Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


RAHEL JAEGGI E O FIM DA TEORIA CRÍTICA ALEMÃ

José Crisóstomo de Souza

01/10/2020 • Coluna ANPOF

José Crisóstomo de Souza GT Poética Pragmática O título quer evocar a narrativa de Engels, “Feurbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã”, onde a palavra Ausgang, fim, pode ser também resultado ou saída. Nessa narrativa, Feuerbach representa uma ruptura incomp (…)

Para as novidades envelhecidas a respeito do pragmatismo - vamos dar à Wesen, ciao. Cassiano Terra Rodrigues

29/09/2020 • Coluna ANPOF

Cassiano Terra Rodrigues - Professor do IEFH-ITA Membro do Centro de Estudos de Pragmatismo – PUC-SP Não é de hoje que se defende que Nietzsche teria antecipado o pragmatismo antes dos pragmatistas estadunidenses. Ao menos no Brasil, Scarlett Marton há décadas defendeu o argumento (2006). Recentemente, ne (…)

Filósofos racistas

24/09/2020 • Coluna ANPOF

Douglas Lisboa Santos de Jesus Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA O verbo de 2020 é cancelar. Qualquer pessoa que não pertença a grupos historicamente marginalizados ou oprimidos e que faça ou fale algo que possa ser interpretado como uma ofensa a esses grupos, &ea (…)

Coluna Anpof - Homenagem "RECORDANDO O VALÉRIO: Um retrato fragmentário" Prof. Dr. Álvaro L. M. Valls

23/09/2020 • Coluna ANPOF

Álvaro L. M. Valls (UNISINOS/CNPq; ex-UFRGS)   1. Ao analisar minuciosamente, em sua obra monumental, a Filosofia no Brasil (UNESP, 2017), o professor Ivan Domingues, da UFMG, após 400 páginas, chega à seguinte observação: Em todo campo intelectual e respeitante ao seu conjunto, prevalece (…)

A área Ensino de Filosofia nos cursos de licenciatura em Filosofia: um estudo preliminar (1)

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

17/09/2020 • Coluna ANPOF

Dr. Christian Lindberg L. do Nascimento (2) Os pesquisadores em Ensino de Filosofia não sabem, do ponto de vista da estrutura acadêmica brasileira, seu verdadeiro local. Em alguns casos, são lotados nos Departamentos de Filosofia, em outros, no Departamento de Educação ou similares. Como se sabe, no âm (…)

Uma Agenda para a Filosofia no Brasil - Horizonte de um Projeto Coletivo

Ivan Domingues

UFMG

15/09/2020 • Coluna ANPOF

Profs. Ivan Domingues (UFMG) e Luis Fellipe Garcia(UFMG) Uma questão que acompanha reflexão filosófica desde os seus primórdios é: o que é a filosofia? Desde a filosofia antiga, quando se contrapunha uma concepção de filosofia ligada à contemplação do ser a uma idei (…)

Estamos imunes ao autoritarismo? Notas sobre o ensino de filosofia

10/09/2020 • Coluna ANPOF

Frederik Moreira dos Santos – Docente da UFRB/CETENS – Licenciatura em Educação do Campo Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo PPGEFHC-UFBA/UEFS Membro do Centro de Estudos de Dewey e Pragmatismo, e do Grupo de Pesquisa Poética Pragmática – UFBA   Estamos (…)

Ações afirmativas e cotas: as peças se movem no tabuleiro

08/09/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Fernando de Sá Moreira Há quase duas décadas, as ações afirmativas se tornavam uma grande questão de debate público no país, em especial quando se apresentaram na forma de cotas étnico-raciais de acesso à graduação nas universidades estaduais e federais. (…)

O que resta da crítica estrutural?

03/09/2020 • Coluna ANPOF

Filipe Campello 1   O que mais chocou Hannah Arendt quando, a convite da The New Yorker, cobria em 1963 o julgamento de Eichmann foi a incapacidade dos responsáveis pela barbárie do holocausto de pensar. Como seria possível que todos aqueles oficiais nazistas alegassem que estavam apenas seguindo regras (…)

Ceticismo e pandemia: verdade, ciência e política

01/09/2020 • Coluna ANPOF

Marcelo de Oliveira Mestre em Filosofia Moderna (UFMG) e Philosophie et Epistémologie (Université de Lorraine) marcelofonsecardeoliveira@gmail.com   Se a verdade, mesmo que única, dependa, em boa medida, das perguntas que encaminharão a pesquisa até a sua descoberta; parece certo afirmar que, (…)