Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Vinte e cinco anos sem Cioran

23/07/2020 • Coluna ANPOF

Alfons C. Salellas Bosch 1 Cumprem-se em 2020 os vinte e cinco anos da morte do filósofo romeno Emil Cioran. Nascido em R??inari em 1911 e radicado em Paris desde 1937, Cioran foi autor de cinco obras em língua romena e outras dez em francês, que representam uma viagem intelectual que parte de um niilismo vitalista, (…)

A condição kafkiana da atualidade

21/07/2020 • Coluna ANPOF

Ulisses Razzante Vaccari (1) Parece não restar dúvidas de que as redes sociais ocasionaram transformações no plano das relações humanas e, em especial, no mundo político. Ao mesmo tempo em que as redes assaram a desempenhar um papel preponderante em eleições presidenciais, os&nbs (…)

COLUNA ANPOF HOMENAGEM - SOBRE O PROFESSOR CARLOS ROBERTO V. CIRNE LIMA

14/07/2020 • Coluna ANPOF

Buenas, me espalho! Nos pequenos dou de plancha, nos grandes dou de talho!” (Capitão Rodrigo Cambará, O Tempo e o Vento.)   No início dos anos 80, o Prof. Valério Rohden, então Chefe do Departamento de Filosofia da UFRGS, viabilizou o retorno ao corpo docente dos cassados da ditadura. Voltar (…)

RAHEL JAEGGI E A RECONSTRUÇÃO PRÁTICO-MATERIALISTA DA TEORIA CRÍTICA

José Crisóstomo de Souza

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA

07/07/2020 • Coluna ANPOF

José Crisóstomo de Souza, Professor do Departamento de Filosofia da UFBA e membro do GT Poética Pragmática, de pesquisa, discussão e elaboração em filosofia.   Retomo o que comecei a dizer em coluna anterior 1 a propósito da Teoria Crítica, alemã e de Jaeggi em part (…)

O Eichmann de Hannah Arendt

Adriano Correia

Professor da UFG e pesquisador do CNPq

02/07/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Adriano Correia (UFG) Este texto foi publicado no dia 30 de junho na Revista Estado da Arte, inaugurando a parceria com a Coluna Anpof   Em um ensaio em homenagem a Bertolt Brecht para a revista The New Yorker (1966), coligido posteriormente na obra Homens em Tempos sombrios (Companhia das Letras,), Hannah A (…)

Enem 2020 e a pandemia do novo coronavírus ou breves considerações sobre meritocracia

Rafael Costa

Professor da Escola de Aplicação/UFPA

30/06/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Me. Rafael Costa (Escola de Aplicação – UFPA)   Desde o final de março de 2020, quando divulgou o cronograma original para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano, o Ministério da Educação (MEC) se viu em mais uma situação extr (…)

O RACISMO, ESSA BESTA NUNCA DORMENTE Uma reflexão a partir de Hans Jonas

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

25/06/2020 • Coluna ANPOF

Há tanto racismo na filosofia quantos foram os seus autores, quase sempre homens, quase sempre brancos, quase sempre europeus ou norte-americanos. Compreendido como conjunto de teorias que tentam legitimar a superioridade de uma raça ou de uma etnia sobre a outra, nossa história coleciona horrores como aqueles que (…)

O racismo, essa besta nunca dormente. Uma reflexão a partir de Hans Jonas

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

25/06/2020 • Coluna ANPOF

Jelson Oliveira 1 Há tanto racismo na filosofia quantos foram os seus autores, quase sempre homens, quase sempre brancos, quase sempre europeus ou norte-americanos. Compreendido como conjunto de teorias que tentam legitimar a superioridade de uma raça ou de uma etnia sobre a outra, nossa história coleciona horrores (…)

Vários mundos para uma só pandemia: contra a universalidade do discurso filosófico

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

18/06/2020 • Coluna ANPOF

Érico Andrade Filósofo, psicanalista em formação e Professor UFPE Introdução Já é possível preencher prateleiras de estantes com os textos produzidos sobre a pandemia. Mais do que isso: sobre o mundo pós-pandemia. A latitude desses textos é imensa e ampla. No entan (…)

CRIACIONISMO: CIÊNCIA, RELIGIÃO OU IDEOLOGIA?

Wendel de Holanda P. Campelo

Doutor em Filosofia pela UFMG e professor adjunto de Filosofia do IFPA

16/06/2020 • Coluna ANPOF

Wendel de Holanda P. Campelo* Muitos cientistas e filósofos tendem a tomar a oposição entre religião e ciência como sendo o ponto central da querela entre criacionismo e evolucionismo, no entanto, isso é somente uma maneira parcial de enxergar o problema. Os criacionistas hoje em dia não estão mai (…)