Carta aberta sobre os recentes pronunciamentos do Presidente Bolsonaro acerca da retirada de financiamento para Filosofia e Sociologia - Subscrições individuais de pesquisadores

30/04/2019 • Notas e Comunicados

Abaixo encontra-se uma carta respondendo às recentes declarações do presidente brasileiro Jair Bolsonaro de que ele está considerando um plano para retirar o financiamento para o estudo e o ensino de Filosofia e de Sociologia em universidades públicas no Brasil.

Escrita por Sergio Tenenbaum (Universidade de Toronto), Alice Pinheiro Walla (Universidade de Bayreuth) e Catarina Dulith Novaes (VU Amsterdam), a carta está aberta para acadêmicos de todo o mundo assinarem. (Para assinar, use o formulário no final da carta.)

Carta aberta sobre os recentes pronunciamentos do Presidente Bolsonaro acerca da retirada de financiamento para Filosofia e Sociologia

Nós, abaixo-assinados, acadêmicos de todo o mundo, gostaríamos de expressar nossa inquietação e nossa preocupação com as recentes declarações do Presidente Bolsonaro de que ele está planejando retirar o financiamento da Filosofia e da Sociologia (e possivelmente outras áreas nas Humanidades e nas Ciências Sociais). As universidades públicas brasileiras têm realizado importantes pesquisasinternacionalmente reconhecidas em ambas as áreas. Filosofia e Sociologia são disciplinas fundamentais de qualquer universidade moderna e, dada a natureza interdisciplinar da universidade, a retirada de seu financiamento afetará não apenas a pesquisa nessas áreas específicas, mas também a reputação e a qualidade da pesquisa e do ensino das universidades brasileiras em todas as áreas. De fato, é irônico que a Filosofia seja destacada nesse assunto, uma vez que os filósofos no Brasil estiveram entre os pioneiros da lógica paraconsistente, um programa de pesquisa que teve impacto em áreas tão diversas como a robótica e sistemas especializados para diagnóstico médico.

O Presidente Bolsonaro insinua em suas observações que o financiamento público deveria seguir exclusivamente para as escolas profissionais. Estes são certamente programas importantes. No entanto, uma sociedade democrática depende não somente de seu rendimento produtivo comercial, mas também de suas instituições sociais, de sua compreensão de suas fundações e princípios de governo, bem como de sua compreensão de como essas políticas e instituições afetam sua população. A pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades, e especialmente em Filosofia e Sociologia, é vital para tal compreensão. A contribuição dos acadêmicos para os debates públicos também é de importância crucial para uma democracia em bom funcionamento.

Os estudantes que estudam nessas áreas aprendem a pensar criticamente sobre suas condições e sobre a condição mais ampla da sociedade e do mundo ao seu redor. Mas também o público em geral e a sociedade brasileira se beneficiam da competência intelectual de filósofos e sociólogos.

Assim, um ataque à Filosofia e à Sociologia, assim como às Humanidades e às Ciências Sociais em geral, é um ataque ao próprio tecido de uma sociedade democrática. Pedimos ao governo de Bolsonaro que reconsidere tais propostas e pedimos a todos os cidadãos do Brasil que se unam a nós na manutenção do apoio público às Ciências Sociais e às Humanidades no Brasil.

Carta aberta http://dailynous.com/2019/04/30/open-letter-regarding-president-bolsonaros-recent-pronouncements-defunding-philosophy-sociology/

 

Por favor, assine a carta aberta usando o formulário acima. Observe que, embora seja necessário um e-mail válido, seu endereço de e-mail não será exibido publicamente nem usado para qualquer outra finalidade.

(Fui informado de que, ao abrir inicialmente esta página, em alguns navegadores a ferramenta acima indica que zero pessoas assinaram a carta. Isso é falso. Para dar uma visão mais precisa do número e do ritmo das assinaturas adquiridas, mais ou menos na primeira hora da publicação desta carta aberta ela foi assinada por cerca de 100 pessoas. Para os que tiverem este problema, o número real de signatários, bem como seus nomes, será visível depois de assinar a carta e atualizar a página. Obrigado àqueles que relataram esta questão.)