Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Notícia sobre guerra e desenvolvimento

Breno Augusto da Costa

Professor (IFPR) e doutorando em Filosofia (UFU)

13/11/2023 • Coluna ANPOF

A guerra, qualquer guerra, é processo de aumento do subdesenvolvimento. Onde quer que ocorra, travada entre dois ou mais oponentes que têm consciência plena dela ou não, e como quer que seja empreendida, é sempre um fenômeno de desenvolvimento do subdesenvolvimento. A mulher com medo, o idoso com fome, a crian&ccedi (…)

Refugiados palestinos, os subviventes

William Costa

Professor de Filosofia da UECE

10/11/2023 • Coluna ANPOF

O refugiado caminha pelos escombros (Maria Zambrano)   Quando a guerra acabar e nenhuma estrutura política, econômica, social e cultural etc. existir estavelmente, restará uma massa de mortos e subviventes nos escombros das antigas construções. O destino dos cadáveres será o apodrecimento a c&ea (…)

O conceito de razão poética em María Zambrano

Genildo Firmino Santana

Mestre em Filosofia da Educação pelo Prof- Filo da UFPR. Graduado em Filosofia pela FAFIC e Pós-graduado em História do Brasil pela FAFOPAI. Professor na Escola Dom Bosco/PE e na FASP.

09/11/2023 • Coluna ANPOF

O conceito de Razão Poética, em Zambrano, necessita ser posto no contexto de sua Filosofia e de seu pensamento maior. A Filosofia de Zambrano, segundo Fernanda Henriques, quer responder três questões que lhe são cruciais: a) A realidade não é ser; b) A realidade não é transparência ou lu (…)

O que é real? 

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

07/11/2023 • Coluna ANPOF

à Professora Nancy Mangabeira Unger Imaginemos a situação em que o pensamento é totalmente irrefletido, ou seja, que em uma comunidade é extinta a capacidade de ter reflexão. Uma sociedade inteira construída nas ruínas de uma dialética da ação razoável entre os seus ag (…)

A filosofia precisa se pronunciar acerca do terror

Georgia Amitrano

Professora (UFU)

31/10/2023 • Coluna ANPOF

Este texto foi divulgado no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof. Ele é parte de um artigo maior a ser publicado. Impossível não se sensibilizar com os atos de terror perpetrados nas últimas guerras do século XXI: Ucrânia-Rússia e a, infelizmente recente, Israel-Palestina. Diante (…)

Pela apreciação da arte em oposição ao consumo

Brunno Elias Ferreira

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Rede Federal de Ensino. Doutor pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

25/10/2023 • Coluna ANPOF

É comum ouvir o termo “consumo de arte” ou “consumidor” associado ao uso dos aparatos artísticos da atualidade, como serviços de streaming de música ou vídeo, e toda arte comercial. Em virtude da internet a arte teve sua amplitude e oferta aumentadas.  Sobre a oferta, menos barreiras exis (…)

Radar Filosófico - A dimensão comunitária da crítica da razão na fenomenologia: ciência, mundo da vida e história

Eder Soares Santos

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UEL

Yuri José Victor Madalosso

Doutorando em Filosofia (UEL)

20/10/2023 • Coluna ANPOF

O presente artigo têm como objetivo principal elucidar a “crítica da razão” enquanto tarefa ampla na fenomenologia, que se realiza histórica e comunitariamente. Busca-se, especificamente, explicar os pressupostos epistemológicos e a própria noção de fenomenologia implicada na críti (…)

A Fenomenologia do Invisível e Religiões de Matriz Africana: Só um Orixá nos poderá Salvar

Arthur de Oliveira Machado

Doutorando em Filosofia (UFSM)

17/10/2023 • Coluna ANPOF

Assim, pois, encontramos na África isso que se tem chamado de ‘estado de inocência’: da unidade do homem com Deus e com a natureza. É o estado da inocência de si. (…) O reino do espírito é entre eles tão pobre e o espírito tão intenso, que uma representação que (…)

Manifesto contra a estetização linguística da filosofia: a prioridade da internacionalização face a uma holografia nacional

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

11/10/2023 • Coluna ANPOF

à Cátia Rosana, minha mãe Nascido a 25 de fevereiro de 1988, datado escrevo. Com a filosofia, porém, uma névoa emana e, ante pretérito – presente – futuro, o eterno espelha, incide, promana algo que não ele mesmo se não o mesmo. Dessa dupla negação, padece a histó (…)

Sobre a tolerância utilitária: a dimensão negativa do suportar

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

02/10/2023 • Coluna ANPOF

A noção de tolerância tem sido uma preocupação recorrente ao longo da história da filosofia. Não foram poucos os filósofos e filósofas de incontestável relevância que já exploraram as dimensões e implicações desse conceito. A título de exemplo, p (…)