Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
The Future of Human Enhancement | Especial XX Anpof
Murilo Vilaça
Professor e pesquisador (Fundação Oswaldo Cruz/FAPERJ/CNPq)
Nicholas Agar
Professor (University of Waikato, New Zealand)
06/08/2024 • Coluna ANPOF
Imaginem que nós, seres humanos, possamos assumir o protagonismo do processo evolutivo, dando à chamada ‘natureza humana’ o contorno que desejarmos, planejando e controlando a vida humana. Ou seja, imaginem que nós criemos os instrumentos, que tenhamos os meios necessários para selecionar, ampliar, potencializar e, (…)
Radar Filosófico - Da questão judaica à questão palestina: o pensador judeu Ernst Bloch e a recusa radical ao sionismo
Doralice de Lima Barreto
Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Marta Maria Aragão Maciel
Doutora em Filosofia pelo Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia UFPE/UFPB/UFRN
06/08/2024 • Coluna ANPOF
Temos acompanhado as últimas notícias sobre a situação dos Palestinos na faixa de Gaza e sua luta constante contra o Estado de Israel pelo seu território. Desde o ataque de Hamás ocorrido em 2023, temos observado esse cenário internacinal e a grande comoção de movimentos sociais e juventude u (…)
Corpos (In)VISÍVEIS | Especial XX Encontro Anpof
Fábio Abreu dos Passos
Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPI, artista visual e uma pessoa com deficiência.
05/08/2024 • Coluna ANPOF
São várias as camadas de caracterizações existenciais que, justapostas, exacerbam a invisibilidade do corpo da pessoa com deficiência. Essas camadas possuem faces bem definidas: feminino, negro, Queer, obesidade, velhice... Quando algumas ou várias dessas camadas se aglutinam sobre a pessoa com deficiência, (…)
Fertilidade, plausibilidade e Foucault
Gregory Gaboardi
Doutor em Filosofia pela PUCRS
02/08/2024 • Coluna ANPOF
Farei uma versão qualificada da denúncia, comum na história da filosofia, de que o “o rei está nu”. Qualificada pela modéstia: defenderei apenas que, dependendo dos óculos que você colocar, verá que, no mínimo, o rei não está completamente vestido. Talvez esteja nu, t (…)
Para não afastar os devires | Especial Minicursos XX Anpof
Pablo Enrique Abraham Zunino
Professor de Filosofia (UFRB) pesquisador visitante (USP)
01/08/2024 • Coluna ANPOF
O devir pode ser imediatamente associado ao movimento, à temporalidade e de modo geral à passagem de um estado de coisas a outro, o que permite incluir nessa transformação a famosa Metamorfose de Franz Kafka, na qual o personagem Gregor Samsa devém inseto e inicia uma narrativa impressionante [1]. Para Gilles Deleuze, a (…)
O 'fim do fim' da filosofia em Alain Badiou | Especial Minicursos XX Anpof
Lucas Azevedo Maksud
Doutorando em Filosofia (UFMG)
29/07/2024 • Coluna ANPOF
Ao menos em O ser e o evento e no [primeiro] Manifesto pela filosofia [1], a argumentação de Badiou se dá em direção a uma defesa da existência da filosofia. Logo, a começar por eximir a filosofia de seu fim historicamente determinado, o materialismo de badiouano se caracteriza por romper com o diagnó (…)
Introdução à vida e à obra de Marco Aurélio | Especial Minicursos XX Anpof
Aldo Dinucci
Professor de Filosofia da UFES
23/07/2024 • Coluna ANPOF
O livro de Marco Aurélio pode ser identificado com o exercício estoico de exame de consciência que remonta pelo menos a Pitágoras, o qual recomendava aos seus alunos que, ao entrarem em suas casas, se indagassem sobre quais erros cometeram durante o dia e em quais ocasiões teriam agido adequadamente [1]. Também Pl (…)
Sobre a metafísica, ética e epistemologia dos vieses implícitos | Especial Minicursos XX Anpof
Felipe Nogueira de Carvalho
Professor (UFLA)
23/07/2024 • Coluna ANPOF
Uma série de estudos empíricos realizados principalmente nas últimas duas décadas mostram que a grande maioria das pessoas brancas testadas nesse paradigma possuem uma série de vieses raciais, que afetam, de forma muitas vezes inconsciente, sua capacidade de fazer bons julgamentos e suas percepções, compor (…)
Espectros e máquinas: onde encontrar a imortalidade? | Especial Minicursos XX Anpof
Hilan Bensusan
Professor do Departamento de Filosofia (UnB)
15/07/2024 • Coluna ANPOF
A intimidade da filosofia com a morte é uma das características que faz a primeira perigosa – e agrega mais perplexidade à segunda. A morte, porque parece com um fim, insinua algum parentesco com um destino – por isso quando se fala de preparar-se para a morte com sabedoria muitas vezes se escuta uma recomendaç&ati (…)
Redes sociais e a tentativa de subverter o olhar do outro
Débora Fátima Gregorini
Doutoranda em Filosofia pela UNIOESTE
10/07/2024 • Coluna ANPOF
Coexistir com os outros é parte inextrincável da condição humana, e, portanto, fora tema de reflexão para vários filósofos e pensadores. Dentre eles está Jean-Paul Sartre, e um de seus postulados mais interessantes acerca desse tema é a ideia de que outrem é o único que pode ace (…)