Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


O futuro é ancestral

23/11/2020 • Coluna ANPOF

Katiúscia Ribeiro, mestra e doutoranda em Filosofia Africana pela UFRJ.   "Se você esquecer, não é proibido voltar atrás e reconstruir” Provérbio africano   A filosofia da ancestralidade está na confluência do pensamento contemporâneo sobre humanidade. No (…)

A educação como recusa do servir: uma crítica à militarização das escolas

19/11/2020 • Coluna ANPOF

Willian Bento Barbosa. (Professor da SEED/PR - Doutorando em Filosofia pela UNIFES) Desde que o governo de Bolsonaro assumiu a presidência, junto ao elogio da ditadura, da censura e da tortura, do negacionismo científico e revisionismos da história, junto aos ataques às universidades, ele acenou à imposiç&atild (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "O que Zumbi e outrxs quilombistas têm a nos dizer?"

17/11/2020 • Coluna ANPOF

  Lorena Silva Oliveira doutoranda em Filosofia pelo PPGF-UFRJ. Pesquisadora associada ao NEAB-UFU   Leitoras e leitores, será que vocês já levantaram o seguinte problema: “Como a população negra brasileira sobrevive a tantas formas estatais de fazer morrer[1]?”. Pois bem, caso n&at (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Bubo Scandiacus: Representação Racial nos Programas de Pós-graduação em Filosofia"

12/11/2020 • Coluna ANPOF

Fernando de Sá Moreira (UFF) Que a coruja é conhecida como o animal da filosofia, todos sabemos. Porém, não me consta que a tradição tenha alguma vez escolhido uma espécie particular de coruja como seu símbolo. Em qualquer lugar ou tempo, a princípio, toda coruja poderia representar a filo (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Pode a Filosofia da Religião pensar a(s) Umbanda(s)?"

10/11/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Fran de Oliveira Alavina (UFVJM) Por ocasião do dia nacional da Umbanda, em 15 de Novembro Dai força meu pai, Dai força... A pergunta-título deste texto pode parecer somente uma provocação teórica – com efeito, não deixa de se abrigar um pouco nesse aspecto –; contudo (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Filosofia Africana e Saberes Ancestrais Femininos: útero do mundo"

05/11/2020 • Coluna ANPOF

Profa. Dra. Adilbênia Freire Machado   Comparo a mulher à terra porque lá é o centro da vida. Da mulher emana a força mágica da criação. Ela é abrigo no período de gestação. É alimento no princípio de todas as vidas. Ela é prazer (…)

Um projeto insepulto que ressuscita: sobre concepções de universidade e de filosofia

Adriano Correia

Professor da UFG e pesquisador do CNPq

29/10/2020 • Coluna ANPOF

Adriano Correia (UFG) Na mesa “A filosofia, as humanidades, o conhecimento e a universidade”, da qual participei como mediador no dia 21 de outubro de 2020, no Ciclo de Debates preparatório para o XIX Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, teci um comentário a partir de uma fala da Profa. Fernanda Sobral (Vice-presidente da (…)

Hegel: "Certamente você me vê"

27/10/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr Maurício Vieira Martins - UFF Os biógrafos de Hegel relatam que em 1819, persuadido por seus alunos, ele resolve fazer um passeio de barco à meia noite, com um intento não usual: visitar um de seus seguidores, Leopold von Henning, preso pelas autoridades prussianas sob a acusação de dissidência. (…)

David Hume não foi cancelado e devemos tirar disso uma lição

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

22/10/2020 • Coluna ANPOF

Em meados de setembro deste ano, a comunidade filosófica brasileira foi surpreendida com uma notícia que produziu nela a quase imediata necessidade de reagir. A tradicional e prestigiada Universidade de Edimburgo decidira retirar o nome do mais famoso dos filósofos escoceses, David Hume, de um de seus edifícios. A de (…)

A pós-política e a emergência ambiental

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

20/10/2020 • Coluna ANPOF

O Brasil tem sido o exemplo prático de uma teoria bastante difundida: de que o desafio político mais importante nos tempos atuais é a questão ambiental. Isso porque, se a política é a arte do bem comum, não há nada que o ameace tão profundamente do que a destruição dos ecossiste (…)