Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Talvez devêssemos levantar a suspeita de que a escola não existe mais

Luciano Gomes Brazil

Professor Substituto na UNEB, Campus I/Salvador.

02/05/2024 • Coluna ANPOF

É sempre lembrado que, no Brasil, a crise da educação não é uma crise, mas um projeto. Um projeto que abrange bem o que sempre esteve dado, uma sociedade com herança escravocrata, um estado administrado pelas elites, um funcionamento inerte e que apenas reproduz as desigualdades. Reforçando um histó (…)

Por que filósofas e filósofos devem repudiar a PEC 45/2023 (PEC das Drogas)?

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

26/04/2024 • Coluna ANPOF

Há inúmeras definições clássicas e contemporâneas acerca do que é o trabalho dx filósofx. Mas, em quase todos os casos, ao menos naqueles que têm valor, entende-se que xs filósofxs prezam pela estrutura (solidez) dos conceitos; pela veracidade das informações e pela validad (…)

Newton da Costa

Gustavo Caponi

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC

23/04/2024 • Coluna ANPOF

Me acuerdo, fue en Balvanera, en una noche lejana, que alguien dejó caer el nombre de un tal Jacinto Chiclana. Jorge Luís Borges Não foi no bairro portenho de Balvanera. Foi a trezentos quilômetros daí, num bar do centro de Rosario. Foi, de todo modo, há muito tempo e já passada a meia-noite; no inve (…)

É possível ensinar filosofia na Educação Básica?

Debora Klippel Fofano

Licenciada e mestre em Filosofia pela UECE; doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC; professora na função de coordenadora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC)

15/04/2024 • Coluna ANPOF

Existe uma discussão salutar e bem tradicional na filosofia que trata da possibilidade de ensinar filosofia ou se se ensina a filosofar. Tematizado por Kant, esse problema retoma tanto uma questão de método como uma questão propriamente filosófica dada sua perspicácia. Hegel dialetizou o problema exatamente propo (…)

Por que a comunidade filosófica resiste em reconhecer e respeitar as especificidades do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa?

Patrícia Del Nero Velasco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia da UFABC; Coordenadora do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (2022-2024)

10/04/2024 • Coluna ANPOF

Nos últimos cinco anos, o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar debruçou-se sobre o tema do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa, realizando e publicizando uma série de investigações sobre a constituição e a consolidação do campo do Ensino de Filosofia no Brasil. Pesquisas estas q (…)

Radar Filosófico - Xenotransplantação: Prós e Contras

Gustavo Henrique de Freitas Coelho

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

09/04/2024 • Coluna ANPOF

Os avanços na ciência e tecnologia, especialmente no campo biomédico, têm levado ao surgimento de dilemas éticos cada vez mais complexos. Um exemplo claro disso é o xenotransplante, técnica que consiste no uso de animais não-humanos como fornecedores de órgãos para seres humanos. Por (…)

O argumento do peixe-lua

Aline Karen Cristina Canella

Doutoranda e mestre em Filosofia (PPGFIL/UCS)

28/03/2024 • Coluna ANPOF

Simone Weil (1909 – 1943) tinha uma ideia interessante sobre como deveríamos abordar a questão da guerra: a filósofa acreditava que seria ineficaz abordar tais fenômenos pelos fins perseguidos – como conquistar novos territórios ou riquezas. Por outro lado, seria mais frutífero examinar o caráte (…)

Especial Anpof 8M - A Filosofia de Damaris Cudworth Masham: A Perspectiva de uma mulher na História da Filosofia

Andréa Maria Cordeiro

Mestranda em Filosofia pela UFSM

27/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Na história da filosofia, as vozes de mulheres muitas vezes foram silenciadas ou negligenciadas. A filosofia, tradicionalmente dominada por homens, muitas vezes relegou essas vozes a um segundo plano, ignorando suas contribuições e perspectivas únicas. No entanto, ao longo dos s&e (…)

Autismo, CNPq, bolsas

Claudio Ferreira Costa

Professor titular no Departamento de Filosofia da UFRN

26/03/2024 • Coluna ANPOF

Enquanto é fácil identificar uma pessoa com alguma deficiência física, não é assim tão fácil identificar uma pessoa que possui autismo leve ou síndrome de Asperger. Uma razão é que o autista é uma pessoa que geralmente faz o possível para mimetizar um comportamento (…)

Especial Anpof 8M: Do epistemológico ao político: uma reflexão acerca das mulheres negras na filosofia

Halina Leal

Professora de Filosofia da Universidade Regional de Blumenau

25/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia O que é o conhecimento? Como, enquanto humanos, interagimos e acessamos os objetos passíveis de serem conhecidos? Quais são esses objetos? Quais os limites do conhecer? O que significa conhecer? Num sentido genérico, uma das acepções do termo conhecer refere-se &agra (…)