Carta aberta de Editores de periódicos ao CNPq e CAPES

06/03/2024 • Notas e Comunicados

É extremamente preocupante e ameaçadora a situação de apreensão que atinge hoje os Editores de periódicos científicos no país, com a descontinuidade do edital de apoio à editoração, a partir de 2023. Sem qualquer informação sobre a continuidade do financiamento por (…)

Nota de pesar pelo falecimento do professor José Expedito Passos Lima

Fran de Oliveira Alavina

Professor da UFVJM (Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

21/02/2024 • Notas e Comunicados

Ouso, de início, afirmar que este texto não é uma nota de falecimento convencional, daquelas que acabam por tornar a morte uma simples notícia cotidiana: uma agulha no palheiro dos informes hodiernos. Ou mesmo, como faz ver a traição do título, se tratar apenas de uma nota, um ponto sobre a totalidade de u (…)

Nota da Anpof sobre a situação do povo palestino

23/01/2024 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof se manifesta em favor do Povo Palestino e à Criação de um Estado Independente da Palestina. O silêncio de Estados, governantes e organizações, bem como usar a desculpa de conflitos diplomáticos diante de descalabros e ações homicidas já custou muito à comunid (…)

Anpof publica nota em apoio à greve geral argentina

22/01/2024 • Notas e Comunicados

A ciência, as artes e a cultura argentinas vivem uma situação crítica, onde o governo está planejando cortes e o fim de instituições-chave. Na próxima quarta-feira (24 de janeiro) haverá uma greve geral na qual é esperada uma grande mobilização, enquanto um Decre (…)

Anpof publica nota repudiando violência de gênero em parecer do CNPq

30/12/2023 • Notas e Comunicados

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia repudia publicamente a violência de gênero sofrida pela professora e pesquisadora da área de Ciências Sociais Maria Carlotto, da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo. A pesquisadora concorreu ao edital de bolsa produtiv (…)

Nota de pesar do PPGFil/UFSCar pelo falecimento do Prof. Rubens Rodrigues Torres Filho

21/12/2023 • Notas e Comunicados

Com imensa tristeza comunicamos o falecimento, aos 81 anos, de Rubens Rodrigues Torres Filho. Muito se poderia dizer, nada seria suficiente. Professor de filosofia da USP, não ensinava filosofia, mostrava como filosofar, notou já quem dele foi próximo. Estudioso de Fichte e do idealismo alemão, nunca pretendia apresentar a pal (…)

Nota de pesar: Antonio Negri

18/12/2023 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof mostra seu pesar com o falecimento do filósofo italiano Toni Negri, neste último dia 16. Autor de obras como "Spinoza Subversivo", "Imperio" e "Europa e Império", Negri deixa um legado de luta política da esquerda italiana desde a década de 1960. Ele foi um dos fun (…)

Nota de pesar do GT Fichte pelo falecimento do Prof. Rubens Rodrigues Torres Filho

14/12/2023 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do estimado Prof. Rubens Rodrigues Torres Filho, aos 82 anos, ocorrido no dia 12 de dezembro em São Paulo. A comunidade acadêmica está órfã: o professor Rubens Rodrigues Torres Filho, o autêntico professor ultramuros, fez a passagem no dia de ontem (12 de dezembro (…)

Nota de pesar: Rubens Rodrigues Torres Filho

13/12/2023 • Notas e Comunicados

É com pesar que Diretoria da Anpof comunica o falecimento de Rubens Rodrigues Torres Filho. Aos 81 anos, o professor de Filosofia da FFCLH nos deixou. Estudioso e mestre de Fichte, autor de diversos textos, poeta, tradutor e alguém com uma verve alegre, como contam. Sua passagem ultrapassa os meandros da academia e, mais uma vez, a filosofi (…)

Diretoria da Anpof parabeniza Marcos Nobre por premiação de seu livro "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro"

06/12/2023 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof vem por meio desta nota dar os parabéns ao professor Marcos Nobre pela premiação do seu livro "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro" (Todavia, 2022), na categoria Ciências Sociais do Prêmio Jabuti 2023.  Embora o prêmio se refira especificamente a e (…)