sociais e juventude u (…)