Anpof manifesta preocupação com a Avaliação Quadrienal

28/09/2021 • Notas e Comunicados

Como associação que congrega programas de pós-graduação em filosofia, a Anpof vem a público manifestar preocupação com a Avaliação Quadrienal (2017- 2020) diante dos últimos eventos e da liminar do ministério público do Rio de Janeiro que suspendeu a avaliação. Reiteramos nossa solidariedade com coordenadores e coordenadoras de PPGs que vêm trabalhando intensamente nos últimos quatro anos na produção de dados sobre a Pós-graduação no Brasil.

A elaboração dos critérios de avaliação foi feita em grupos de trabalho de forma colaborativa e construtiva. Ressaltamos a importância da transparência da avaliação por pares consolidada há décadas, da relação cooperativa e construtiva entre CTC e direção da Capes e da busca de apoiar as pesquisas nacionalmente por mais de 4600 programas de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento estão sendo avaliados neste quadriênio e mais de 5000 membros da comunidade acadêmica foram chamados para isso.

O Sistema Nacional de Pós-graduação brasileiro tem formado gerações de cientistas, pesquisadores e pesquisadoras e, assim, desempenhado papel decisivo no desenvolvimento e autonomia do país. Alertamos, assim, para a necessidade do retorno à normalidade institucional e da retomada da avaliação.