Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Desviando o debate: por que retirar a obrigatoriedade da filosofia?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

27/10/2016 • Coluna ANPOF

O governo Temer impõe uma estranha agenda para a filosofia. Discutir a obrigatoriedade do ensino de filosofia, consolidada na LDB, depois de um longo e intenso debate, com pessoas fortemente engajadas com as questões do ensino, não me parece um processo de revisão de certas posições, próprio da democracia, (…)

Seria necessário algo como uma “filosofia brasileira”?

Vladimir Pinheiro Safatle

19/10/2016 • Coluna ANPOF

Neste espaço, há algumas semanas, Rafael Haddock-Lobo levantou uma pertinente questão a respeito do sentido em falar de uma “filosofia brasileira”. Já que nos referimos ainda hoje a certas “nacionalidades” ligadas à filosofia, como a França, a Alemanha, o Reino Unido e, mais recentemente, os EUA, por que n&at (…)

Comentário sobre: POR QUE NÃO DEFENDO A OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, de João Vergílio Gallerani Cuter, 10.10.2016

Konrad Utz

Universidade Federal do Ceará

19/10/2016 • Coluna ANPOF

Observação: Sou estrangeiro, meu texto não foi revisado, certamente há erros de portugês. Para falar a verdade, me surpreendi um pouco com o texto de nosso colega João Vergílio Gallerani Cuter. Para mim, parece bastante claro por que a filosofia deve ser ensinada no ensino médio. Isso segue de seu (…)

A ANPOF Hoje

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

18/10/2016 • Coluna ANPOF

Discurso de Abertura ANPOF 2016 Boa noite a todas e a todos. Bem vindos a Aracaju e ao XVII Encontro Nacional da ANPOF. Devo, antes de mais nada, ressaltar para vocês a enorme importância do apoio da UFS, através de seu reitor, Prof. Angelo Antoniolli, e do Prof. Antônio Carlos dos Santos, que possibilitaram que esse XVI (…)

Metafísica e sexualidades

Rafael Haddock-Lobo

Professor do Departamento de Filosofia e
do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ

18/10/2016 • Coluna ANPOF

Em meio à crescente onda de posturas fundamentalistas por parte da população e de propostas moralistas e conservadoras por parte do governo, parece-me que, agora mais do que nunca, devemos reafirmar a necessidade e, talvez, a urgência de se tratar a questão da sexualidade como um problema de extrema importância par (…)

EDIÇÃO DE GENES E PROBLEMAS MORAIS NA INTERFACE ENTRE BIOÉTICA E NEUROÉTICA

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

18/10/2016 • Coluna ANPOF

No XVII Encontro Nacional da ANPOF ministrarei um minicurso sobre Princípios bioéticos e edição do genoma humano. A ideia é discutir as normas básicas pressupostas pela legislação brasileira que regulamenta pesquisas com seres humanos, a saber, os princípios prima facie do respeito pela auton (…)

Formação Filosófica e Democracia

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Prof. de Filosofia da UFABC
Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

Marcelo Senna Guimarães

Unirio

Marta Vitória de Alencar

USP

Patrícia Del Nero Velasco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia da UFABC; Coordenadora do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (2022-2024)

17/10/2016 • Coluna ANPOF

GT Filosofar e Ensinar a Filosofar A ideia de uma flexibilização do currículo no Ensino Médio, através da Medida Provisória (MP) 746 de 22 de setembro de 2016, levanta uma série de suspeitas e questionamentos sobre o destino da Filosofia nas escolas. A disciplina deixará de ser obrigatória (…)

Do governo dos riscos e das crises

Edson Teles

17/10/2016 • Coluna ANPOF

No mundo contemporâneo as democracias tornaram-se o regime politico consensual, com a mais apropriada forma de relações respeitosas e fundamentadas e garantidas pelos direitos inscritos em uma Constituição. A ação política democrática se daria dentro dos parâmetros estabelecidos por leis (…)

PEC: 241 – a segunda parte do golpe?

Susana de Castro

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.

14/10/2016 • Coluna ANPOF

Por 376 votos a 111, foi aprovada em primeiro turno a PEC:241, proposta de emenda constitucional que congela por vinte anos o gasto da união com saúde e educação, estabelecendo-lhe o teto da inflação do ano anterior, como se nesse período não crescessem nem a população nem suas necessi (…)

Estereótipo de gênero e política no Brasil

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

14/10/2016 • Coluna ANPOF

Em um país com acachapantes índices de violência contra a mulher, onde 42% dos homens acham que “mulher que se dá ao respeito não é estuprada”, que tem uma das mais baixas taxas do mundo de presença de mulheres no poder legislativo e onde elas recebem em média 74,5% da renda dos homens, vale se per (…)