Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


A "pandemia dos números" e a temporalidade na experiência do isolamento social

12/05/2020 • Coluna ANPOF

Carlos Diógenes Côrtes Tourinho Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF   Na experiência do isolamento social, o caráter vertiginoso dos números da pandemia no Brasil e no mundo coloca-nos, continuamente, de um modo um tanto qu (…)

Dialética e política Em memória de Ruy Fausto

07/05/2020 • Coluna ANPOF

Rodnei Nascimento Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo.   Autor de uma obra incontornável sobre o pensamento de Marx e o significado da dialética em geral, faleceu, no último dia primeiro de maio, o filósofo e professor Ruy Fausto, aos 85 anos de idade. Em plena ativi (…)

O cansaço da filosofia

07/05/2020 • Coluna ANPOF

Roan Costa Cordeiro 1   A impotência do discurso filosófico já foi denunciada tantas vezes que até nos cansamos. Mas, assim como a metafísica que se evola da Tabacaria, tal denúncia, na verdade, “é uma consequência de estar mal disposto”. Mais vale arrumar a mala. Na onda de out (…)

"Eu não sou racista" - O uso falacioso de estereótipos sobre racistas: observações a partir de um caso concreto

05/05/2020 • Coluna ANPOF

Fernando de Sá Moreira  Professor Adjunto de Filosofia da Educação do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP/FEUFF) Universidade Federal Fluminense (UFF)   No início de abril de 2020, o Ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, publicou um tuíte no qual u (…)

AS FALÁCIAS DO HOMO ECONOMICUS EM TEMPOS DE PANDEMIA (1)

02/05/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr .Castor M.M. Bartolomé Ruiz Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Filosofia – Coordenador Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos e violência, governo e governança Coordenador Grupo de Pesquisa CNPq Ética, biopolítica e alteridade   Esta pandemia do (…)

Bolsonaro: um Desafio à Filosofia Política

28/04/2020 • Coluna ANPOF

Carlos Sávio G. Teixeira 1   A reflexão política é uma das práticas analíticas mais antigas que conhecemos. Nascida na Grécia antiga e exercida então como um ramo da Filosofia, veio a se desenvolver como ciência no século XX, tornando-se a mais jovem dentre as ci&ec (…)

Bolsonaro como Desafio à Filosofia Política

23/04/2020 • Coluna ANPOF

Carlos Sávio G. Teixeira 1 A reflexão política é uma das práticas analíticas mais antigas que conhecemos. Nascida na Grécia antiga e exercida então como um ramo da Filosofia, veio a se desenvolver como ciência no século XX, tornando-se a mais jovem dentre as ciências sociais. Desenvolveu-se, então, tendo como uma de suas princ (…)

Em tempos de pandemia - biopolítica, política internacional e fim da exceção humana.

20/04/2020 • Coluna ANPOF

Davi de Conti A pandemia provocada pela COVID-19 evidencia a importância do conceito de biopolítica para que se compreenda o modo como somos governados. O controle que ora se estabelece de modo evidente sobre a população tomada como corpo coletivo alude à característica central da noção de biopolítica. Não demora para que se obt (…)

O que a pandemia revela da filosofia

Jordi Carmona Hurtado

Professor de filosofia da Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid

14/04/2020 • Coluna ANPOF

Jordi Carmona Hurtado (professor de filosofia da Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid) Quando o período que estamos atravessando terminar, ou, em qualquer caso, quando as águas dos acontecimentos começarem a descer com mais calma, será preciso se p (…)

Qual o sentido de ensinar em tempos de coronavírus?

Marcelo Senna Guimarães

Unirio

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

26/03/2020 • Coluna ANPOF

Nas comunidades de professores avoluma-se o debate sobre as medidas adotadas por instituições de ensino com a finalidade de salvaguardar a continuidade de seus cursos. Há escolas e redes de ensino privadas que, já no início da primeira semana de quarentena, iniciaram o uso de estratégias de ensino a dis (…)