Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


A senioridade como ética: uma reflexão com Oyèrónké Oyewùmí

Yasmin Alcantara Galvão Pereira

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do ABC

14/12/2023 • Coluna ANPOF

O acerca do pensamento de Oyèrónké Oyewùmí vem se constituindo em larga medida sobre sua defesa de que na Iorubalândia pré-colonial não existia a categoria gênero; e sua crítica de que as teorias feministas ocidentais sobretudo as da segunda onda reafirmam a centralidade no corpo, e (…)

À luz da história das filosofias

Nathan Braga Fontoura

Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

12/12/2023 • Coluna ANPOF

A palavra “filosofia” compreende inúmeras significações; ela assume diferentes sentidos a partir de diferentes perspectivas: “amor à sabedoria”, “esclarecimento conceitual”, “modo de vida”, “sistema de pensamento” etc. Estas são algumas das denominaç&oti (…)

Solidários com quem?

Filipe Campello

Doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt, pós-doutorado pela New School for Social Research (Nova York). Professor de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

07/12/2023 • Coluna ANPOF

O modo como a Alemanha tem lidado com o conflito Israel-Hamas demonstra que questões de memória e reparação estão longe de serem inequívocas. Enquanto nos protestos se viam cartazes dizendo “free palestine from german guilt” (liberte a palestina da culpa alemã), é também verdade q (…)

Um Ensino Médio de verdade precisa ter Filosofia

Comissão de Ensino de Filosofia da Anpof

06/12/2023 • Coluna ANPOF

O incremento do Ensino Médio tem reservado nuances bem particulares nos últimos anos. Com a inclusão de sua obrigatoriedade na Constituição Federal, inúmeras políticas públicas começaram a ser desenvolvidas na tentativa de ofertar para todos e todas uma educação de qualidade, es (…)

Dissidentes de gênero: primeiro chamado

Lis Macêdo de Barros

Mestra em Filosofia pela USP. Doutoranda em Filosofia pela UFABC

Agnes de Oliveira Costa

Mestra em Filosofia pela USP. Doutoranda em Filosofia pela UFRN.

05/12/2023 • Coluna ANPOF

Desembainha a espada Calcula para vencer Feitiço e intercessão Mata o mundo pra não morrer Batalha travada, declínio colonial Fúria flamejante, traveco sobrenatural (Ventura Profana, 2021) Iniciamos este texto dizendo que ele é um chamamento, um ataque, uma busca por agenciamentos, por encontros, por algo (…)

Ressonâncias do texto "o machismo nosso de cada dia não rima com filosofia"

GT Filosofia e Gênero da Anpof

30/11/2023 • Coluna ANPOF

O texto preciso e corajoso de Cinara Nahra faz uma reflexão necessária sobre o ambiente predominantemente masculino da área acadêmica da filosofia no Brasil. Além de mostrar os números da dissimetria de gênero[1], a autora também analisa as práticas cotidianas que ajudam a aprofundar a desigual (…)

A paixão pela razão: Um obituário de Hans Albert (1921 - 2023)

Wolfgang Theis

Mestrando em Filosofia pela Universidade de Brasília

23/11/2023 • Coluna ANPOF

Hans Albert está morto. Em 24 de outubro de 2023, o filósofo e sociólogo alemão morreu aos 102 anos de idade, após uma vida bastante agitada. Essa foi a morte do penúltimo oponente da disputa do positivismo, que ocorreu em outubro de 1961 na Universidade de Tübingen, na Alemanha. De um lado estavam os repres (…)

Filosofia latino-americana: diálogos e manifestações

Ofélia Maria Marcondes

Profa. Dra. (IFSP)

21/11/2023 • Coluna ANPOF

Filosofia   é   reflexão   sobre   problemas  concretos,  de pessoas concretas, em dadas circunstâncias assim é que (re)construir a filosofia latino-americana exige reflexão que nos remete a tempos não-lineares de uma filosofia que se dá na urgência das circunstânci (…)

Introdução à Metafísica do Monismo de Triplo Aspecto

Alfredo Pereira Jr.

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNESP

16/11/2023 • Coluna ANPOF

Resumo: Proponho que o estudo das Formas aristotélicas possa ser feito tanto na perspectiva científica, no âmbito da Biofísica, compondo a ciência intitulada Sentiômica, quanto na perspectiva das experiências de primeira pessoa, compondo a metafísica das qualidades, intitulada Qualiômica. Esta &ua (…)

O machismo nosso de cada dia não rima com a filosofia

Cinara Nahra

Professora titular da UFRN. Coordenadora Adjunta da área de filosofia na CAPES.

14/11/2023 • Coluna ANPOF

Parece que começa a ganhar cada vez mais espaço na sociedade brasileira, felizmente, a percepção de que as mulheres deveriam ter uma participação muito maior na esfera pública e em cargos e em funções decisórias do que elas atualmente têm. Assim, o estabelecimento de cotas m&iacu (…)