Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


A ruína da política ambiental brasileira e a urgência de responsabilidade

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

30/07/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Jelson Oliveira (1) A gravidade da questão ambiental no Brasil é tamanha que as críticas às (des)políticas do atual governo têm reunido juristas, políticos, empresários e ambientalistas de diferentes posições e com divergentes interesses. Cria-se quase uma unanimidade em to (…)

Homenagem à María Lugones por Susana de Castro (UFRJ)

Susana de Castro

UFRJ/PPGF – Coordenadora do GT Filosofia e Gênero da Anpof
Integrante do GT Filosofia e Gênero

30/07/2020 • Coluna ANPOF

El lado oculto/oscuro del sistema de género fue y es completamente violento. Hemos empezado a entender la reducción profunda de los anamachos, las anahembras, y la gente “del tercer género”. De su participación ubicua en rituales, en processos de toma de decisiones, y en la economia precoloniales fueron reducidos a (…)

Vinte e cinco anos sem Cioran

23/07/2020 • Coluna ANPOF

Alfons C. Salellas Bosch 1 Cumprem-se em 2020 os vinte e cinco anos da morte do filósofo romeno Emil Cioran. Nascido em R??inari em 1911 e radicado em Paris desde 1937, Cioran foi autor de cinco obras em língua romena e outras dez em francês, que representam uma viagem intelectual que parte de um niilismo vitalista, (…)

A condição kafkiana da atualidade

21/07/2020 • Coluna ANPOF

Ulisses Razzante Vaccari (1) Parece não restar dúvidas de que as redes sociais ocasionaram transformações no plano das relações humanas e, em especial, no mundo político. Ao mesmo tempo em que as redes assaram a desempenhar um papel preponderante em eleições presidenciais, os&nbs (…)

COLUNA ANPOF HOMENAGEM - SOBRE O PROFESSOR CARLOS ROBERTO V. CIRNE LIMA

14/07/2020 • Coluna ANPOF

Buenas, me espalho! Nos pequenos dou de plancha, nos grandes dou de talho!” (Capitão Rodrigo Cambará, O Tempo e o Vento.)   No início dos anos 80, o Prof. Valério Rohden, então Chefe do Departamento de Filosofia da UFRGS, viabilizou o retorno ao corpo docente dos cassados da ditadura. Voltar (…)

RAHEL JAEGGI E A RECONSTRUÇÃO PRÁTICO-MATERIALISTA DA TEORIA CRÍTICA

José Crisóstomo de Souza

07/07/2020 • Coluna ANPOF

José Crisóstomo de Souza, Professor do Departamento de Filosofia da UFBA e membro do GT Poética Pragmática, de pesquisa, discussão e elaboração em filosofia.   Retomo o que comecei a dizer em coluna anterior 1 a propósito da Teoria Crítica, alemã e de Jaeggi em part (…)

O Eichmann de Hannah Arendt

Adriano Correia

Professor da UFG, pesquisador do CNPq e presidente da Anpof

02/07/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Adriano Correia (UFG) Este texto foi publicado no dia 30 de junho na Revista Estado da Arte, inaugurando a parceria com a Coluna Anpof   Em um ensaio em homenagem a Bertolt Brecht para a revista The New Yorker (1966), coligido posteriormente na obra Homens em Tempos sombrios (Companhia das Letras,), Hannah A (…)

Enem 2020 e a pandemia do novo coronavírus ou breves considerações sobre meritocracia

Rafael Costa

Professor da Escola de Aplicação/UFPA

30/06/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Me. Rafael Costa (Escola de Aplicação – UFPA)   Desde o final de março de 2020, quando divulgou o cronograma original para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano, o Ministério da Educação (MEC) se viu em mais uma situação extr (…)

O RACISMO, ESSA BESTA NUNCA DORMENTE Uma reflexão a partir de Hans Jonas

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

25/06/2020 • Coluna ANPOF

Há tanto racismo na filosofia quantos foram os seus autores, quase sempre homens, quase sempre brancos, quase sempre europeus ou norte-americanos. Compreendido como conjunto de teorias que tentam legitimar a superioridade de uma raça ou de uma etnia sobre a outra, nossa história coleciona horrores como aqueles que (…)

O racismo, essa besta nunca dormente. Uma reflexão a partir de Hans Jonas

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

25/06/2020 • Coluna ANPOF

Jelson Oliveira 1 Há tanto racismo na filosofia quantos foram os seus autores, quase sempre homens, quase sempre brancos, quase sempre europeus ou norte-americanos. Compreendido como conjunto de teorias que tentam legitimar a superioridade de uma raça ou de uma etnia sobre a outra, nossa história coleciona horrores (…)