Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Em busca da voz perdida
Manoel Pereira Lima Junior
Professor da rede estadual do estado da Bahia e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação da UFBA. Membro do GT Filosofia e Raça
08/06/2021 • Coluna ANPOF
“Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes Embuçado nos céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, Senhor Deus?..” Castro Alves Há milênios (…)
Por uma democracia da catástrofe
Yan Gomes
Mestrando (PUCPR)
05/06/2021 • Coluna ANPOF
Há uma afirmação velha e, ao mesmo tempo, hodierna no imaginário brasileiro, sempre da ordem do dia – pois repetidamente aventada em bares de esquina e churrascos de amigos e familiares –, que é a seguinte: quando se trata da real política tupiniquim, existem forças inescrupulosas atuando dentr (…)
Pensar além dos muros e do medo: Segurança-pública um desafio de todos nós
Sandro Cozza Sayão
Professor de Filosofia da UFPE
31/05/2021 • Coluna ANPOF
Talvez entre todas as coisas, o medo é quem mais tem a capacidade de realizar distorções. Através dele a realidade assume tons singulares, nos fazendo tomar distancia de quem nos é desconhecido e nos armamos contra tudo que é diferente de nós. Por ele, vetamos a possibilidade do encontro fortuito e a viabi (…)
O problema ético de "matar um ladrão" e a política brasileira
Matheus Oliva da Costa
Pós-doutorando em Filosofia (USP)
16/05/2021 • Coluna ANPOF
Matar ladrões é diferente de matar pessoas? Essa é uma pergunta que gerou um debate ético na China antiga. De um lado, os moístas defendiam que se tratava de algo distinto. Do outro lado, o confuciano filósofo Xun (Xunzi) argumentou que isso era uma falácia. No fundo, essa questão é sobre se (…)
A responsabilidade de sustentar uma democracia: sobre as razões para mantê-la e o custo diário deste esforço para o cidadão comum
Deivide Garcia da S. Oliveira
Professor de Filosofia da UFRB
06/05/2021 • Coluna ANPOF
Reza a lenda que quando as pessoas perguntaram para Benjamin Franklin que tipo de governo os EUA tinham, após a reunião que tomou esta decisão, ele respondeu “uma República, se vocês puderem mantê-la!”. Agora, o que está implícito nessa resposta? Brevemente, trata-se de uma celebra&cc (…)
CPF cancelado
Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho
UFBA, CNPq
05/05/2021 • Coluna ANPOF
Na sua última entrevista, Clarice Lispector afirmou que, na sua obra, seu texto favorito, ao lado de “O ovo e a galinha”, era “Mineirinho”, de cinco arrebatadoras páginas, publicado na década de 1960. Clarice já declarara que não era refém de estilos e não é de se estranhar q (…)
Uma dose de credibilidade
Gilson Linhares
Doutorando em Filosofia na UFBA
29/04/2021 • Coluna ANPOF
Estamos vivendo nos últimos anos uma situação muito delicada e de completo caos nos meios informativos, sejam eles científicos ou a própria imprensa. Duas são as instituições sociais que sofrem ataques sobre seu testemunho atualmente, a saber, a ciência e a imprensa. Os ataques, com o advento (…)
Quando é Preciso Dizer o Óbvio: "Nem Pense em me Matar"
Vânia dos Santos Silva
Doutora em Estudos Clássicos (Universidade de Coimbra)
27/04/2021 • Coluna ANPOF
Dia 25 de março de 2021 foi um dia histórico para os movimentos feministas brasileiro. Mulheres de várias frentes de luta se uniriam para lançar a campanha “Nem pense em me matar, quem mata uma mulher mata a humanidade”.[i] A campanha que prevê duração de dois anos, pretende dar um basta ao femi (…)
A contradição humana e o negacionismo na necropolítica
Marcelo Vinicius Miranda Barros
Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF
20/04/2021 • Coluna ANPOF
Uma pessoa da minha família graduada em Farmácia-Bioquímica, por ser atuante há anos na área da saúde, teve que se vacinar contra a Covid-19. Ela era ainda militante em prol da vacina, com efeito, a sua reação foi a que menos esperava por ela mesma e por todos nós que a enxergamos como uma pe (…)
Estoicismo não é Autoajuda
Aldo Dinucci
Professor de Filosofia da UFES
Vilmar Prata
Doutorando em Filosofia pela UFS e Bolsista CAPES
16/04/2021 • Coluna ANPOF
Quem eram os estoicos na Antiguidade? Eis a pergunta que um aluno me fez recentemente. Pelo que ouvimos por aí nos dias atuais, podemos chegar a imaginá-los como atletas morais e físicos, preocupados em aumentar sua 'resiliência' ou em manter sua saúde mental, como se fossem os modernos coaches ou os famosos escr (…)