Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Radar Filosófico - Um ponto de vista não-individualista sobre a reflexão

Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho

UFBA, CNPq

05/07/2023 • Coluna ANPOF

1. O artigo “Um ensaio sobre o ponto de vista epistêmico não individualista sobre a reflexão” pretende ser minha contribuição pessoal ao intenso debate sobre o sentido epistêmico da “reflexão”. A minha proposta pode ser descrita como epistemicamente não-individualista porque eu (…)

Filosofia e revolução

Breno Augusto da Costa

Professor (IFPR) e doutorando em Filosofia (UFU)

03/07/2023 • Coluna ANPOF

Existem vários tipos de filosofia. Este texto, porém, não pretende abordar as distinções entre a) o filosofar centrado na história da filosofia, b) o filosofar inspirado na lógica (é o que faz a filosofia analítica), ou c) o filosofar ancorado na experiência humana (conforme sugerido em (…)

O que o ensino de filosofia deve aprender com Oxum

Aline Matos da Rocha

Doutora em Filosofia (UnB)

28/06/2023 • Coluna ANPOF

Primeiramente, é importante salientar que (abre) caminhos esta escrita pretende  percorrer. Levando em conta a minha relação com o pensamento da filósofa iorubá Oyèrónk?? Oy?wùmí, a minha jornada como professora de filosofia na Educação Básica, e algumas  reflex (…)

Manifestação (ou manifesto?): por uma filosofia a muitas mãos

Benito Eduardo Araujo Maeso

Professor do IFPR; Professor Colaborador do PGFILOS-UFPR

Lucas Lipka Pedron

Prof. Me (SEE/MG)

26/06/2023 • Coluna ANPOF

O certo é que não existe receita ou fórmula geral para trabalhar junto. [...] Nós dois, Félix e eu, daríamos um bom lutador japonês. – Gilles Deleuze, Dois Regimes de Loucos, p. 249   Afinal de contas, a atividade da produção filosófica ocorre “adonde”? No m (…)

O que significa "reificação" A atualidade de um conceito de G. Lukács

Maurício Vieira Martins

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

22/06/2023 • Coluna ANPOF

Certa vez o filósofo Gaston Bachelard afirmou que a riqueza de um conceito pode ser aferida por seu “poder de deformação” (puissance de déformation [1]). Inicialmente enigmática, a afirmativa bachelardiana ganha seu sentido quando ele nos mostra que um conceito fecundo consegue ultrapassar - e agora as palav (…)

Sobre e para o filósofo no limbo

Aluizio Couto

Doutor em Filosofia (UFMG) e contratado da rede estadual de ensino de Minas Gerais

19/06/2023 • Coluna ANPOF

Discutimos muito a natureza da filosofia, a importância (ou desimportância) pública da área e, claro, seu financiamento. São discussões amplas e valiosas, mas que não cobrem tudo e nem poderiam fazê-lo. Pretendo tratar, em uma perspectiva individual, de uma figura cada vez mais comum: o filósofo (…)

Sobre a obviedade (das urnas, da vacina, do mundo)

Luiz Alberto Thomé Speltz Filho

Mestrando em Filosofia e Letras (UFPR)

15/06/2023 • Coluna ANPOF

Foi arremessado o grande Dragão, a antiga Serpente, o chamado Diabo e Satanás, sedutor de todo lugar habitado – foi arremessado na terra, e os seus anjos com ele. Apocalipse 12:9 Pensamos no óbvio como aquilo que não precisa ser falado ou afirmado, pois já está aí, à frente, pronto e aca (…)

Diálogo de saberes para uma Educação Ambiental: considerações acerca de uma Ecosofia

Janilce Silva Praseres

Pós-doutoranda em Filosofia na Universidade da Beira Interior

12/06/2023 • Coluna ANPOF

A ter como base uma reflexão acerca das mudanças climáticas e questões ambientais emergentes que pautarão o pensamento, a política e o mundo contemporâneo, temos o intuito de estabelecer um diálogo de saberes para uma Educação Ambiental (designadamente para o ensino da filosofia) que su (…)

O pensamento de Roberto Mangabeira Unger: A filosofia como potencialização da vida ordinária

Tiago Medeiros

Professor de Filosofia do IFBA

07/06/2023 • Coluna ANPOF

A obra de Roberto Mangabeira Unger, o filósofo brasileiro mais lido no mundo, é ampla, profunda e diversificada. Acumulando quase cinquenta anos, ela ostenta rara amplitude temática. E não há quem tenha lido seus livros que despreze a densidade cultivada pela polivalência que os caracteriza. Proponho, neste breve (…)

Radar Filosófico: Contribuições do pensamento filosófico de Jean Maugüé, Gérard Lebrun e Hannah Arendt para a filosofia brasileira

Robério Honorato dos Santos

Professor de Filosofia da Seduc/SP e Doutorando em Filosofia no PPGFil da UFABC

06/06/2023 • Coluna ANPOF

Tem crescido no Brasil o debate acerca da filosofia brasileira, e até mesmo do pensamento autoral brasileiro. Optamos pela expressão filosofia brasileira, não porque se ignore o debate em torno da questão de uma filosofia no ou do Brasil, mas por entender que ela acomoda essa discussão.  Este artigo objetiva ana (…)