Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Uma velha pergunta: por que os intelectuais odeiam o capitalismo?

Andrea Faggion

28/11/2016 • Coluna ANPOF

Como era previsto, a morte do ditador cubano Fidel Castro desencadeou entre intelectuais profissionais uma série de malabarismos retóricos para justificar, ou, ao menos, desculpar as violações de direitos humanos sob seu governo. “Se não fosse pela ameaça ianque, não precisaria ter sido assim”; “se n&at (…)

A ATUALIDADE DA FILOSOFIA DE HANS JONAS NO BRASIL DIANTE DA DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL POR PARTE DO ATUAL GOVERNO

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

24/11/2016 • Coluna ANPOF

As maravilhas naturais de fauna e flora do Brasil são cantadas em verso e prosa ao redor do mundo e vêm despertando interesses de todo tipo ao longo da história. A grande e variada extensão de nossas terras inclui seis biomas terrestres e um marítimo, diversos climas, um imenso potencial hídrico, uma riqueza miner (…)

A democracia sob risco

Susana de Castro

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.

22/11/2016 • Coluna ANPOF

Quarta feira, dia 16 de outubro, um grupo de cerca de 50 manifestantes invadiu o plenário da Câmara dos Deputados. Os celerados rasgaram a bandeira nacional e, aos gritos, pediram a intervenção militar sob a alegativa de que os parlamentares estariam, pasmem!, implantando o comunismo no país. O episódio foi de tod (…)

Neoliberalismo, Soberania e Representação Política em Reconstrução Normativa

Nythamar de Oliveira

Coordenador de Área(PUCRS)

14/11/2016 • Coluna ANPOF

O que possivelmente ligaria o alto número de abstenções, votos nulos e brancos nas últimas eleições (maior, em muitas capitais do Brasil, do que o número de votos logrados pelo prefeito eleito) aos protestos anti-Trump logo após as eleições presidenciais nos EUA, e à onda de cre (…)

Sobre a esquerda

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

14/11/2016 • Coluna ANPOF

O uso é a marca do significado diria Wittgenstein. O uso de um termo pode se tornar difuso ao longo da história, sobretudo quando se trata de um termo como o termo esquerda cujo alcance é capaz de transpassar meridianos. Desde a sua origem na revolução francesa aos dias de hoje o uso do termo esquerda nunca se mostrou u (…)

A tortura é a razão

Edson Teles

11/11/2016 • Coluna ANPOF

“Autorizo expressamente que a Polícia Militar utilize meios de restrição à habitabilidade do imóvel, tal como suspenda o corte do fornecimento de água, energia e gás. Da mesma forma, autorizo que restrinja o acesso de terceiros, em especial parentes e conhecidos dos ocupantes, até que a ordem (…)

A voz das invisíveis: notas sobre gênero e filosofia

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

11/11/2016 • Coluna ANPOF

Estimulada pelo excelente artigo de Maria Isabel Limongi sobre filosofia e desigualdade de gênero, recém publicado nesta coluna, que tem se mostrado espaço aberto e profícuo de debate, e por considerar este tema de suma relevância, ouso apresentar aqui minha contribuição em algumas notas mais. Parece-me que (…)

Do governo dos riscos e das crises

Edson Teles

10/11/2016 • Coluna ANPOF

No mundo contemporâneo as democracias tornaram-se o regime politico consensual, com a mais apropriada forma de relações respeitosas e fundamentadas e garantidas pelos direitos inscritos em uma Constituição. A ação política democrática se daria dentro dos parâmetros estabelecidos por leis (…)

Meditações desocupadas sobre ocupações por toda parte

Vinicius Berlendis de Figueiredo

Professor do Departamento de FIlosofia da UFPR e ex-presidente da Anpof

10/11/2016 • Coluna ANPOF

aos secundaristas do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, de São José dos Pinhais Cena 1 “Tá comendo?” “Eu? Não.” “Então manda ela embora”. Calma. Se você estiver lendo esse texto, provavelmente não está sob o fio dessa navalha. A Anpof é uma zona de conforto. E m (…)

(Des)caminhos da democracia no Brasil

André Duarte

Filosofia UFPR/Pesquisador do CNPq

10/11/2016 • Coluna ANPOF

A política é o domínio do imprevisível e isto torna a consideração dos caminhos e descaminhos recentes da democracia no Brasil uma tarefa sobremaneira difícil e complexa. Nossos períodos contínuos de plena democracia nunca ultrapassaram mais do que três décadas, e esse déf (…)