Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Autismo, CNPq, bolsas

Claudio Ferreira Costa

Professor titular no Departamento de Filosofia da UFRN

26/03/2024 • Coluna ANPOF

Enquanto é fácil identificar uma pessoa com alguma deficiência física, não é assim tão fácil identificar uma pessoa que possui autismo leve ou síndrome de Asperger. Uma razão é que o autista é uma pessoa que geralmente faz o possível para mimetizar um comportamento (…)

Especial Anpof 8M: Do epistemológico ao político: uma reflexão acerca das mulheres negras na filosofia

Halina Leal

Professora de Filosofia da Universidade Regional de Blumenau

25/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia O que é o conhecimento? Como, enquanto humanos, interagimos e acessamos os objetos passíveis de serem conhecidos? Quais são esses objetos? Quais os limites do conhecer? O que significa conhecer? Num sentido genérico, uma das acepções do termo conhecer refere-se &agra (…)

Metametafísica, metafísica e física quântica

Raoni Arroyo

Pós-doutorando em Filosofia (Unicamp); pesquisador visitante na Università degli Studi Roma Tre, em Roma.

Jonas R. Becker Arenhart

Professor Associado do Departamento de Filosofia da UFSC; membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMA.

22/03/2024 • Coluna ANPOF

A metafísica da ciência é um tópico amplamente debatido nos últimos anos, envolvendo a relação entre a metafísica, a ciência propriamente e a filosofia da ciência. Em geral, a ênfase recai sobre a epistemologia da metafísica analítica (doravante apenas “metaf&iac (…)

Especial Anpof 8M: Sororidade e consciência feminista

Roberta Pschichholz

Mestranda em Filosofia (UFSM)

21/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Eu só estou aqui, escrevendo pela primeira vez para um espaço destinado à comunidade filosófica, porque uma mulher acreditou no meu potencial. Antes de me sentir minimamente qualificada para ocupar esta coluna, foi minha orientadora, a professora doutora Mitieli Seixas da Silva, i (…)

O segredo é pisar suave: a inflexão do mundo Juruá a partir dos modos de vida dos Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã

Silvia Brandão

Mulher constituída por ancestralidade Guarani de raiz matrilinear originária do território de Bela Vista (MS), fronteira do Paraguai com o Brasil; doutora em Filosofia (Unifesp), onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado.

20/03/2024 • Coluna ANPOF

O texto emerge do desejo de compartilhar com não indígenas o pensamento vivo dos Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, Aldeia Kalipety, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, durante o curso Nhande’i va’e’reko: aprendendo sobre o modo de vida guarani. Uma parceria entre a Casa (…)

A Natureza Feminina: um problema também da Filosofia Medieval

Camila Ezídio

Pesquisadora de pós-doutorado Cnpq/PPGF-UFBA e professora da Universidade do Estado da Bahia

19/03/2024 • Coluna ANPOF

Desde a antiguidade masculino e feminino, macho e fêmea, homem e mulher representam não apenas categorias de organização dos seres, mas polos de uma distinção hierárquica que atravessa biologia, ética e política. A Filosofia nada disso ignorou, na realidade foi também pelo olhar dos fil (…)

Especial Anpof 8M: Pode o projeto de resgate redefinir a filosofia?

Natalia Mendes

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa Pós-Doutorado (PPGLM/UFRJ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFMA)

18/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia A filosofia escrita pelas mulheres filósofas foi deliberadamente removida da historiografia da filosofia.[1] A experiência das mulheres dentro dessa história é uma experiência de exílio. O expatrio involuntário da nossa história intelectual é parte (…)

Especial Anpof 8M - Filósofa e viajante: a liberdade para Mary Wollstonecraft

Sarah Bonfim

Doutoranda em Filosofia (Unicamp)

11/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Na língua inglesa existem duas palavras para se referir à liberdade: freedom e liberty. De maneira muito geral, liberty se refere à uma ideia mais abstrata de liberdade, em geral, pautanda em questões metafísicas. Já freedom, tem um sentido mais material, tangí (…)

Especial Anpof 8M: Um espectro ronda o dia internacional da mulher

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA); Integrante do GT Filosofia e Gênero

08/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Filosofia e Gênero É curioso observar como as celebrações do Dia Internacional da Mulher se desdobram em diversos espaços, incluindo nos setores reacionários e ultraconservadores. Nessas esferas, a comemoração se esbarra em uma representação da figura feminina que perpetua uma com (…)

Especial Anpof 8M: Elisabeth da Boêmia: a filósofa que fez Descartes dialogar neste mundo

Katarina Peixoto

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Virgínia (UVA) e no Departamento de Filosofia (USP)

07/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Há muitas portas de entrada para o estudo da filosofia do início do período moderno e poucas delas poderão ser adentradas senão pela filosofia de René Descartes[1]. O caráter contingente dos vieses contextuais que fixa nossos aparatos conceituais, entretanto, (…)