CRISÓSTOMO ENTREVISTA MARGUTTI - (Fazer Filosofia no Brasil, Conhecer Pensamento Brasileiro)

11/07/2018 • Entrevistas

1) Você tem sua titulação filosófica em Lógica e Wittgenstein, e, como professor e pesquisador, um percurso profissional longo e produtivo. O que lhe levou a fazer Filosofia, a escolher dentro dela essa área em particular, e a começar com esse autor? Alguma experiência particular? Voc&e (…)

Entrevista com o Prof. Dr. Ivan Domingues

Ivan Domingues

UFMG

16/04/2018 • Entrevistas

O livro de Ivan Domingues, Filosofia no Brasil – Legados e Perspectivas, publicado em 2017 pela editora da UNESP, já pode ser considerado um clássico do pensamento filosófico brasileiro, ao lado das obras seminais de Cruz Costa (Contribuição à história das ideias no Brasil) e Paulo Ara (…)

ENTREVISTA GIANNOTTI: MARX, WITTGENSTEIN E O CAPITALISMO HOJE (PARTE II)

07/12/2017 • Entrevistas

Parte II da versão condensada de entrevista de José Arthur Giannotti a Vinicius de Figueiredo, publicada originalmente em Analytica, v.15, n.2, 2011, sob o título “Caminhos e Percalços de um Trabalho”. Giannotti é talvez o mais destacado “pai fundador” da filosofia acadêmica (…)

ENTREVISTA GIANNOTTI: MARX, WITTGENSTEIN E O CAPITALISMO HOJE (Parte I)

30/11/2017 • Entrevistas

Versão condensada de entrevista de José Arthur Giannotti a Vinicius de Figueiredo, publicada originalmente em Analytica, v.15, n.2, 2011, sob o título “Caminhos e Percalços de um Trabalho”. Giannotti é talvez o mais destacado “pai fundador” da filosofia acadêmica brasileira que tem a USP co (…)

Professor Rogério Corrêa comenta o dia 20 de novembro

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

20/11/2017 • Entrevistas

Hoje, 20 de novembro, é comemorado o Dia nacional da Consciência Negra no Brasil. Esta data foi instituída oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Apesar da crescente discussão sobre a situação dos negros e negras na sociedade brasileira e da constante luta contra o racismo, a presen&ccedi (…)

Crise da Representatividade: professores discutem a reforma política brasileira

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

22/09/2017 • Entrevistas

Diante de uma das maiores crises políticas desde o período de redemocratização do Brasil, a Câmara dos Deputados encerrou nesta semana (19/9) a votação da Reforma Política proposta na PEC 77/03, cuja relatoria esteve nas mãos do deputado Vicênte Cândido (PT/SP). A operaç&ati (…)

Estudantes de filosofia de Goiás são processados por ocupação de prédio público contra terceirização da educação

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

11/09/2017 • Entrevistas

Nesta quarta-feira (13/9) em Goiânia (GO) será realizada a primeira audiência que julgará 32 pessoas que participaram da ocupação da sede da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, contra a entrega da gestão do ensino público estadual a Organizações Sociais. Esta ocupa& (…)

BNCC: para professor Edgar Lyra, formação básica não deve ter o mercado de trabalho como termo

13/04/2017 • Entrevistas

Na quinta-feira da última semana (6/4) o Ministério da Educação apresentou a Base Nacional Comum Curricular. O texto entregue ao Conselho Nacional de Educação trata da educação infantil e do Ensino Fundamental. O texto do Ensino Médio, que interessa especialmente os professores de Filosofia, (…)

Bate-papo feminista: Carolina de Araújo (UFRJ)

Carolina Araujo

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

09/03/2017 • Entrevistas

No ano de 2015, uma pesquisa inédita revelou como a presença das mulheres na Filosofia diminui no percurso entre a graduação até a docência. Este trabalho foi realizado pela professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carolina Araújo.  (…)

Bate-papo feminista: Yara Frateschi (Unicamp)

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

07/03/2017 • Entrevistas

“Por quais razões as mulheres têm a tendência de não permanecer nos ambientes de pesquisa filosófica? Chegou a hora de pensarmos sobre isso” Sobre a escrivaninha dela estão três filósofas: Seyla Benhabib, Nancy Fraser e Hannah Arendt. A escolha não foi deliberada, segundo a profes (…)