Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


CATHARINE MACAULAY, PRECURSORA DE MARY WOLLSTONECRAFT

Camila Kulkamp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC

05/11/2019 • Coluna ANPOF

Catharine Macaulay (1731-1791) nasceu em dois de abril de 1731. Seu pai se chamava John Sawbrigde e sua mãe era Dorothy Wanley. A segunda filha a nascer de dois irmãos e mais uma irmã teve berço junto à beleza exuberante de um condado nsudeste da Inglaterra chamado Kent. Sua família possuía bens (…)

BRASIL COMO EFEITO DESCIVILIZADOR: EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SOB ATAQUE

Anderson Alves Esteves 1

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Antonio José Romera Valverde 2

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

30/10/2019 • Coluna ANPOF

“nuvem de mosquitoso ar se movevento nenhum”(Alice Ruiz S.Desorientais) “A gente está sendo atacado”, diz a personagem Lunga, do filme Bacurau; a sentença distópica, vinda de algum momento do futuro, pode ser proferida, no presente, por profissionais da educação e por estudantes no Brasil, aviltados pelo desmonte do Estado de b (…)

Angela Davis, a filósofa na cidade

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

26/10/2019 • Coluna ANPOF

Sócrates estava correto quando “afirmou que a razão de ser da filosofia é nos ensinar a viver de maneira apropriada. No nosso tempo, viver de maneira apropriada significa a libertação dos problemas urgentes da pobreza, necessidade econômica, doutrinação e opressão mental” (Angela Daivs,  (…)

Filosofia e Ciências Sociais vs. Direito?

Prof. Dr. Henry Martin Burnett Junior

UNIFESP

22/10/2019 • Coluna ANPOF

Considero extremamente relevante o tratamento que a Folha dispensa ao problema da educação, por isso não hesitei em me cadastrar para receber a newsletter semanal do mais recente projeto na área, chamado “Folha na Sala”, que não só amplia as abordagens do jornal de modo específico, como também aum (…)

HEIDEGGER PROFESSOR DE HANS JONAS: NO DIA DOS PROFESSORES/AS, UMA LIÇÃO DE FILOSOFIA

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

15/10/2019 • Coluna ANPOF

As aulas, nessa época, eram de dois tipos: as chamadas “aulas magistrais” eram aulas expositivas, nas quais o professor falava e os alunos anotavam, quase sem nenhum debate; e os seminários, nos quais se requeria participação ativa dos estudantes. Jonas descreve essa experiência com palavras emocionadas: “Heidegger, c (…)

As instituições justas e a nomeação do novo reitor da UFFS

Prof. Dr. Elsio José Corá

UFFS

05/09/2019 • Coluna ANPOF

Na madrugada do dia 30 de agosto, a comunidade universitária da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), que nasceu a partir das demandas e da mobilização dos movimentos sociais da região, recebeu com perplexidade a comunicação da nomeação do terceiro colocado da lista tr (…)

O FUTURO DA UNIVERSIDADE

João Carlos Salles

Filósofo, reitor da UFBA e presidente da ANDIFES

26/08/2019 • Coluna ANPOF

Para Georgina Gonçalves,minha amiga Gina,Reitora da UFRB 1. A universidade tem sido alvo de múltiplos ataques e incompreensões, como se não mais fosse um projeto da sociedade e tivesse se tornado um problema. De desejo cívico, passou a estorvo público. E, pior, a solução dos embaraços que julgam diagnosticar não estaria na pr (…)

Deus & Darwin: Breve Relato sobre o Argumento do Desígnio, a Memética e os Magistérios Não Interferentes

Maxwell Morais de Lima Filho

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

02/08/2019 • Coluna ANPOF

  De acordo com o teólogo inglês William Paley, a bondade divina se reflete no modo pelo qual Ele projetou os organismos biológicos, dotados de múltiplos órgãos bem-arranjados e inter-relacionados que visam à preservação e à reprodução da vida. Nesse sentido, o propósito da Criação seria dedutível da contemplação (…)

Mulheres que pensam e fazem pensar

Carla Rodrigues

Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora Faperj
Integrante do GT Filosofia e Gênero

24/06/2019 • Coluna ANPOF

  Durante todo o século XX, houve um amplo exercício teórico de retirar das sombras a grande contribuição das mulheres para a vida social. Somaram-se nesses esforços o aporte teórico de historiadoras feministas que questionaram a construção de uma historiografia supostamente neutra em termos de gênero, os movimentos feministas nas ruas, (…)

A Filosofia entre juízes, bispos e capitães: sobre pobreza, resistência e formas de vida (1)

Prof. Dr. Hélio Alexandre da Silva (2)

Professor de Filosofia da UNESP/Franca

10/06/2019 • Coluna ANPOF

De Rousseau a Marx, de Kant a Rancière, a pobreza tem sido tema da filosofia, ainda que um tanto marginal. Sempre tida, ao menos na aparência, como filha bastarda do processo civilizatório, a experiência da falta e da privação não deixa de ser compreendida como um problema de real grandeza, em boa medida graças às consequências (…)