Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


O antifilósofo

Prof. Dr. Filipe Campello

Doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt, pós-doutorado pela New School for Social Research (Nova York)
Professor de filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

18/04/2019 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Filipe Campello (1) Certas ideias em destaque no Brasil de hoje deveriam provocar indignação não só naqueles com posições políticas de esquerda, mas em quaisquer simpatizantes da tradição liberal. Pois embora divirjam sobre vários assuntos, esses dois lados do espectro político possuem visões semelhantes sobre a defesa da dignidade (…)

O recrudescimento da obliteração da Filosofia diante de uma conjuntura reacionária (ou) sobre o papel constitucional de um governo que se supõe republicano num Estado democrático de direito

Prof. Dr. Jozivan Guedes

PPG/Filosofia-UFPI
Doutor Filosofia-PUCRS

12/04/2019 • Coluna ANPOF

Ouço, agora, porém exclamar de todos os lados: não raciocineis! O oficial diz: não raciocineis, mas exercitai- vos! O financista exclama: não raciocineis, mas pagai! O sacerdote proclama: não raciocineis, mas crede! [...]. Eis aqui por toda a parte a restrição da liberdade (KANT. Was ist Aufklärung). Nada mais relevan (…)

O ensino de Filosofia e a reforma educacional: o que fazer?

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

05/04/2019 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Christian Lindberg - UFS A reforma do ensino médio compreende uma série de alterações no escopo legal do país que ocorreu nos últimos três anos. Pode-se considerar, além da lei nº 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC/EM), as Diretrizes Curriculares Nacional para o Ensino Médio e a Educação Profis (…)

O que estamos fazendo com os nossos meninos?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

15/03/2019 • Coluna ANPOF

É evidente, contudo, que os matadores de Suzano, a exemplo do que ocorreu em Realengo, estavam armados, tinham estudado na escola e sofreram bullying. Mas, nem mesmo o somatório desses fatores explica porque aqueles jovens fizeram algo que a maior parte das pessoas não faria, mesmo quando confrontadas com as mesmas cir (…)

Columbine já se anuncia aqui. Evitemos Columbine enquanto há tempo

Valéria Cristina L. Wilke - Departamento de Filosofia

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Integrante do GT Filosofia e Gênero

15/03/2019 • Coluna ANPOF

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Columbine é certamente um dos paradigmáticos eventos violentos que marcaram a recente cultura norte-americana, uma vez que o massacre teve um planejamento cuidadoso durante meses, do qual fizeram parte a aquisição de armas de fogo e a de material para a produção de bombas c (…)

A história da filosofia e as obras escritas por mulheres: uma nota metodológica

Nastassja Pugliese

FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ

07/03/2019 • Coluna ANPOF

Por isso, na pesquisa sobre as obras filosóficas clássicas escritas por mulheres, se impõe a reflexão sobre as condições materiais, sociais e políticas do processo que se inicia no fazer filosófico e se concretiza na entrada das obras para a história. A exigência dessa reflexão p (…)

REDE DE SENTIDOS E CAMELOS DO ALCORÃO

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

31/01/2019 • Coluna ANPOF

Quando João Gilberto mostrou seu novo e sofisticado jeito detocar violão a Tom Jobim, pela primeira vez, Tom perguntou:“o que é isso, João?”. “Tirei dos requebros das lavadeiras deJuazeiro”, respondeu João Gilberto. Já foi muito comentada a citação de Jorge Luís Borges, que reverberou Gibbon, segundo o qual não havia menção a came (…)

BRUMADINHO E A URGÊNCIA DA RESPONSABILIDADE

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

26/01/2019 • Coluna ANPOF

O acidente de Brumadinho é mais uma página trágica do modelo de desenvolvimento que vem sendo implantado no Brasil, sob as bravatas daqueles que consideram a parca e frágil legislação ambiental um obstáculo para o progresso. Esse modelo, que transformou a própria ideia de crescimento& (…)

Notas sobre “A filosofia como coisa civil”

Ivan Domingues

UFMG

21/12/2018 • Coluna ANPOF

Gostei muito do livro A filosofia entre nós, cuja leitura terminei na última semana. Conforme disse ao autor, em mensagem pessoal, depois de ter vencido as primeiras páginas, eu muito lamentava o fato de só ter tomado conhecimento do livro 13 anos depois da publicação: foi em 2005 e estamos em 2018! Eu fiquei (…)

A Filosofia é Mais um Exercício do que um Conteúdo (1)

Ernst Tugendhat

Um dos mais importantes filósofos do nosso tempo, nascido em 1930, ensinou a maior parte da carreira na Alemanha,
mas também, por algum tempo, no Brasil, onde, entre seus colegas brasileiros, deixou vários amigos e admiradores de seu trabalho

07/12/2018 • Coluna ANPOF

Participei de uma tentativa de discutir o problema de como ensinar filosofia, no encontro nacional da Anpof, em Caxambu, Minas Gerais, anos atrás. Eu havia tido uma experiência relativamente ruim com o ensino da filosofia na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde estive trabalhando por algum tempo. Meu am (…)