Bate-papo feminista: Carolina de Araújo (UFRJ)

Carolina Araujo

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

09/03/2017 • Entrevistas

No ano de 2015, uma pesquisa inédita revelou como a presença das mulheres na Filosofia diminui no percurso entre a graduação até a docência. Este trabalho foi realizado pela professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carolina Araújo.  (…)

Bate-papo feminista: Yara Frateschi (Unicamp)

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

07/03/2017 • Entrevistas

“Por quais razões as mulheres têm a tendência de não permanecer nos ambientes de pesquisa filosófica? Chegou a hora de pensarmos sobre isso” Sobre a escrivaninha dela estão três filósofas: Seyla Benhabib, Nancy Fraser e Hannah Arendt. A escolha não foi deliberada, segundo a profes (…)

Entrevista com Samuel Simon sobre a criação do doutorado da UnB

Samuel Jose Simon Rodrigues

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de Brasília (janeiro de 2015-janeiro de 2017)

11/10/2016 • Entrevistas

ANPOF - Quais as linhas de pesquisa do Programa e o que você diria que define a sua identidade? O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPG-FIL/UnB) foi criado em 1999 e iniciou suas atividades em 2000. Após anos de intenso trabalho coletivo na busca de consolidação, (…)

Entrevista com Antônio Edmilson Paschoal sobre a criação do PROF-Filosofia

Antonio Edmilson Paschoal

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná

11/10/2016 • Entrevistas

ANPOF - Quais as linhas de pesquisa do Programa e o que você diria que define a sua identidade? Tendo em vista a oportunidade oferecida pela ANPOF de divulgar o PROF-FILO à comunidade acadêmica, vou proceder de forma o mais oficial possível nas respostas, de tal modo que o material aqui publicado seja útil não s (…)

Entrevista com Edgar Lyra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Edgar de Brito Lyra Netto

Doutor em Filosofia PUC-Rio

03/03/2016 • Entrevistas

O Prof. Edgar Lyra é docente da PUC-Rio e Assessor assessor da SEB-MEC na elaboração do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Curricular Comum. Essa entrevista foi feita pelos professores Érico Andrade (UFPE) e Adriano Naves de Brito (Unisinos) 1. O período entre a promulgação, em 1996 (…)

Entrevista com Rafael Mello Barbosa criação do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ

Rafael Mello Barbosa

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

03/02/2016 • Entrevistas

Agradeço à diretoria da ANPOF, em especial ao seu atual diretor, Dr. Marcelo Carvalho, que gentilmente realizaram esta entrevista, a qual nos permite apresentar um pouco do nosso trabalho a toda comunidade de professores e pesquisadores de filosofia do país. Gostaria igualmente de agradecer ao incentivo e apoio do Dr. Carlos Henri (…)

Entrevista com Daniel Durante sobre a criação do doutorado da UFRN

Daniel Durante Pereira Alves

Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

02/02/2016 • Entrevistas

ANPOF - Quais as linhas de pesquisa do Programa e o que você diria que define a sua identidade? As linhas de pesquisa são duas: Metafísica e Lógica; Ética e Filosofia Política. A linha de pesquisa de Metafísica e Lógica tem como foco principal as pesquisas em Metafísica e Lógica, est (…)

Entrevista com Gabriele Cornelli sobre a criação do novo programa de mestrado da UnB

Gabriele Cornelli

Professor Associado da Universidade de Brasília
Coordenador da Cátedra UNESCO
Archai Presidente da International Plato Society

30/01/2016 • Entrevistas

ANPOF - Quais as linhas de pesquisa do Programa e o que você diria que define a sua identidade? CORNELLI: O Programa de Pós-Graduação em Metafísica se origina do trabalho desenvolvido há anos por diferentes grupos de pesquisa, em vários Departamentos e Programas de Pós-Graduaç&ati (…)

Entrevista com Jairo Dias Carvalho sobre a criação do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica

Jairo Dias Carvalho

Professor-pesquisador (UFU)

28/01/2016 • Entrevistas

ANPOF: Quais os temas que o GT se propõe a debater? JAIRO: O GT se propõe a debater o tema da tecnologia e da técnica do ponto de vista ético, político, estético, ontológico e epistemológico em interface interdisciplinar. As reflexões se articularão em dois níveis: (…)

Entrevista com Arthur Araújo sobre a criação do GT Semiótica e Pragmatismo

Arthur Araújo

Professor-pesquisador (UFES)

20/01/2016 • Entrevistas

ANPOF:  Quais os temas que o GT se propõe a debater? ARTHUR: O núcleo temático do GT é Semiótica e Pragmatismo. O objetivo é debater e agregar ao GT uma comunidade de pesquisadores com interesses e afinidades teóricos entre diferentes domínios da História da Filosofia (epistemolo (…)